CASAS DE BANHO MODERNAS

De todos os espaços existentes na casa, a casa de banho tendencialmente é o menos pensado. Embora seja um espaço muito utilizado, quer pelos residentes, quer pelos visitantes, as remodelações de casas de banho são normalmente deixadas para o final da lista de trabalhos. Deixamos algumas considerações para o planeamento de casas de banho modernas, sobretudo em contexto de remodelações.

 

LAYOUTS DE CASAS DE BANHO MODERNAS

A organização de uma casa de banho moderna, sobretudo em remodelações, está muitas vezes condicionada à localização das coretes.

Contudo é, sempre possível avaliar o posicionamento destes espaços em relação ao resto da casa.

No desenvolvimento de um projeto de casas de banho modernas, a spacelovers analisa as possibilidades de localização destas divisões em relação à propriedade na sua totalidade e, avalia as hipóteses exequíveis.
Sumariamente para sua referência e considerando os métodos standard de esgotos, a sanita deve distar 1m da corete/tubo de esgoto e os restantes sanitários devem ter no máximo um distanciamento de 3m, do sifão de pavimento. Este deve estar no máximo a 3m do tubo de esgotos. Relembramos que existem já modos de ter sanitários sifonados. Existem ainda outros sistemas que possibilitam a instalação de casas de banho em pontos mais distantes, que poderão ser considerados caso a caso, como é o exemplo de trituradores.

Normalmente os WC´s têm dimensões reduzidas. E é neste ponto que um projeto poderá fazer toda a diferença. Garantir que as peças sanitárias são bem localizadas/dimensionadas, deixando espaço suficiente para os movimentos necessários, no interior das casas de banho modernas.

casa-de-banho-social-moderna_spaceloverscasas-de-banho-modernas-com-banheira-sem-bide-_spaceloverscasas-de-banho-modernas-com-poliban_spaceloverscasas-de-banho-modernas-com-banheira-e-bide_spaceloverscasas-de-banho-modernas-com-banheira-e-duplo-lavatorio_spaceloverscasas-de-banho-modernas-com-dupla-zona-de-banho_spaceloverscasas-de-banho-adaptadas-a-pessoas-com-mobilidade-condicionada_spacelovers

Apresentamos-lhe alguns exemplos de layouts de casas de banho modernas:

INSTALAÇÃO SANITÁRIA SOCIAL MODERNA

Esta instalação sanitária normalmente tem apenas sanita e lavatório e é dedicada aos visitantes. Pode ter várias configurações, mas usualmente é uma divisão pequena. Localizada junto à entrada da casa ou da área social.
Por não ter um ambiente totalmente húmido, aplicam-se muitas vezes materiais menos usuais, como a madeira no pavimento ou mesmo como revestimento de paredes.

CASAS DE BANHO MODERNAS COM BANHEIRA (SEM BIDÉ)

Esta é uma das disposições mais comum nas nossas casas, estando localizada normalmente junto do hall e dos quartos. A banheira, tem vindo a ser frequentemente substituída, por bases de duche, quer pelo espaço que ocupa, quer pela dificuldade de acesso e mesmo de limpeza.

CASAS DE BANHO MODERNAS COM POLIBAN

Estes layouts são frequentes em casas de banho modernas secundárias das casas. Resulta muitas vezes, da transformação do layout com banheira, onde a sua substituição dá lugar a um poliban e espaço para a arrumação. Muitas vezes, nas WC suite é adoptado este tipo de organização, pois o poliban ocupa sempre mais prático e ocupa menos espaço.

CASAS DE BANHO MODERNAS COM BANHEIRA E BIDÉ

Esta WC apresenta a disposição mais comum nas nossas casas, onde surge o bidé. Este é o exemplo de casa de banho completa obrigatória pelas legislações vigentes (RGEU, lei de acessibilidades).
Deverá existir sempre uma instalação sanitária semelhante a esta em cada habitação.
Normalmente a área de arrumação cinge-se ao armário do lavatório.

CASAS DE BANHO MODERNAS COM BANHEIRA E DUPLO LAVATÓRIO

Esta casa de banho requer um pouco mais de espaço e centraliza a sua atenção na “vanity unit”, ou seja, a zona de lavatórios (duplo) que surge associada a um espelho com grandes dimensões. Este torna-se prático quando duas pessoas utilizam a casa de banho em simultâneo. Este exemplo, ainda proporciona uma cabine isolada para a zona da sanita.

CASAS DE BANHO MODERNAS COM DUPLA ZONA DE BANHO

Este tipo de quarto de banhotem uma disposição particular, um layout que dispõe de uma área generosa. A banheira é normalmente uma peça de design “isolada”, podendo ter relação com vista exterior. É uma peça de destaque neste layout.
A zona da base duche é utilizada para banhos mais rápidos. À semelhança do layout anterior, aqui também há a possibilidade de utilizadores em simultâneo, havendo uma cabine fechada que permite privacidade na zona da sanita.
Também a área de lavatórios é dupla, com um espelho de grandes dimensões.

