Construção de moradias : Guia completo antes de iniciar a obra

Construção de moradias. Estrutura de betão para alpendre

Construir uma moradia é um processo que exige planeamento, organização e alguma paciência, infelizmente, a construção de moradias não é um processo rápido. Para o ajudar, preparámos um guia completo com os principais passos, para que possa antever o processo antes de iniciar a obra. Se estiver a pensar em construir moradia, não deixe de nos contactar para que possams debater as suas ideias e esclarecer as suas dúvidas. Trabalhamos com os melhores profissionais na construção de casas. Acompanhamos e ajudamos os nossos Clientes durante todo o processo de uma obra e, percorremos todo este caminho ao seu lado.

Entretanto, deixamos-lhe este guia completo com questões pertinentes para começar já a planear.

DEFINA SEUS OBJETIVOS E NECESSIDADES

Antes de iniciar qualquer projeto de construção, é crucial definir claramente seus objetivos e necessidades. Pergunte-se sobre o tipo de moradia desejada, o número de quartos, a distribuição dos espaços, o estilo arquitetónico, entre outros aspetos. Esta etapa é fundamental para garantir que o projeto atenderá às suas expectativas.

DEFINIR O ORÇAMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS

Antes de iniciar a obra ou o planeamento, é importante definir o orçamento disponível para a construção da moradia. Um orçamento bem planeado é fundamental para evitar imprevistos e garantir a viabilidade financeira do projeto. Considere todos os custos envolvidos, desde a compra do terreno até aos projetos, materiais de construção, mão de obra, licenças e taxas. Lembre-se de reservar uma margem para imprevistos na construção de moradias, é pertinente, pois é comum ocorrerem gastos extras durante o processo de construção, fruto muitas vezes de alterações de projeto, de novas taxas aplicáveis, a aumentos de materias, entre outros.

ESCOLHER O TERRENO

Antes de iniciar a construção da moradia, é preciso escolher o terreno onde será construída. Para mais informação sobre este tema sugerimos a leitura do post comprar terreno. Mas sucintamente, as opções frequentes são para terrenos que pertencem a um loteamento, ou terrenos não loteados. O terreno loteado normalmente já tem alguma infraestrutura, como eletricidade e esgotos, por exemplo. O terreno não loteado, estas infraestruturas ficarão a cargo do novos proprietário e futuro dono da obra.

CONTRATE UM ARQUITETO

Contratar um arquiteto para elaborar projetos de arquitetura e coordenar a restante equipa de projetos da sua moradia, é fundamental. Certifique-se que escolhe um profissional experiente e confiável, que seja capaz de criar um projeto que atenda às suas necessidades e responda às suas expectativas. Contar com profissionais qualificados é essencial para o sucesso da construção de moradia. Contratar arquitetos, engenheiros e empreiteiros experientes, que possam oferecer orientação especializada e garantir a qualidade e segurança da obra. Além disso, é importante solicitar referências e analisar projetos anteriores para avaliar a competência e o estilo de trabalho dos profissionais consultados no que respeita à construção de moradias.

A spacelovers é uma empresa de arquitetura comprometida com a sustentabilidade na construção de moradias e desenhamos o projeto de forma personalizada. Utilizamos materiais renováveis e recicláveis e adotamos práticas sustentáveis durante todo o processo, valorizando a sustentabilidade, oferecendo soluções inovadoras aos projetos e que respeitem o meio ambiente.

PLANEAMENTO E DOCUMENTAÇÃO

O planeamento minucioso é a chave para uma construção bem-sucedida. Elaborar projetos arquitetura moradias detalhados, que incluam plantas, e todos os desenhos de detalhe, especificações técnicas, cronogramas e prazos, indo ao encontro das várias fases de projeto de construção, é fundamental para o sucesso da construção. Facilitamos o tratamento de processos burocráticos e legais, estamos presentes nas interações com as Câmaras Municipais para licenciamentos.

OBTER AS LICENÇAS NECESSÁRIAS

Para construir uma moradia, é preciso obter as licenças e alvarás necessários junto às autoridades competentes. Verifique antecipadamente quais as licenças exigidas para onde pretende construir e providencie os documentos necessários. Assegure-se de obter todas as licenças e autorizações necessárias junto das entidades competentes. Uma documentação adequada é fundamental para evitar problemas futuros e garantir a legalidade da construção, antes, durante e depois. De certo que estemoa num període de alterações profundas na legislação, com o processo de simplificação do licenciamento urbanístico e com as diretrizes do DL 10/2024 do simplex urbanístico.

