ÍNDICE
ToggleREMODELAÇÃO DE APARTAMENTO GRAÇA EM LISBOA
A remodelação de apartamento Graça, em Lisboa, apartamento localizado junto à extraordinária colina lisboeta do miradouro da Nossa Senhora do Monte, na Graça.
A remodelação de apartamento na Graça Lisboa, teve como mote a alteração de todos os materiais interiores, aproveitando a disposição e distribuição dos espaços conforme existentes de obra anteriormente realizada na totalidade do edifício ao abrigo do plano Recria. A obra de remodelação do apartamento na Graça, contemplou a remoção de todos os revestimentos existentes degradados, incluindo a retirada de revestimentos de paredes de pladur sem qualquer resistência à humidade aplicado em intervenções anteriores e que já se apresentavam com alguma manifestação de patologias.
Este projeto privilegiou a maior amplitude visual, criando um circuito fluído que canaliza para as janelas que deitam para a colina.
A remodelação do apartamento enquadra-se no propósito de reabilitar como investimento. Demos apoio aos proprietários, para garantir que a remodelação de apartamento se apresentasse como um produto imobiliário de excelência como ponto de acolhimento para eventuais hóspedes que visitam a cidade.
A capacidade de impulsionar características Portuguesas, o chamado "Portuguese Touch" foi o briefing e o desafio lançado.
A spacelovers, como especialista em remodelações de interiores e com todo o know-how e profundo respeito pelo património construído, começou o trabalho de projeto.
Tratando-se de um imóvel com estrutura de "gaiola pombalina" (já exposta nas anteriores obras), com paredes de tabique e paredes perimetrais em alvenaria mista — as condicionantes do projeto estavam traçadas.
As ideias passaram por manter toda a estrutura da forma como se encontrava e polvilhar os espaços com características específicas, colocando a remodelação de apartamento Graça como um projeto peculiar e exclusivo.
A REMODELAÇÃO DO IMÓVEL
Os espaços existentes demonstravam alguns sinais de condensações, sendo que uma das preocupações passou pela implementação de ventilação natural, permitindo o correto arejamento dos espaços. Em fase de projeto de interiores, a spacelovers teve o cuidado em especificar grelhas de ventilação integradas nas janelas, possibilitando resolver um problema recorrente nas casas portuguesas, quando são implementadas caixilharias estanques, não permitido a ventilação do ambiente interior.
A existência de uma estrutura de Cruz de Santo André — já sem qualquer resistência estrutural (alteração implementada anteriormente aquando da intervenção do Recria) permitiu manter a identidade do anterior sistema construtivo característico da construção pós-Pombalina, o qual traz uma riqueza visual e primor ao espaço.
A COZINHA E A SALA - UM ESPAÇO DE ESTAR
A cozinha, aberta com a sala permitiu manter uma conexão visual entre os dois espaços e em simultâneo trazer luz para o espaço de sala. A disposição dos armários da cozinha em L faz com que o espaço aparente seja de maior dimensão, onde os materiais brancos com contraste de armários superiores em contraplacado pinho ganham contraste e interligação com o pavimento de tábua corrida em pinho.
A cozinha aberta com o espaço de sala, tem o ponto mais propício à vivência no exterior, pelo acesso direto à varanda sob a colina.
Sendo uma remodelação de um imóvel numa zona histórica, optou-se por colocar o pavimento da cozinha e a sua bancada de trabalho em pedra de lioz, natural da zona de Lisboa.
O backsplash em vidro e azulejos manuais, trazem reflexos animando as paredes em contacto com as áreas de trabalho, ao mesmo tempo que trazem cor e texturas. Nas restantes paredes assumiu-se a neutralidade, com superfícies pintadas de branco (tinta aquosa mate).
Os novos armários de cozinha são em melamina no interior e exterioremente em HDF lacados a branco mate, e com apontamentos de folheado de madeira de pinho envernizado, nos armários superiores.
A remodelação de apartamento Graça, provoca e convida o seu residente a permanecer num espaço aberto e a usufruir da vista para a cidade de Lisboa.
Os espaços de sala e quartos assumiram um novo soalho de madeira de tábua corrida envernizado, com rodapés brancos.
As portadas interiores foram recuperadas, tratadas e preparadas para novas pinturas e as janelas sem portadas foram replicadas para garantir a uniformidade do desenho em todo o apartamento.
CASA DE BANHO
A casa de banho manteve a sua localização original, contudo alterou-se a disposição dos sanitários de forma a permitir uma fácil circulação e utilização da instalação sanitária. A obra propriamente dita, contemplou a troca das canalizações de águas e esgotos.
A casa de banho na remodelação de apartamento Graça, apresenta-se como um ponto mais contemporâneo, onde a simplicidade impera.
As escolhas de materiais duradouros e a paleta cromática de tons cinza, esbatidos, compõem este espaço com a integração de sanita suspensa e a inclusão de nicho no duche e fitas de luz LED para a iluminação ambiente.
O pavimento propôs-se em pedra de ardósia cinza com 60x60cm, devidamente betumado e selado com repelente à água e contra manchas de gordura. O revestimento das paredes é em mosaico com a mesma dimensão do pavimento e a parede de espelho é aplicado mosaico hexagonal com efeito mármore, onde com o auxílio de uma luz contínua LED se consegue ter o efeito de requinte desejado.
O móvel é em HDF lacado a branco com bancada quartzo branco com lavatório de pousar e torneira de pé de lavatório.
TEM UM APARTAMENTO PARA REMODELAR?