InícioRemodelaçõesRemodelações de cozinhasCozinhas modernas

COZINHAS MODERNAS

As cozinhas modernas ou contemporâneas são um elemento muito importante numa casa e no processo de remodelações. O triângulo funcional é a regra a ter em conta na disposição de uma cozinha moderna. Este, demonstra o circuito entre as várias zonas de trabalho/acção: preparar, cozinhar e lavar. O ideal é manter uma distância de 7m ou menos entre elas.

Nas remodelações de cozinhas modernas importa muito retificar erros de planeamento iniciais da construção. Quando chega a hora de intervenção na cozinha, não é a mudança de azulejos ou a cor dos armários que lhe vai dar funcionalidade ao espaço. Em cozinhas modernas impera a função e este ponto é crucial nos projetos da spacelovers. O nosso olhar técnico é capaz de lhe transformar o layout, de forma a garantir funcionalidade e eficiência ao utilizar a cozinha.

Paralelamente, o contributo visual proveniente das escolhas das materialidades num espaço é fundamental, para garantir o balanço de tonalidades e de cores. A capacidade de conjugar os diferentes materiais, a opção pelo material correto (dependendo das suas características e comportamentos em determinados ambientes e desgaste) é um ponto que a spacelovers tem como principal na sua prestação de serviços de projetos de remodelações de cozinhas.

De seguida, demonstramos os exemplos mais comuns de cozinhas modernas e como o triângulo de acção funciona em cada uma dessas disposições.


Cozinha-Moderna_spacelovers

Cozinha-Moderna-em-linha_spacelovers

COZINHAS MODERNAS EM LINHA ÚNICA

Cozinha em linha única é o layout mais simplificado, onde o triângulo não existe uma vez que, toda a actividade ocorre na mesma direcção. Esta configuração surge em espaços estreitos e nestes casos o melhor é colocar num extremo o frigorífico, de forma a ter uma bancada corrida.

Nestes layouts, o armazenamento, os eletrodomésticos e o espaço de trabalho fica no correr da bancada, o que significa que a circulação é toda feita em linha, não sendo a disposição mais funcional. Adapta-se contudo a cozinhas pequenas, onde o espaço circundante é reduzido.

COZINHAS MODERNAS EM L

Nesta planta, percebe-se que o triângulo está praticamente definido pelos vértices da bancada, e o circuito de trabalho está garantido.
Este layout, permite ganhar espaço para a colocação de uma mesa de refeição. Em termos funcionais, resultam layouts eficientes pelo desenho do triângulo de circulação.

Uma cozinha moderna em L, deve garantir que no canto (união das duas linhas de bancada) é possível aproveitar o espaço para armazanamento de utensílios. Para tal, deverá considerar acessórios de interior da carcaça dos armários que permitam uma excelente acessibilidade e optimização destes volumes.

Cozinha-Moderna-em-L_spacelovers

Cozinha-Moderna-em-corredor_spacelovers

COZINHAS MODERNAS EM CORREDOR (2 LINHAS)

A “cozinha em corredor” é muito comum. As bancadas paralelas permitem rapidez de acesso e estendem a superfície de trabalho.

Nesta configuração importa ressalvar, que o distanciamento entre elas, deve ser no mínimo 1,2m para que duas pessoas possam trabalhar em simultâneo e para cumprir legislação de acessibilidades. Nem sempre os espaços têm largura suficiente, que comporte duas bancadas de 600mm em cada lado. Por vezes, será necessário adoptar armários de 400mm de profundidade (ou menos conforme cada caso). Nestes casos recomendamos que sejam de altura total, de forma a converterem-se em espaços de arrumação e aproveitar ao máximo o espaço disponível.

Funcionalmente, é um layout eficiente. Visualmente, se for estreito pode dar a sensação de túnel, enclausuramento e pouco agradável à permanência.

Na spacelovers temos desenvolvido projetos em transformar cozinhas modernas em corredor em cozinhas modernas com ilha ou mesmo cozinhas modernas com península, abrindo a parede para a sala, que normalmente se localiza em parede contígua.  Desta forma ganha-se amplitude de espaço e consegue-se garantir o convite à presença no espaço da cozinha.

COZINHAS MODERNAS EM U

Neste layout, o triângulo de acção (frigorífico, lava-loiça e fogão) funciona muito bem. Os pontos podem ser alternados com bancada de trabalho, o que torna esta cozinha muito prática.

Os cantos podem ser aproveitados para arrumação - há no mercado vários acessórios que facilitam o seu acesso e organização.

Cozinha-Moderna-em-U_spacelovers

Cozinha-Moderna-com-peninsula_spacelovers

COZINHAS MODERNAS COM PENÍNSULA

Cozinhas modernas com península são uma versão da cozinha em U, onde uma das bancadas cresce de forma a dinamizar o espaço.

Normalmente este layout pressupõe que a área da cozinha seja um pouco maior e por vezes, esta bancada extra é usada como balcão de refeições. Aqui, o triângulo de acção é perfeito e torna-se numa cozinha muito funcional e com bastante arrumação.

 

 

COZINHA COM ILHA

As cozinhas com ilha possibilitam o convívio social, em torno de uma bancada-ilha central no espaço.
Estes layouts são possíveis em cozinhas com grandes áreas, podendo optar-se por uma conexão à sala, criando um open space e uma qualidade espacial muito contemporânea. Aqui, a ilha pode ser usada como local de ação (cozinhar ou lavar) associando um balcão de refeição, enquanto mantém a função de segunda superfície de trabalho.

Cozinha-Moderna-com-ilha_spacelovers

Cozinha-Moderna_corte-tipo_spacelovers

ADAPTAÇÕES NA CONFIGURAÇÃO

Por vezes, o espaço disponível não permite adoptar a configuração pretendida, mas os nossos arquitetos irão propor-lhe a melhor solução para a sua cozinha moderna.

Acontece, várias vezes, a implementação de vários layouts, como é o exemplo de uma cozinha com península ter ainda parte da bancada em L. Estes jogos de combinação dos volumes e a forma de dispor do espaço, tornam as cozinhas modernas, espaços estruturantes de qualquer habitação.

Com este pressuposto a remodelação de interiores, que incorporam cozinhas modernas, adiciona um importante valor ao imóvel e é sem dúvida um bom cartão de visita e diferenciador, caso esteja a pensar vender a propriedade.

A questão de ergonomia prevalece nos projetos de cozinhas modernas elaborados pela spacelovers. O dimensinamento de uma cozinha funcional não é apenas considerado em planta. Importa rever todos os pontos de altura confortáveis, todas as medidas dos eletrodomésticos e indicações dos fabricantes para o seu encastramento e necessidades de ventilação, o cumprimento das legislações no que concerne a posicinamento de esquentadores, placas, etc.

O propósito de um projeto de remodelação de cozinhas é coordenar todos estes pontos e garantir a estética, a funcionalidade e a segurança.

 

 

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PARA OPTIMIZAR A SUA COZINHA MODERNA
PREENCHA O FORMULÁRIO EM BAIXO