REMODELAÇÃO DE FARMÁCIA, SINTRA

ANÁLISE

A remodelação da farmácia Sintra, iniciou-se com a análise do espaço e captar as potencialidades dos espaços constituintes. A disposição de planta longitudinal, pressupõe uma organização estreita, aliada à entrada no segundo módulo de envidraçados. O exercício projetual promoveu a libertação dos módulos de janelas adjacentes à entrada como forma de permitir espaço de espera, desalinhado com as portas de entrada, reduzindo ligeiramente o congestionamento próximo das portas de entrada, oferecendo para tal bolsas de espera com mais lugares sentados.

ESTUDO DE COR

Exploraram-se as paletas cromáticas em tons pastel, de verde, amarelo, azul e ainda o branco. Como variante apresentamos ainda a escala de graduação de tons como forma de criar dinamismo ao espaço e tirar partido da sua disposição estreita tornando-a mais envolvente.

PROGRAMA PROPOSTO

O novo programa de espaços apresentado em ambas as propostas, prevê a reorganização espacial tendo em vista a clara distinção de áreas públicas, privadas e semi-privadas, conforme listado em baixo:

Zona Privada da Farmácia

Laboratório: espaço privado para preparação e conservação de medicamentos.

Back Office: com espaço para uma workstation e um pequeno armário para arquivo.

Acesso ao piso inferior: acesso reorganizado com escadas encostadas à parede, para permitir um corredor central de distribuição de espaços funcionais. No piso inferior localizam-se as instalações sanitárias, cacifos para staff e zona de armazém.

Atendimento noturno: A localização será mantida no mesmo ponto para que se possa aproveitar o sistema de intercomunicador e/ou o sistema de abertura de receção e entrega de receitas/medicamentos, não alterando a fachada exterior. Propomos um novo armário que oculta o sistema em tempo diurno e que se abre de noite (ver desenhos de pormenor). Este novo armário deverá assumir a cor e material dos painéis dos expositores (conforme a paleta cromática escolhida).

Zona Semi Privada da Farmácia

Gabinete de Atendimento Personalizado: nova localização, mantendo a área.

Circulação e Armário de Armazenamento de Medicamentos: zona ampla para permitir a abertura das gavetas e armário existente a manter.

Zona Pública da Farmácia

Sala de Atendimento: incluir bolsas de espera com lugares sentados para utentes com dificuldade de esperar em pé. Privilegiou-se ainda o aumento de espaço de deambulação dos clientes, de forma a incentivar a compra de produtos adicionais ao propósito da visita à farmácia, através do contacto direto com alguns dos expositores.

Zona de Balcões de atendimento: os balcões serão mantidos, mas recolocados (diferentes localizações consoante a proposta 1 ou 2 em linha e em disposição em L).

Expositores de Produtos: manter a disposição dos expositores perimetrais, recuar um dos módulos para o fecho da zona privada.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PARA O SEU PROJETO.