CASAS DE BANHO ADAPTADAS A PESSOAS COM MOBILIDADE CONDICIONADA

Importa ainda, considerar as necessidades dos utilizadores com as dificuldades motoras. Deixamos apenas uma breve nota sobre este tema, que deverá ser debatido aquando da sua renovação.
Atualmente, a lei das acessibilidades exige que as casas de banho sejam projetadas, de forma a possibilitar a adaptabilidade a utilizadores em cadeira de rodas.
Informe-se junto da spacelovers, em como planear a sua casa de banho de forma acessível e, ao mesmo tempo, garantir um ambiente acolhedor, sem o “aspecto de hospital”.
Damos todo o acompanhamento técnico para a melhor solução, passando pelos materiais e acessórios que garantam a segurança, funcionalidade, conforto e design, adaptando o espaço às necessidades específicas do utilizador, nomeadamente:
- a disposição dos sanitários e distanciamentos para garantir zona de movimentação;
- base de duche adaptada para utilização independente com acessórios bem posicionados (o assento de banho e barras de apoio, etc);
- altura de aplicação dos sanitários, bancadas, barras de apoio, alarme e, a possibilidade de sanitários de altura ajustável;
- pavimentos anti-derrapantes, espelhos reguláveis, entre outros aspectos.

CASAS DE BANHO COM PEQUENAS DIMENSÕES

As casas de banho modernas de pequenas dimensões são sempre um desafio. Para além dos equipamentos sanitários, há sempre a necessidade de espaços para arrumação, para acessórios de higiene ou toalhas. Nestes casos, trocar a banheira pela base de duche é sempre uma decisão importante, uma vez que urge aproveitar o maior espaço possível.
A sua substuitição é uma obra simples. Retira-se a banheira e o murete que a suporta, de seguida revestem-se as áreas expostas de forma a se enquadrar com a nova base de duche. Esta alteração possibilita um quarto de banho contemporâneo, com sensação de maior amplitude.
Debaixo do lavatório é quase sempre imprescindível colocar um móvel para arrumação. Nesses espaços, é recomendado incorporar um espelho que ajudará a dar amplitude ao espaço, para além de ser muito prático em casas de banho modernas.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PARA A SUA CASA DE BANHO MODERNA.
PREENCHA O FORMULÁRIO EM BAIXO.



ILUMINAÇÃO NAS CASAS DE BANHO MODERNAS

As WC´s, no geral caracterizam-se por espaço húmidos, pelo que a iluminação deve atender a este requisito, para que possa ter um desempenho duradouro. As iluminárias têm classificaçōes que as certificam quanto a sua estanquicidade, tornando-as adequadas para espaços húmidos. Na escolha das luzes tenha isso em atenção.
A reflectância das luzes e eventuais brilhos dos revestimentos, geram uma ambiência de qualidade espacial, pelo que o estudo de luz é importante nestes espaços.

TOMADAS ELÉTRICAS NAS CASAS DE BANHO

As tomadas apropriadas devem estar elevadas em relação ao lavatório e, se possível protegidas com uma tampa, de forma a evitar o contacto com a água.

EQUIPAMENTOS SANITÁRIOS NAS WC´s

Em matéria de equipamentos sanitários, há uma vasta gama de marcas e modelos, para vários orçamentos que tornam por vezes díficil a sua escolha.
Atualmente os sanitários suspensos, possibilitam a limpeza da totalidade da superfície do pavimento e eliminam junçōes. Com estes sanitários, o tanque fica oculto, embutido na parede e revestido com o material que pretender. Considere que nestes casos perde um pouco de área, uma vez que, a parede terá de engrossar de forma a ocultar o mecanismo e canalizações.
Poderá sempre optar pela sanita ‘tradicional’ de pousar com mochila / autoclismo saliente.
Há inúmeras opções de bases de duche e banheiras, com várias formas e dimesões. Pode mesmo optar por um duche feito pelo mesmo material do pavimento, com pendente para a ralo de drenagem.
Para os lavatórios, existem também várias opções, como: de coluna, de pousar, de encastrar, suspenso, cada um com as suas dimensões e formas. Procure catálogos destes equipamentos e identifique os que mais lhe agradam e transmita ao gestor de projeto, para que o planeamento da sua casa de banho seja em função do seu gosto.
De notar que a casa de banho, deverá ter uma torneira de segurança, de fácil acesso mas podendo ser projetada de forma a ficar oculta. Esta tem utilidade aquando de uma ruptura, de forma a cortar o abastecimento de água apenas nesta divisão, setorizando assim, o problema na sua casa.
Deverá ainda existir uma válvula de banheira que implica a existência de uma caixa de visita no murete da banheira, para que seja acessível em caso de entupimento ou rompimento dos canos.