ESCOLHA DOS MATERIAIS E FORNECEDORES

A seleção dos materiais de construção é um aspeto crucial que pode influenciar a qualidade, durabilidade e estética da moradia. Pesquisar e escolher fornecedores confiáveis, que ofereçam materiais de qualidade e adequados ao seu projeto. Considere também aspetos como sustentabilidade e eficiência energética na escolha dos materiais, visando a redução de impactos ambientais e economia de recursos. Nesta fase a equipa projetista pode ser uma mais-valia, mais do que uma questão de gostos, o que permitem estes profissionais é tirarem todas as suas dúvidas técnicas e receber o melhor aconselhamento, para que não esteja a gastar dinheiro em materiais não adequados e faça um mau investimento no seu projeto de casa.

CONTRATAR UM EMPREITEIRO

Para executar a obra, é preciso contratar um empreiteiro que seja capaz de gerir a construção da sua moradia. Certifique-se que escolhe um profissional experiente e confiável, que possa executar a obra dentro do prazo e do orçamento estipulados.

ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO

Durante o processo de construção, é importante acompanhar de perto todas as etapas e realizar uma fiscalização de obra rigorosa. Mantenha uma comunicação clara e constante com os profissionais autores de projeto envolvidos, verifique o cumprimento dos prazos e a qualidade do trabalho executado. Caso identifique problemas ou desvios, tome medidas corretivas imediata para evitar complicações futuras. Contratar a equipa de fiscalização de obra é um passo importante, pois trará um controle importante à execução da obra, que leva à qualidade da construção, ao cumprimento de prazos e de garantias, situações muito relevantes em construção de moradias, não fosse este um grande investimento.

OBTER A LICENÇA DE UTILIZAÇÃO

Com a obra concluída, tem ainda de passar pela fase de solicitar a licença de utilização. Antes de habitar a moradia, é preciso fazer as vistorias necessárias para verificar se tudo está em conformidade com as normas e padrões de qualidade e com os projetos aprovados, apresentando as telas finais. Só com as vistorias necessárias e submissão das telas finais, consegue submeter o pedido de autorização de utilização e obter da parte da entidade local a derradeira licença de habitação.

Construção de moradias. Alvenarias rebocadas, interior de moradia

CONSTRUÇÃO DE MORADIAS CHAVE NA MÃO

A construção de moradias chave na mão é um serviço oferecido por empreiteiros e empresas de construção civil que consiste em construir uma casa nova do zero, entregando-a ao cliente pronta para ser habitada e com os detalhes, normalmente standard, definidos previamente.

Isso significa que a empresa contratada ficará encarregada de todos os aspectos da construção, desde o projeto arquitetónico, especialidades, aprovações legais, aquisição de materiais, construção em si, instalações elétricas etc, pintura, revestimentos, entre outros aspectos. No final, o cliente receberá as chaves da casa pronta para ser habitada.

Esse tipo de serviço é ideal para pessoas que desejam construir uma casa, mas que não têm experiência em lidar com todos os detalhes envolvidos no processo de construção. Além disso, a construção chave na mão pode ser mais conveniente em termos de tempo, pois o cliente não precisa se preocupar em supervisionar a construção ou contratar outros profissionais.

É importante, no entanto, escolher uma empresa de construção de moradias confiável e experiente para realizar esse tipo de trabalho, garantindo que a construção seja feita com qualidade e dentro do prazo estabelecido.

 

CONSTRUÇÃO DE MORADIAS - PREÇOS

Os preços de construção de moradias podem variar bastante, dependendo de diversos fatores, como localização, tamanho da casa, nível de acabamentos e materiais utilizados. Além disso, o tipo / sistema de construção pode influenciar o preço final, como se a casa é construída com tijolos, madeira, pré-fabricadas, LSF, entre outros.

Há muitos fatores que influenciam o preço da construção, como a proximidade a grandes centros, a área do terreno, a natureza do próprio terreno, a infraestrutura disponível, a complexidade dos projetos, entre outros.

Em Portugal, o preço médio de construção de uma moradia pode variar entre €1400 e €2200 por metro quadrado, dependendo dos fatores mencionados anteriormente.

É importante lembrar que esses valores podem ser apenas uma estimativa, e o preço real de construção de uma moradia pode variar significativamente de acordo com as características específicas dos projetos, quer de arquitetura, quer os projetos de especialidades.

Em geral, para obter orçamento preciso para a construção de moradias, é recomendado entrar em contato com empresas de construção locais, que poderão fornecer uma cotação personalizada com base nas especificações do projeto.

