REMODELAÇÃO DE APARTAMENTO CHIADO, LISBOA

A remodelação do apartamento no Chiado Lisboa, compreendeu o licenciamento de legalização de obras de alteração interiores em apartamento, incluindo legalização de obras executadas sem o devido controlo prévio, no imóvel sito na Rua de Oliveira ao Carmo, em plena Lisboa Pombalina, na freguesia Santa Maria Maior.

As obras incluíram ainda a demolição parcial e alterações interiores que o projeto de arquitetura teve de compatibilizar com as legislações vigentes e com os requisitos estruturais.

Foi efetuado o levantamento métrico no interior do apartamento, com a situação original de compartimentação das paredes interiores que definem a sala de jantar interior, sala de estar, quarto, instalação sanitária, cozinha e corredor.

 

O EDIFÍCIO

A remodelação do apartamento no Chiado insere-se num edifício de estilo Pombalino, estilo arquitetónico predominante em Portugal durante o reinado de Dom José I (1750-1777), em homenagem ao Marquês de Pombal, ministro do rei e figura central da reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755.

Este estilo arquitetónico reflete os princípios do Iluminismo e é marcado por características específicas, destaca-se pelo uso de estruturas anti-sísmicas inovadoras, como a introdução de paredes de alvenaria reforçadas com gaiolas de madeira e lajes de madeira intercaladas. As remodelações de apartamentos inseridos nestes edifícios, desta época de construção, são sempre um desafio especial, uma vez que se mergulha numa lógica construtiva distinta de edifícios de betão, redobrando os cuidados na transformação de layouts.

O edifício Pombalino apresenta ainda fachada principal sóbria, decorada com azulejos e ferro forjado nas guardas dos varandins.

O edifício onde a fração em causa se insere é composto por r/chão, 1º, 2º, 3º e 4º andares, havendo ainda um sótão em mansarda de acesso pelo último andar.

O edifício apresenta paredes perimetrais estruturais em alvenaria, paredes estruturais interiores de frontal e paredes de compartimentação em tabique e pisos com vigamento estrutural em madeira e pavimento em soalho com tábuas de madeira corrida.

A fachada principal é revestida a azulejo com padrões geométricos e com cantarias nas molduras dos vãos.

As fachadas perimetrais meeiras são em alvenaria e o edifício é em estrutura de madeira, recorrendo a paredes de frontal e paredes de compartimentação em tabique. O edifício tem ainda uma cobertura em telhado de revestimento cerâmico com 2 águas e cumeeira paralela às fachadas principal e posterior.

FRAÇÃO EM ANÁLISE - APARTAMENTO CHIADO, LISBOA

Durante o desenvolvimento do projeto de arquitetura para a remodelação de apartamento Chiado, verificou-se que no interior da fração não existem quaisquer elementos de interesse, detalhes arquitetónicos ou elementos decorativos que sejam relevantes assinalar, que mereçam ser identificados, catalogados e preservados.

Em termos espaciais, a demolição parcial de paredes interiores, permitiu criar uma fração mais ampla, entre as duas salas, gerando uma maior fluidez, circulação de ar e iluminação natural para as partes mais afastadas da fachada principal, obtendo-se assim um espaço mais propício à salubridade, atendendo a que a implantação do edifício é de forma alongada e profunda e apenas tem vãos na fachada que deita para a Rua Oliveira ao Carmo.

Com a análise da equipa projetista de Estabilidade, concluiu-se, conforme projeto de estabilidade e estudo de vulnerabilidade sísmica, que a parede interior entre a sala de estar e o quarto é de tabique com função de compartimentação, pelo que a abertura realizada não interfere com a segurança, tendo sido introduzida na altura da abertura uma padieira de madeira.

A remodelação de apartamento no Chiado, Lisboa, representa uma fusão perfeita entre o charme histórico do estilo Pombalino e as modernas necessidades de habitação. Através de um cuidadoso processo de licenciamento, o projeto otimizou o espaço, proporcionando uma habitação totalmente contemporânea.

Este projeto de remodelação de apartamento no Chiado não só preserva a história do edifício Pombalino, mas também demonstra a inovação contemporânea. Explora a harmonia entre o antigo e o novo, proporcionando uma experiência habitacional única em pleno coração de Lisboa.

VAI REMODELAR AO SEU APARTAMENTO? FALE CONNOSCO.