Arquitetura e UrbanismoImobiliárioProjetos Gerais

Projetos de casas modernas vs. projetos de casas tradicionais

projetos-de-casas-modernas

O que distingue os projetos de casas modernas dos projetos de casas tradicionais? A construção nova pode ser realizada na direção que pretender, embora salientemos que é cada vez mais expressivo e de valor imobiliário acrescentado, quando se tratam de projetos de arquitetura de casas modernas. Considere realizar projetos de casas modernas e optar por soluções sustentáveis.

PROJETOS DE CASAS MODERNAS

- Fachadas simples, marcadas por formas geométricas básicas, sem ornamentação. Os projetos de casas modernas contemplam linhas retilíneas, traduzindo-se numa clara definição dos espaços, resultando em ambientes sofisticados mas ao mesmo tempo lineares e limpos de elementos desnecessários.

- Utilização de materiais como o betão, o aço, o vidro, baseados numa maior standardização, são aplicados de forma simplista, são fatores caracterizadores dos projetos de casas modernas. Estes novos materiais são utilizados nos projetos de casas modernas como elementos estéticos, auxiliando na composição dos espaços e adquirindo um estilo muito próprio e rico em texturas.

- Explora-se normalmente uma maior relação de espaços espaços interiores e exteriores através da utilização de maiores vãos, onde a luminosidade ganha um maior valor e uma maior preponderância no dia a dia. A maior quantidade de vãos envidraçados, permitem também uma maior ventilação dos espaços, sendo a sustentabilidade da casa um fator cada vez mais relevante.

- Nos projetos de casas modernas, desenvolve-se a possibilidade de explorar espaços como terraços ou jardins, como forma de compensação de espaços verdes perdidos pela construção propriamente dita.
Ter uma cobertura verde, proporciona um uso efetivo de áreas que anteriormente não tinham aproveitamento, tendo agora a possibilidade de se estender o espaço social de convívio e mesmo relação com a natureza.

- Ganharam com a evolução das técnicas construtivas estruturais - colunas ao invés de paredes, adquirindo uma liberdade que anteriormente os projetos não contemplavam, resultando em plantas livres de obstruções. Hoje projetam-se espaços integrados, com uma maior amplitude e organizados de forma simples, sendo já considerado um elemento estilístico, de bem estar e de convivência social, como é exemplo a integração da cozinha com a sala. Além de serem espaços funcionais, pretendem ligar pessoas através da interação social, proporcionando momentos de troca ao invés da segregação.

- A funcionalidade dos espaços é um dos fatores primordiais nos projetos de casas modernas, sendo mesmo um recurso em todos os ambientes da casa. A acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, torna-se cada vez mais uma obrigatoriedade, e a funcionalidade de todos os micro espaços da casa é agora um must to have.

PROJETOS DE CASAS TRADICIONAIS

- Ao contrário das casas modernas, estes contemplam nas suas fachadas ornamentações, marcadas por linhas de influência clássica.

- Utilização de materiais como pedra, madeira, e cerâmica, aplicados de forma tradicional e sem explorar a sua riqueza enquanto elementos estéticos e decorativos.

- São construções mais encerradas, com menor luminosidade, pois a evolução tecnológica permitiu aumentar não só as dimensões de vãos, como a redução dos elementos estruturais tendo naturalmente beneficiado as casas modernas.

- As coberturas nos projetos de casas tradicionais, são normalmente inclinadas, não sendo desta forma aproveitadas na sua plenitude, com exceção das construções tradicionais em açoteia, onde se explorava a cobertura para usos, como o aproveitamento da água da chuva ou para a secagem de alimentos pela exposição solar que adquiriam.

- Nos projetos tradicionais, contemplavam-se espaços mais segmentados e divididos por paredes onde as necessidades de espaço eram menores. A necessidade de ter estruturas menos espaçadas entre elas, faziam com que os espaços se tornassem mais reduzidos, menos iluminados e menos ventilados.

- A funcionalidade contemplada nos projetos, é algo que é considerada mais recentemente, que os projetos tradicionais não consideravam. Apenas se tinha em consideração pequenos aspetos que gradualmente foram sendo adaptados às necessidades atuais.

projetos-de-casas-modernas-desenho

QUAIS AS PRINCIPAIS VALÊNCIAS / BENEFÍCIOS DE UM PROJETO DE CASAS MODERNAS ?

Imagem contemporânea e atual, seguindo linhas simples e sem grandes ornamentações. Estes projetos de casas modernas, espelham a identidade de um indivíduo inovador e vanguardista que olha para o futuro.

Simplicidade de manutenção, sem a necessidade de realizar grandes investimentos aquando da necessidade de realizar obras de manutenção e conservação do imóvel.

Projetos de casas modernas adquirem cada vez mais adeptos pois são uma garantia de investimento, sendo no momento de venda do seu património, im investimento valorizado.

Aquando da execução da obra, baseada no projeto de casa moderna, com a minimização de elementos ornamentais, assim como pela utilização de uma menor variedade de materiais, irá representar uma economia substancial.

Há uma expressiva valorização e procura de casas modernas no mercado imobiliário, sendo que naturalmente faz elevar o seu custo. Bons projetos trazem-lhe a confiança de um bom investimento.

Conforme descrito em cima, dois dos pontos que distinguem os projetos de casas modernas, são a funcionalidade e usabilidade dos espaços, algo que nem sempre é fácil de descrever, mas são sem dúvida fatores fundamentais que se refletem na qualidade de vida dos proprietários e que devem considerar ao projetar casa.

O bem-estar que a casa moderna lhe traz é algo impagável, pois a amplitude espacial, a visibilidade entre distintas zonas da casa, possibilitando por exemplo cuidar dos seus filhos, enquanto cozinha, ou trata do jardim ou assiste televisão. Pequenos fatores que tomados em consideração são uma adição substancial de conforto do dia-a-dia.

As casas modernas, por considerarem mais iluminação natural, assim como mais ventilação (quando bem projetados), proporcionam reduções significativas do consumo de energia, assim como possibilitam tornar a sua casa mais sustentável e com reduzida necessidade de manutenção.

Por último, lembre-se que para elaborar um projeto, todos os detalhes são importantes, e que o imóvel é mais uma forma de expressar a sua identidade / marca ou negócio. Invista em acabamentos e estilos que combinem com o sua imagem. Por exemplo, se você possui um uma marca associada a uma vertente ecológica, é interessante investir em acabamentos que espelhem essa atitude também na construção e fazer os projetos de casas baseadas com essa temática. São pequenos detalhes que ao projetar reforçam a sua marca / imagem e fazem o diferencial diante de seus concorrentes ou clientes, fazendo-os lembrarem-se do seu negócio ou linguagem.

VEJA A NOSSA PÁGINA SOBRE CONSTRUÇÃO NOVA AQUI!

 

TEM DÚVIDAS? PRECISA DE APOIO NO SEU PROJETO? FALE CONNOSCO SEM COMPROMISSO.



Fotos: unsplash.com