Construção de moradias. Cofragem de laje de cobertura de casa térrea

CONSTRUÇÃO DE MORADIAS UNIFAMILIARES - ERROS COMUNS

A conceção inadequada, a falta de aplicação de boas práticas construtivas e a ausência de acompanhamento técnico durante a obra, estão entre os erros mais frequentes na conceção e construção de moradias. A ausência, quer dos projetistas, quer dos técnicos de fiscalização, durante a construção de moradias unifamiliares resultam diretamente no surgimento de várias anomalias, ou por reeinterpretação errónea de informação, por falta de detalhes construtivos, por falta de coordenação de projetos, por não cumprimento dos projetos aprovados e por seguimento de alterações não planeadas e não coordenadas. Estes são os erros que muitos Donos de obra comentem na edificação das suas moradias, e que no final do processo se arrependem.

As patologias e defeitos encontrados em várias habitações unifamiliares, são frequentemente observados for ineficácia técnica de executantes, por falta de pormenorização e ou pedidos de esclarecimentos técnicos, ou mesmo cortes no orçamento geral da construção, sob pena de tomadas de decisão erradas e que potenciam defeitos de construção e outras vezes, vêm a inviabilizar a obtenção de licença de utilização no final de obra.

 

CONSTRUÇÃO DE CASAS MODERNAS, MAS COM MENOR CUSTO

Construir uma casa moderna pode ser desafiador, mas é possível seguir algumas dicas para ajudar a economizar dinheiro no processo de construção:

- Escolha um projeto de casa simples: Um projeto de casa com linhas simples, sem muitos detalhes elaborados, pode ser mais barato de construir do que uma casa com um design mais complexo.

- Use materiais económicos: Ao escolher os materiais de construção, opte por aqueles que são duráveis, mas que também são mais económicos, como janelas de PVC, entre outros.

- Prefira uma casa térrea: Uma casa térrea pode ser mais barata de construir do que uma casa com vários andares, pois há menos necessidade de escadas e fundações mais profundas.

É importante lembrar que o custo total de construção pode variar dependendo de fatores como localização, tamanho da casa e nível de acabamento, mas essas dicas podem ajudar a reduzir os custos sem comprometer a qualidade da casa.

 

CONSTRUÇÃO DE CASAS PRÉ FABRICADAS

As casas pré-fabricadas são construídas em fábricas e depois montadas no local, diferentemente das casas construídas no local. Esta modalidade de construção de moradias pode ser mais rápida e económica, uma vez que a construção ocorre em ambiente controlado e utilizando técnicas de produção em massa.

 

CONSTRUÇÃO DE CASAS MODULARES

As casas modulares são uma forma de construção pré-fabricada em que a casa é construída em módulos separados em uma fábrica e depois montada no local da construção. Cada módulo é geralmente construído em tamanho padrão e pode ser personalizado para atender às necessidades de cada Cliente.

 

CONSTRUÇÃO DE MORADIAS: TERRENO, PROJETOS E LICENÇAS

A construção de moradias em Portugal envolve uma série de etapas, desde a compra do terreno até a obtenção de licenças para construção e a própria construção, sendo que o processo não termina com a obra finalizada, havendo então a necessidade de promover o pedido de utilização da edificação à Câmara Municipal correspondente.

A primeira etapa da construção de moradias é a escolha e compra do terreno. E é também uma das mais importantes, pois daí deriva toda a direção do projeto e da construção. Eescolher um terreno que atenda às suas necessidades e orçamento, e que também esteja localizado em uma área adequada e segura para construção.

 

CONSTRUÇÃO DE MORADIAS: A ESCOLHA DO EMPREITEIRO

A escolha do empreiteiro é ainda um momento no processo que traz alguma ansiedade, quer pelas questões técnicas que possam trazer, mais as sugestões de alteração de projetos aprovados, é ainda um momento de procura de confiança, empatia e capacidade técnica, para além da melhor proposta comercial para a construção de moradia. Conforme referido, podem os gabinetes projetista auxiliar no processo de consulta de empreitada e seleção do empreiteiro.

Na spacelovers detemos expertise na construção de moradias, oferecendo aos nossos Clientes acesso a todas as soluções disponíveis, para quem procura construir uma moradia personalizada e perfeitamente integrada no terreno, assim como a gestão de projetos, facilitando todos os passos do processo.

Valorizamos cada detalhe e acompanhamos nossos Clientes de maneira personalizada na construção de moradias únicas. Estamos assim presentes em todas as etapas da construção de casas. No primeiro contacto com o cliente, pretendemos compreender as suas expetativas para o projeto e conhecer os seus gostos e preferências estéticas e em termos de materiais, bem como quais as funcionalidades que consideram essenciais, de acordo com o seu estilo de vida.

Estamos empenhados em proporcionar uma experiência verdadeiramente única, pois reconhecemos que construir uma moradia é, acima de tudo, a realização de um sonho de vida e significa um grande investimento.

Fotos: spacelovers

CONSTRUÇÃO DE MORADIAS? NÃO DEIXE DE FALAR COM A NOSSA EQUIPA!