InícioProjetos ObrasConstrução NovaMoradia Aroeira

MORADIA AROEIRA

A moradia Aroeira insere-se num lote de 1600m2, foi um excelente exercício de separação perfeita entre o espaço público, de uso social e de convívio e do espaço privado, fechado no seu contexto vivencial.

Simultaneamente a integração num lugar tão intensamente natural e verde, povoada pelos milhares de pinheiros característicos da Herdade da Aroeira, cria-se uma envovência única que combina com a vontade de estabelecer uma regra de implantação na moradia da Aroeira com forte relação espacial com a suspensão de um corpo balançado.

Claramente que os mundos (privado e social) convivem neste projeto de moradia Aroeira, mas a busca de uma segregação da compartimentação e, sobretudo da circulação intuitiva dos núcleos, ficou delineada de forma clara pelos níveis.

A ideia de moradia Aroeira em implantação térrea entrou na discussão projectual, pois dessa forma garantia-se maior silêncio na massa construída, contudo a implantação desfavorecia o sentido de privacidade dos quartos. A comunhão dos blocos de materialidade distanta corroboram a linguagem funcional, mas também transportam o sentido de conjunto fragmentado dando à moradia Aroeira uma quebra na edificação tornando-a mais leve.

Moradia-Aroeira Moradia-moderna-Aroeira Moradia-Aroeira-arquitetura.moderna Moradia-Aroeira-arquitectura-moderna Moradia-Aroeira-arquitetura Moradia-Aroeira-Linhas-Direitas Moradia-Aroeira-arquitectura Moradia-Aroeira-Golf

DESENHO DA MORADIA NA AROEIRA PRIVELIGIA O ESPAÇO EXTERIOR

A moradia Aroeira abre-se para o núcleo de convívio central e o corpo privado (2 suites, 2 quartos e uma instalação sanitária)  surge suspenso, branco, balançado sobre um volume de embasamento (cozinha, salas, escritório/quarto e casa de banho) em betão aparente raw,  que suporta a leveza do bloco do piso superior.

A vontade de estabelecer continuidade visual com a envolvente está presente nas áreas envidraçadas das fachadas que deitam para o espaço exterior com a piscina.

A circulação deste projeto de casa da aroeira é um compromisso ao nada. Do hall de entrada o espaço social é uno, um todo aberto sem esconderijos. A moradia Aroeira beneficia da simplicidade e linearidade dos corpos e a circulação em espaço público é imediata. A escada interior, que nos leva ao piso de cima dos quartos, interrompe essa imediatez provocando a curiosidade. Daqui acedemos ainda a um piso inferior enterrado para arrumos.

MATERIALIDADES EXTERIORES

A moradia Aroeira goza de 2 materiais distintos no envelope exterior das fachadas, que distingue também as funções da habitação.

Se por um lado, o betão aparente com isolamento pelo interior, por outro, as fachadas rebocadas em sistema etic's com o isolamento pelo exterior do bloco térmico dos panos de paredes exteriores.

A discussão de novos revestimentos e outras alternativas dissiparam-se no desenvolvimento e pormenorização do mesmo de forma a responder à natureza do lugar e conceito de integração.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PARA O SEU PROJETO DE LICENCIAMENTO OU COMUNICAÇÃO PRÉVIA.