REVESTIMENTOS DE PAREDES E PAVIMENTOS EM CASAS DE BANHO MODERNAS

Normalmente as casas de banho são locais de elevado grau de humidade e, os materiais expostos a este ambiente têm de responder de forma eficaz.
Por este motivo, as paredes e o chão de casas de banho modernas são revestidos com materiais com boa capacidade de resistência à água e limpeza fácil, de forma a evitar patologias relacionadas com a presença da água/humidade. Por vezes, opta-se por aplicar somente estes revestimentos nas paredes que estão em contacto com a água (paredes da banheira e zona do lavatório), contudo devemos desaconselhar esta prática, uma vez que todo o espaço está sujeito a alto teor de humidade e até por facilidade de limpeza deve ser aplicado em todas as paredes. Há tintas que podem fazer um bom trabalho como material hidrófugo, mas ainda assim, o seu desempenho ao longo dos anos não será o ideal.
Há vários materiais que se podem aplicar para além dos cerâmicos, como o microcimento, a pedra, os mosaicos hidraúlicos, os grés porcelânicos, havendo várias gamas para várias possibilidades de orçamento.
Na escolha dos cerâmicos para as casas de banho modernas é importante não só considerar a estética, mas também a funcionalidade. Para além da enorme escolha de padrões, cores, tamanhos e texturas, importa ainda ressalvar a própria natureza dos revestimentos. Alguns são porosos, como o exemplo dos mosaicos hidraúlicos (requerem a aplicação selantes como acabamento final), outros vidrados e os grés porcelânicos.

Os mosaicos de grés porcelânicos, são compostos por um corpo rígido, compacto, colorido que é vitrificado até atingir a característica não porosa. Têm alta resistência e contrariamente aos azulejos vidrados, não têm arestas boleadas, mas sim são peças retificadas com a medida exata. O que em obra possibilita a sua aplicação do juntas reduzidas, dando a sensação de superfície mais contínua.

Os azulejos tradicionais vidrados, boleados, imprimem o aspecto de grelha e a junta é claramente assumida.
Colocar novos mosaicos sobre revestimentos existentes é uma prática cada vez mais comum, pese embora, cada caso tenha que ser analisado de forma específica, para não comprometer a qualidade do resultado final.
O microcimento é um material que permite a aplicação em paredes e pavimentos, obtendo assim uma uniformidade no espaço e uma estética contemporânea.
A pedra é um material por excelência e muito desejada nos WC´s, seja em pavimento, paredes ou bancada. Aqui importa estudar as caracteríticas do material pétreo e, não só atender à estética, pois há tipos que respondem melhor que outros às condições húmidas das casas de banho modernas.

PINTURAS INTERIORES NAS CASAS DE BANHO MODERNAS

As pinturas, nestes espaços devem ser antecedidas de primários e com tintas de natureza anti-fúngica (esmalte acrílicos de base aquosa adequadas a espaços húmidos).

TETOS NAS CASAS DE BANHO MODERNAS

As casas de banho modernas assumem muitas das vezes, tetos falsos suspensos em placas de gesso cartonado hidrófugo pintado, desta forma reduz-se o pé-direito da divisão, mas possibilita a integração de canalizações no vazio técnico, e ainda a colocação de spots de luz embutidos que podem gerar a alma do espaço.

VENTILAÇÃO NAS WC´s

A ventilação nas casas de banho modernas, é um ponto crucial, quer pelos odores, quer pelos vapores e humidade deste espaço.
É pela fraca ventilação, que muitas vezes surgem as manchas no tecto e nas paredes - patologias que se podem agravar com o tempo.
O ideal será ter uma janela para o exterior, para que haja iluminação e ventilação natural mas, muitas das vezes, isso não é possível. Assim sendo, a ventilação deve existir por extracção mecânica, por diferencial de pressão, onde o percurso de ar deve permitir o maior varrimento de ar. Para tal, as entradas de ar e saídas de ar viciado devem estar posicionadas, de forma a garantir essa ventilação e, sempre livres de obstáculos.

CANALIZAÇÕES DE ÁGUAS E ESGOTOS NAS WC´s

No processo de remodelação, é ideal avaliar a canalização existente. Se esta tiver mais de 20 anos, ou se não for apropriada, deve ser substituída. Agora que vai alterar os revestimentos, aproveite para atualizar as canalizações pois, se vier a ter problemas no futuro, a reparação implica remover os revestimentos aplicados.
Pode optar por: tubagens em PVC para o saneamento e as tubagens PEX ou multicamada (PEX-Alumínio-PEX) para o abastecimento de água.

IMPERMEABILIZAÇÃO NAS CASAS DE BANHO

A preparação de obra, deve considerar desde cedo, como prevenir infiltrações nas divisões localizadas abaixo da casa de banho. Em zonas de banho, deve considerar-se a aplicação de uma membrana contínua.
A impermeabilização necessita ser contínua em todo o pavimento e estendida pela parede até pelo menos 150mm (embora recomendemos a totalidade da altura das paredes nas zonas do banho), com sobreposição para o ralo de pavimento. A inclinação mínima para o ralo deve ser 2-2,5%, de forma a evitar poças de acumulação de água e fazer-se assim uma drenagem eficaz.