InícioProjetos ObrasConstrução NovaCasa Santiago do Cacém

CASA EM SANTIAGO DO CACÉM

A casa Santiago do Cacém é um projeto que nasce da vontade do Cliente em concretizar a construção da sua habitação contemporânea no seu Monte Alentejano, num terreno com mais de 9 hectares de área, no lugar Tanganheira, na freguesia de São Bartolomeu da Serra.

A implantação da casa aproveita o ponto mais alto da topografia natural do terreno, ponto alto de declive, em zona de baixo perigo de incêndio, tendo por base o ponto mais favorável em termos de visibilidade e relação com dois tipos de paisagem, aquela que se afigura mais próxima e natural, considerada floresta e montado e sobro (sobreiros e azinheiras) e a paisagem afastada que demarca a linha do horizonte, privilegiando acima de tudo a paisagem e o contexto rural onde se insere.

A linguagem arquitetónica do projeto busca a simplicidade da volumetria. A procura de pontos de vista perspécticos para o exterior dos vários compartimentos interiores da habitação foram um mote projetual. Os vãos verticais procuram estabelecer uma linha limite ténue entre o interior / exterior, homenageando a vista e a vivência do exterior.

Casa em Monte Alentejano em Santiago do Cacém. 3D do Projeto de Arquitetura
Casa em Monte Alentejano em Santiago do Cacém. Zona de drop-off e entrada.
Casa em Santiago do Cacém. 3D da entrada, com ripado de madeira.
Casa em Santiago do Cacém. Vista 3D da piscina para a casa.

PROJETO DE ARQUITETURA DE CASA EM SANTIAGO DO CACÉM

A casa Santiago do Cacém desenvolve-se apenas num só piso, com área de 300m2 afectos à habitação, traduzindo-se em 2 alas, uma com a parte privada da casa, com 1 quarto master suite com closet e ensuite, 1 quarto suite, 3 quartos, 1 casa de banho de apoio aos quartos e outra ala com a parte social, com sala de estar, uma sala de jantar e a cozinha abertas entre si, casa de banho social e lavandaria. A disposição em L permite obter uma configuração de relação com o espaço exterior próximo e ao mesmo tempo criar uma separação entre os mundos privado e social.

A área social da casa (salas e cozinha) em open space estão extremamente conectados com o espaço exterior por painéis de vidro, em sistema de correr, que permitem aceder ao exterior com grande facilidade. Este espaço interior em open space é ainda premiado com uma lareira central, que separa e define as duas salas e admite ainda uma conexão visual com o exterior e com luz natural.

A orientação da casa Santiago do Cacém toma partido da exposição solar, sendo que nenhuma das fachadas está diretamente voltada a Norte, admitindo sempre a entrada da energia solar no decurso do ano, permitindo assim adquirir ganhos energénicos e controlo de temperatura de forma mais eficiente.

Vista 3D da fachada a Noroeste com churrasco.
Vista 3D da zona da piscina para a casa.
Zona de estar exterior
Casa em Santiago do Cacém. 3D do Projeto de Arquitetura.

ESPAÇOS EXTERIORES EM ESPAÇO RURAL

A habitação beneficia de generosos espaços exteriores diferenciados, em zona de jardins, área pavimentada em sombra pelos alpendres e pérgolas, piscina e zona envolvente de estar, churrasco com forno de pizza, com mini-anfiteatro central rebaixado com zonas de estar sentado.

A piscina com limite transbordante, dá a este corpo de água um limite infinito que se perde na paisagem.

A construção nova desta casa foi condicionada e em resposta aos requisitos de proteção e defesa das florestas no que respeita ao risco de incêndios. As faixas de gestão combustível, os acessos, os materiais e os afastamentos e outros factores foram todos tidos em conta para a elaboraçaõ deste projeto de casa Santigo do Cacém.

Casa em Santiago do Cacém. 3D do Projeto de arquitetura. Vista aérea a Sudoeste.
Casa em Santiago do Cacém. 3D do Projeto de arquitetura. Vista aérea a Sudeste.
Portão Alentejano de casa em Monte Alentejano em Santiago do Cacém.
Portão de propriedade de casa em Monte Alentejano em Santiago do Cacém.

O DESENHO DA ENTRADA E PORTÃO

O portão e os muros de entrada na propriedade são desenhados de forma simples, mantendo características tradicionais de demarcação do momento de entrada na herdade.

Adoptou-se o muro branco com contraste com o tom terra do percurso automóvel em saibro ecológico vermelho, assim como criação do contraste com o portão em chapa de aço corten, onde a pátina e tons terrenos se fundem com o existente. O contorno dos muros e ajuste ao declive torna as linhas curvilíneas gentis simplificadas.

A caixa de correio, quadros elétricos e partes técnicas, fundem-se com o branco do restante muro. A demarcação da denominação da casa Santiago do Cacém de Herdade Tanganheira é assegurada por letras recortadas em aço corten.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PARA OS PROJETOS DA SUA NOVA CASA.