Projetos de casas: o que deve saber antes de construir

projetos-de-casas-spacelovers

Os projetos de casas são para muitas pessoas, um sonho que pretendem concretizar enquanto projeto de vida. Contudo, o que muitos não sabem é que se trata de um processo complexo, que começa com a escolha do lugar ideal e com a realização do projeto de arquitetura, envolvendo muitas situações e intervenientes.

Após tomar a decisão de seguir com o seu projeto de construção, ainda pode haver alguma confusão sobre a melhor maneira de a pôr em prática. Investir em materiais de qualidade e contar com mão de obra qualificada faz toda a diferença no desenvolvimento bem-sucedido do projeto.

Iremos focar passo por passo, as milestones para garantir que não lhe escapa nenhum pormenor.

PROJETO DE CASAS - INVESTIMENTO E PROPÓSITO

A definição do seu investimento global é a génese para o planeamento das fases seguintes do projeto de casas.

Este encontra-se intimamente ligado ao propósito do projeto de casas que equaciona executar. Isto porque é muito diferente projetar para si ou projetar para vender. Mesmo aqui no propósito de venda, importa perceber qual o target do seu mercado.

Os projetos de casas terão de ser enquadrados no valor que se pretende pagar pela execução das obras. Só depois se tem noção do valor disponível para os vários gastos que correspondem à construção da casa, nomeadamente o terreno, taxas e impostos, construtora, projetistas, arranjos exteriores e até mesmo a decoração, promoção imobiliária.

Assim terá uma ideia do custo global do projeto de casa.

LOCALIZAÇÃO

A localização é o coração de qualquer projeto. A escolha perfeita do lugar é fundamental para o sucesso de todo o processo. É claro que a decisão do lugar está extremamente relacionada com o que pretende construir. A forma mais clara de decidir o lugar é compreender quais os espaços que compõem o seu programa / brief.
A análise do terreno é uma solução para abordar esses fatores e outros que a maioria das pessoas nunca pensa até que seja tarde demais.

Será que aquele terreno que pretende adquirir permite uma edificação? Com que área de construção? Uma análise inicial por especialistas que executam projetos de casas poderá ajudá-lo a maximizar o potencial de um terreno, ou mesmo indicar os problemas de lotes mesmo antes de iniciar a fase de esquissos da sua casa.
Deve informar-se junto do município da possibilidade em construir em determinado terreno e que condicionantes a construção tem de respeitar, assim como dos regulamentos que o projeto da casa terá de cumprir. Este direito à informação é gratuito e pode auxiliar nas suas decisões iniciais.

projetos-de-casas-spacelovers-desenho

EQUIPA DO PROJETO DE CASA

Projetar a sua casa com um arquiteto é decisão que deve tomar logo no início, sendo este o profissional que detém o conhecimento transversal para projetar a sua casa.
Muitas pessoas esquecem-se, que para além do arquiteto e paralelamente à arquitetura, muitas outras especialidades são fundamentais para a construção da sua casa.

As engenharias devem ter uma relação intrínseca com a arquitetura, num modo de pensamento de projeto integrado para a concretização de um todo. A sua coordenação é muito importante para o sucesso da edificação.

O PROGRAMA

O programa de uma habitação invoca as necessidades espaciais e dimensão das mesmas para garantir que os espaços são os suficientes e não há falhas nem excedentes. Já vai longe o tempo de se pensar que uma casa para ser perfeita tem de ser enorme, a vivência contemporânea leva-nos cada vez mais para a funcionalidade e praticabilidade dos espaços.

Os projetos de casas para usufruto próprio têm no programa a sua grande vantagem. É que no momento da definição da quantidade e dimensão dos espaços necessários, poderão ser ajustados à medida de cada um, para poder ser moldado mesmo antes da execução da obra. Se comprar uma casa pronta, não poderá escolher onde colocar os quartos ou a cozinha, entre outros.

Então, aquando da elaboração do projeto, pode optar exatamente onde ficam os compartimentos e a linguagem arquitetónica e espacial para casa um deles, podendo inclusive detalhar onde pretende determinados aparelhos ou equipamentos que são importantes aos seus olhos.

QUALIDADE DOS ESPAÇOS INTERIORES

Os espaços interiores são muito importantes, pois serão o miolo do seu projeto de casa, o núcleo que o envelope protege.

Este ponto é muito importante, e sabemos que por questões de economia de projeto, são estes os espaços que sofrem reduções a par com os arranjos exteriores. Quando chega a hora de valorizar os espaços interiores, o budget já é curto, pois a parte que consome mais expressão de valor é a estrutura e a construção propriamente dita do envelope exterior.

Para os quartos contabilize com os armários embutidos, as luminárias nos vários espaços, um enquadramento na zona social da casa, com a lareira ou recuperador de calor, e na cozinha um funcional layout e carpintaria de qualidade para não ter de trocar de móveis em pouco tempo.

