InícioRemodelaçõesRemodelações de cozinhasCozinha com ilha

COZINHA COM ILHA

A cozinha é um importante espaço social da casa, que exige ser bem projetado para ter um uso eficiente - o layout de cozinha com ilha apresenta-se como uma excelente solução para uma cozinha funcional e contemporânea. É uma das divisões mais complexas e mais dispendiosa numa casa. Por isso, deve confiar as remodelações de cozinhas a um profissional experiente.

Com uma grande variedade de produtos e qualidade disponíveis, é importante que estabeleça um orçamento para as suas remodelações.

Deixamos-lhe algumas considerações sobre materiais para que possa planear a sua cozinha com ilha.

MATERIAIS ADEQUADOS PARA COZINHAS

PAVIMENTO

Para as cozinhas, o ideal é optar por pavimentos anti-derrapantes e duréveis pois, irão estar frequentemente molhados e com gorduras e desta forma, permitem uma limpeza e manutenção mais fácil.

BANCADA DE COZINHA COM ILHA E SPLASHBACK

Na escolha do material da bancada considere:
- aparência
- resistência aos riscos do material
- porosidade baixa do material
- resistência a químicos e ácidos
- acabamento da superfície (polimento da pedra por exemplo, facilita a limpeza, reduzem a porosidade etc) que permita facilidade na limpeza e manutenção
- capacidade em aplicar produtos hidrofóbicos e anti-micróbios e bactérias, se apropriado, de forma a melhorar a higiene.

Alguns materiais de bancada disponíveis no mercado, dos quais poderá escolher para a sua cozinha com ilha:

- Melamina em laminados de baixa pressão
- Laminados a alta pressão (“Formica”)
- Laminado sólido SGL (“Trespa”)
- Madeira maciça
- Aço inóxidavel
- Terrazzo
- Pedra
- Compósito de pedra (“Silestone”)
- Superfície Maciça (“Corian”, “HI-MACS”, “Krion”)

ARMÁRIOS

Alguns materiais para o exterior dos armários de cozinha:
- Laminados com topos em PVC
- Laminados com topos metálicos
- Lacado mate
- Folheados de madeira
- Lacado de poliuretano (brilho)
- Aço inox
- Frente com vidro
- Lacado de Poliéster (alto brilho)
- Corian ou outro material específico

PROTECTOR DE SALPICOS / SPLASHBACK

Normalmente as paredes de cozinha são revestidas a um material lavável e a zona de parede acima da bancada acaba por estar salvaguardada. Contudo, hoje em dia, existem vários materiais que incutem estilo a esta zona e pode ser necessário aplicá-los.
- Cerâmico/azulejos
- Aço inox
- Pedra
- Vidro temperado
- Compósito de pedra (“Silestone”)
- Superfície maciça (“Corian”)

ILUMINAÇÃO E TOMADAS

A iluminação da bancada de trabalho é um aspecto muito importante numa cozinha, em termos funcionais e estéticos. A iluminação artificial é, um factor decisivo quando se remodela uma cozinha.
Esta, pode ser embutida nos armários e escondida por debaixo e/ou por cima, dependem de opções de design.
As opções LED, são a melhor solução do mercado, uma vez que acrescentam poupança de energia.

As tomadas de bancada devem estar 100-150mm acima da superfície de trabalho, para evitar que sejam molhadas aquando da utilização da cozinha.

Numa cozinha com ilha ou mesmo com peninsula, é frequente as tomadas serem colocadas na própria bancada ou posicionarem-se as tomadas numa das ilhargas laterais da ilha.

Cozinha-com-ilha-em-pedra_spaceloversCozinha-em-ilha_spacelovers

Cozinha-com-ilha-branca_spaceloversCozinha-com-ilhas-e-mesa_spacelovers

A SUA NOVA COZINHA COM ILHA EM 8 PASSOS:

1. Avalie as suas necessidades no espaço
As suas prioridades irão conduzir todas as decisões sobre o orçamento, o estilo, os produtos, os materiais, o layout, etc. Quais são os seus principais objectivos?
Éssencial, definir os objectivos e as necessidades, de todos os que usam o espaço. Este passo é fundamental para o sucesso de uma remodelação. As cozinhas com ilha, são cozinhas modernas que podem ajudar a encerrar o espaço da cozinha e facilitam muito a colocação de equipamentos ou eletrodomésticos, pois constituem-se como um prolongamento de bancada.

