MORADIA ALBARRAQUE, SINTRA

O presente projeto de moradia Albarraque em Sintra, refere-se a um a lote inserido em alvaré de loteamento da Quinta D. Isabel de Abreu, na freguesia União de Freguesias S. Maria e S. Miguel, S. Martinho e S. Pedro de Penaferrim.

CARACTERIZAÇÃO DA OPERAÇÃO URBANÍSTICA

A Moradia Albarraque desenvolve-se em 3 pisos no total, sendo o piso em cave, destinado exclusivamente a estacionamento (2 lugares de estacionamento automóvel) e os dois pisos acima da cota de soleira destinados à habitação.

IMPLANTAÇÃO DA MORADIA ALBARRAQUE

Pelo levantamento topográfico verifica-se a existência de um desaterro no lote da moradia Albarraque, sendo que a implantação da construção procura repor as cotas naturais do terreno e, desta forma compatibilizar-se com os lotes e construções vizinhas. O desaterro feito será aproveitado para a construção do piso em cave, estando considerado o enchimento posterior das restantes áreas para garantir as cotas de nível da topografia de forma mais natural.

O muro de delimitação com a via pública encontra-se em consonância com o estipulado no alvará de loteamento, enquadrando o projeto de moradia Albarraque nas condicionantes e requisitos previstos.

Está previsto no projeto de arquitetura da moraia Albarraque a localização de estendal exterior, destacado da fachada, localizado na lateral da habitação, junto à zona de tratamento de roupas, não sendo visível da via pública.

Os equipamentos de ar condicionado serão localizados junto ao estacionamento (do lado da zona de manobra automóvel), em local totalmente oculto da via pública, prevendo ainda o escoamento dos esgoto de condensados dos equipamentos de ar condicionado, com ligação à rede de escoamento de águas residuais, a contemplar em projeto de especialidades.

Está previsto também no presente projeto a introdução de painéis solares na cobertura, sendo que a sua quantidade e dimensionamento será objeto de projeto da especialidade (térmica), sendo considerado o seu posicionamento mais para tardoz, e em plano o mais horizontal possível, dentro das limitações dos equipamentos, com o depósito oculto, para evitar o seu impacto da via pública.

VOLUMETRIA

A moradia Albarraque assume um corpo balançado na frente pública (resultado da projeção do quarto suite), sendo suportada visualmente pelo material pétreo de maior peso visual.

A habitação beneficia de um pátio exterior, que encontra forte relação com o espaço social da casa no R/Chão; no piso superior, transmite maior luminosidade para o quarto/escritório ao centro da propriedade. Tem ainda uma conexão visual com as escadas o que permite que estas obtenham luz natural.

Moradia-Albarraque-Unifamiliar Moradia-Albarraque-Moderna Moradia-Albarraque-Etics Moradia-Albarraque-Entrada Moradia-Albarraque-Branca-Cinza Moradia-Albarraque-arquitetura-moderna

SISTEMA CONSTRUTIVO E OPÇÕES TÉCNICAS DE INTEGRAÇÃO URBANA E PAISAGÍSTICA

A integração da moradia Albarraque com a envolvente é garantida pelo cumprimento dos parâmetros estipulados em regulamento de alvará de loteamento, como a cércea, a área de construção, o polígono de implantação, afastamentos e alturas de muros de delimitação.

Do ponto de vista da integração arquitetónica, procurou-se uma linguagem simples de volumes e sombras no desenho da moradia Albarraque – cheios e vazios, dando primazia às linhas direitas e ao equilíbrio entre a massa construída e ao posicionamento de vãos.

O sistema construtivo desta moradia Albarrque será em estrutura de betão armado, com paredes em bloco térmico e sistema ETIC’s pelo exterior, com acabamento de reboco pintado.

 

MATERIAIS EXTERIORES DA MORADIA EM SINTRA

- Fachadas e muros de limitação em reboco pintado a branco;

- Parede com revestimento de pedra na fachada principal em pedra de ardósia cinza;

- Porta de entrada da moradia em madeira maciça envernizada;

- Caixilharias em alumínio com corte térmico, com vidro duplo/triplo (dependente do projeto de térmica a submeter posteriormente), caixilhos lacados a cinza escuro;

- Estores exteriores em lâminas de alumínio lacados a cinza escuro;

- Capeamento de platibanda de cobertura em chapa de zinco à cor natural;

- Guarda-corpos em ferro tratado e pintado com tinta de esmalte na cor branca;

- Portões de acesso (pedonal e automóvel) em chapa de ferro pintados com tinta de esmalte na cor branca;

- Portão seccionado de estacionamento em chapa perfilada na cor branca;

- Cobertura plana com pendentes para as caleiras e com acabamento final em seixo rolado;

 

MATERIAIS INTERIORES DA CASA EM ALBARRAQUE

Na moradia Albarraque as instalações sanitárias, a cozinha e a zona de tratamento de roupas serão revestidas com mosaicos cerâmicos e/ou em placas de pedra natural, em pavimentos e paredes de sacrifício, sendo revestimentos impermeáveis, laváveis e duráveis.

Para as zonas de circulação, sala e quartos, estão previstos materiais de madeira ou derivados para os pavimentos e pladur ou estuque nas paredes com acabamento final de pintura.

 

Veja também os nossos projetos paras a Moradia Sesimbra e a Moradia Aroeira.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PARA O SEU PROJETO.