LICENCIAMENTO DE CONSTRUÇÃO

A construção de uma casa não depende apenas de um projeto de arquitetura, mas sim de vários projetos e documentação que envolve todo o processo de licenciamento. Falamos de projeto de estabilidade, de águas e esgotos, de eletricidade e ITED, Gás, acessibilidades, arranjos exteriores, entre outras especialidades fundamentais à concretização de projeto de casas. No início terá de obter o levantamento topográfico para que os primeiros esboços possam ser realizados com base no terreno real.

projetos-de-casas-spacelovers-estrutura-madeira

SISTEMA CONSTRUTIVO DE UM PROJETO DE CASA

O sistema construtivo de uma obra é importante, pois revela quais as potencialidades e até fraquezas que poderão condicionar um projeto de casa.

A estrutura resistente de uma edificação é responsável pela sua estabilidade e é um elemento primordial definir no início do projeto. Opções como estrutura de betão armado, em sistema de pilar-viga, as lajes de betão ou aligeiradas, a estrutura de madeira, estrutura mista, estrutura metálica ou a construção de aço leve (LSF), poderão ser-lhe colocadas pelos projetistas. As paredes exteriores e a cobertura, o envelope da sua casa, é também um ponto importante compreender desde cedo para garantir as espessuras suficientes na elaboração do seu projeto de casa, considerando os isolamentos necessários para criar o conforto térmico da construção.

É então importante compreender, através da leitura da arquitetura que pretende construir no seu projeto de casa, qual a estrutura e sistema construtivo que mais se adequa à sua edificação, pois estes condicionam de forma distinta várias dimensões, criando diferentes impactos nos projetos de arquitetura.

OS MATERIAIS

Os acabamentos e materiais num projeto de casa, dão normalmente lugar a uma extensa lista de especificações que importa definir com o seu arquiteto. Os acabamentos, cores e texturas são a matéria do seu projeto e imprimem a musculatura e o carácter dos espaços que vai vivenciar.

Neste ponto, deverá ter em consideração as características dos materiais e a sua compatibilidade. Deve pensar em visitar alguns showrooms ou solicitar amostras dos mesmos para não se basear apenas em fotografias, pois os materiais ao vivo raramente se parecem com uma imagem. Economize onde pode, sem colocar a qualidade em risco, avalie as opções com custo benefício.

CUSTO DA CONSTRUÇÃO E CONSTRUTORA

Importa referir que o custo da construção de uma moradia é condicionado por:
— Localização e tamanho do lote e área de construção permitida
— Padrão de acabamentos e qualidade e durabilidade dos materiais
— Escolhas projetuais e arquitetónicas
— Qualidade da mão de obra de execução dos trabalhos de construção civil.

A escolha de profissionais para a execução da sua obra é uma escolha acertada. Este ponto é relevante, pois justifica o valor gasto na construção. Construir bem ganha significado para que o investimento faça sentido.
Leve tempo a escolher o empreiteiro. Procure referências de outros projetos de casas já elaborados no passado, e estas poderão dar-lhe segurança na sua escolha. Lembre-se que sai mais barato fazer bem à primeira que refazer mais tarde.

Ao comprar terreno deve logo considerar que tipo de projetos de casas modernas pretende. Para o programa de uma moradia unifamiliar há quem opte por projetos de casas térreas, onde todos os espaços se distribuem num só piso. Neste caso, a construção de casas será menos dispendiosa, pois estruturalmente é menos complexa. Por outro lado, pode potenciar ainda a construção em aço leve / construção em LSF, reduzindo o tempo de execução.

Não esquecer que nem todos os terrenos lhe permitirão incluir projetos de licenciamento de construção, por isso deve projetar casa com um arquiteto e compreender, até antes da compra do lote, a sua verdadeira viabilidade construtiva, ou até mesmo informar-se junto da Câmara Municipal correspondente, dos parâmetros urbanísticos do lote em questão.

Em simultâneo, deve tentar obter estimativa do custo de obra, para poder avaliar ainda o seu investimento na totalidade no momento de aquisição do terreno. Para o contrato de empreitada considere sempre uma ligeira tolerância, para eventuais trabalhos a mais que possam ocorrer e esteja atento até mesmo a trabalhos a menos que possam ainda. Neste ponto a fiscalização de obras dará um apoio fundamental.

Contrariamente à reconstrução de casas antigas, o licenciamento moradia unifamiliar nova tem um processo mais definido e as surpresas tendem para zero, pois não existem pré-existências e que muitas das quais apenas se tem o verdadeiro conhecimento já em obra.

Agora que está ciente da jornada de construir um projeto de casa, comece a pensar na definição do seu investimento e veja como os projetos de casas 3D o podem ajudar a visualizar a sua construção antecipadamente.

Fotos: unsplash.com

PRECISA DE AJUDA NO SEU PROJETO?