2. Estabelecer um limite de orçamento
A determinação do orçamento é necessária, numa fase inicial de design, para que a qualidade dos materiais e dos equipamentos possa ser enquadrada nesses standards.

As cozinhas com ilha tendem a ser um pouco mais dispendiosas que cozinhas com layouts mais lineares,  por isso deve atender a este factor logo desde cedo.

3. Encontrar um profissional qualificado
Junte-se a uma equipa de profissionais inovadora e com experiência e, acima de tudo que trate o seu projeto de forma personalizada.
Faça a pesquisa necessária, até se sentir confiante com esses profissionais.

4. Especifique de como pretende o layout
O arquiteto/designer/preparador de obra pode ter várias ideias sobre como dispor o seu espaço. Cada opção tem diferentes implicações orçamentais. Faça anotações sobre como usa a cozinha, identifique quais as dificuldades atuais e transmita-as para que, o novo layout possa resolver esses problemas, pois nem sempre o layout de cozinha com ilha pode ser a solução mais adequada à sua casa.

5. Defina o estilo de cozinha que pretende
Defina o seu estilo através da recolha de imagens, visitando expositores, pesquisando na internet (por exemplo no pinterest) e faça anotações de elementos que prefere.
Os armários de cozinha, normalmente tem medidas standard, mas não se preocupe se as dimensões da sua cozinha não coincidirem com as medidas, os vários fabricantes produzem painéis que se colocam nos extremos dos armários eliminando qualquer falha.

6. Escolha produtos
Terá de tomar várias decisões na escolha de materiais, de cores e controlar as conjugações entre todos mas, o arquiteto/designer irá desenvolver a melhor opcção para a sua cozinha, com base nas premissas de funcionalidade e de estilo preferencial, que transmitiu anteriormente. Nas cozinhas com ilha, sendo naturalmente cozinhas modernas, os materiais a aplicar serão contemporâneos e neutros deixando os detalhes sobressair, mas tudo depende do seu estilo.

7. Plano para a instalação
Nesta fase, a obra da sua cozinha começa a entrar em cena. A supervisão dos vários intervenientes, eletricistas, canalizadores, pedreiros, carpinteiros e instaladores de equipamentos, é fundamental para que o trabalho seja coordenado, limpo e corra com naturalidade.
Pode ser importante, planear a possibilidade de uma cozinha temporária, enquanto decorre a obra, especialmente se residir no mesmo espaço enquanto ocorrem as obras.

8. Relaxar e desfrutar!
Tudo está terminado e já tem a sua nova cozinha com ilha, com um aspeto limpo e moderno. Agora, teste todos os equipamentos, portas, gavetas e certifique-se de que guarda os recibos e as garantias dos equipamentos instalados. Aprenda como trabalhar com os eletrodomésticos, antes de os testar, e entenda quais os procedimentos de manutenção dos mesmos.

ASPETOS A CONSIDERAR NO PROJETO DE COZINHA

Uma vez que planeia a sua nova cozinha com ilha ou sem ilha, convém salientar as prioridades pessoais.

Estas podem ser ambientais, de saúde e segurança ou outras, como por exemplo:

-  ventilação excelente, para remover odores e gorduras de forma a não afetar a qualidade do ar, humidade evitando condensações;

-  qualidade da água que pode ser tratada por vários tipos de filtros ou mesmo verificar a necessidade de substituir canalizações de águas;

-  facas e produtos de limpeza armazenados em zonas de difícil acesso a crianças;

-  piso anti-derrapante para auxiliar a evitar quedas;

-  no caso de a cozinha ser usada por pessoas em cadeira de rodas, o corredor tem de ter um espaço adequado;

-  a iluminação suficiente na bancada de trabalho, ou mesmo dentro dos armários para alguém com a capacidade de visão reduzida; as torneiras fáceis de operar, com manípulo próprio.

Se considerar estas situações relevantes, na spacelovers podemos ter estes e outros aspectos em atenção na fase de projecto da sua cozinha com ilha.

Cozinha-com-ilha-em-silestone_spacelovers

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PARA A SUA COZINHA COM ILHA

PREENCHA O FORMULÁRIO EM BAIXO