Sabe o que é uma casa ecológica autossuficiente? Se pondera construir uma casa, então este post é para si! Deve ou não ter em conta considerações ecológicas no momento de projetar a sua habitação?
Cada vez mais preocupamo-nos com o meio ambiente e a sua preservação, pelo que se pensa em construir uma casa, deverá saber mais sobre casas ecológicas.
Casa ecológica autossuficiente é uma habitação que não só respeita o meio ambiente, mas tira o maior proveito dos aspetos e características da natureza e da área envolvente, é sobretudo uma construção "saudável”, eficiente energeticamente e com o menor impacto ambiental que fomenta a relação do homem com a natureza.
ÍNDICE
ToggleQUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UMA CASA ECOLÓGICA?
As casas ecológicas são pensadas para que os seus habitantes otimizem ao máximo o seu consumo energético, com os componentes integrantes da construção previstos para a sua localização geográfica. Uma casa ecológica integra conceitos e decisões logo na fase de licenciamento da sua construção.
O conceito de casa ecológica surge com o arquiteto norte-americano Edward Mazria, no final da década de 20, com o seu livro “Passive Solar Energy Book”. Nesta obra descreve a integração da arquitetura com as energias renováveis e levanta o debate do impacto no meio ambiente do sector da construção, para prever reduzir ao máximo os gastos com energia.
A integração das construções no meio ambiente, é crucial para o bem-estar do homem. A criação de vãos envidraçados que permitem a relação entre interior e exterior é fundamental para que o cérebro humano absorva a natureza trazendo bem-estar. A luminosidade no interior da casa, o conforto térmico a utilização de materiais amigos do ambiente e a utilização de energias renováveis são características patentes nas casas ecológicas.
A preocupação e cuidado com o ambiente é crescente, pois com as alterações climáticas é tópico que diz respeito a todos nós.
O SECTOR DA CONSTRUÇÃO TEM DE ESTAR MAIS SENSIBILIZADO
As construções não são indiferentes e têm de se adaptar às necessidades dos nossos dias, permitindo não só economizar nas contas no final do mês, mas sobretudo pela economia de meios e energia, respeitando o ambiente.
Alguns dos critérios, passam pela análise e implantação / orientação da construção no terreno, natureza da envolvente, de forma a tornar a casa autossuficiente, aproveitando a energia solar e luz natural nos espaços interiores. Assim como pela utilização de técnicas de ganhos energéticos como são as paredes de trombe, e elementos de sombreamento de zonas envidraçadas. Já a escolha dos materiais de construção terá de incidir sobre o respeito o meio ambiente aquando da sua produção e vida útil do material, tendo prevalência por matérias naturais e recicláveis, assim como o transporte dos mesmos.
FASE DE PROJETO DE CASA ECOLÓGICA
Na fase de projeto, dever-se-á contemplar a utilização e aproveitamento de energias para o aquecimento de águas quentes, com energia oriundas da biomassa, geotérmica e / ou por painéis solares. Já a energia elétrica, poderá ser produzida para autoconsumo por painéis fotovoltaicos (dependendo do sol) ou aerogeradores (dependendo do vento), devendo ser feita uma análise a cada caso e evolutivamente e expansiva dos elementos geradores de energia, podendo ser adaptados às necessidades do seu caso.
Os custos de construir uma casa ecológica, são infelizmente ainda bastante elevados atualmente, sobretudo no nosso país, face à construção corrente. O que nota é o construtor/promotor a utilizar métodos construtivos mais económicos e aquisição de materiais e mão-de-obra menos especializada, para fazer com que o lucro da venda dos imóveis seja mais avultada, elevando a sua margem de lucro. O cliente final tem uma palavra a dizer, mas continua na sua grande maioria a não valorizar um fator critico como a energia despendida com o uso da habitação.
Há ainda um enorme trabalho pela frente para todos os intervenientes no sector da construção, pois só com o conhecimento e informação poderemos todos diminuir a nossa pegada no meio ambiente e na direção da construção de casa sustentável e eficientes.
ASPETOS A CONSIDERAR NA CONSTRUÇÃO DE CASA ECOLÓGICA AUTOSSUFICIENTE
A casa ecológica é para todos uma obrigação moral e, todos devemos incentivar as tecnologias das casas autossuficientes para ajudar a preservar o meio ambiente. Os recursos naturais que se usam para produzir energia são esgotáveis e as condições são favoráveis para que se promover o desenvolvimento e propagação de sistemas renováveis, são pontos fulcrais para a construção de casas novas.
ESCOLHA DE MATERIAIS CONSCIENTE
O processo de construção para ser sustentável e reduzir ao máximo o impacto ambiental tem de garantir isso na sua génese de materiais sustentáveis. Utilizar materiais reciclados, que gerem poucos resíduos no seu fabrico e promovam o menor consumo de energia. Neste ponto, importa ressalvar a utilização de materiais locais, como forma de reduzir a pegada ambiental.
Como em qualquer construção, o processo inicia-se com a escolha do terreno ideal, para o ajudar neste tópico pode ler as nossas dicas de comprar terreno. As características de autossuficiência da edificação devem ser logo um ponto de partida no planeamento do projeto para esse terreno. A produção de energia é muito importante, prever na fase inicial do projeto de arquitetura.
ORIENTAÇÃO E ENTORNO
A integração das casas na paisagem e/ou meio urbano, deve respeitar o existente e o seu contexto envolvente (geográfico e climático), tendo em conta a adoção de sistemas construtivos, estéticos e materiais de forma saudável, através do desenho bioclimático. O conforto térmico e acústico, associado com uma boa gestão de resíduos, faz com que as casas sustentáveis tenham um expoente máximo, sendo a arquitetura moldada para integrar todos estes elementos, nunca esquecendo a funcionalidade, a dimensão, a luz, a cor e a textura dos espaços e materiais.
É preciso ter em conta a sua orientação e entorno. Numa zona com uma forte incidência solar, é relevante aproveitá-la ao máximo, mas também proteger-se dela.
ISOLAMENTO TÉRMICO
Um bom isolamento térmico da construção é a garantia de que mantêm uma temperatura agradável, quer nos meses quentes, quer nos meses frios, sem ter de recorrer a mecanismos artificiais para atingir esse conforto térmico.
ENERGIAS RENOVÁVEIS
Existem muitas fontes de energia renováveis, incluindo as turbinas de vento, painéis solares e sistemas geotérmicos. São sistemas, por vezes, dispendiosos, mas que permitem grandes poupanças com o passar do tempo. A fonte de abastecimento de água é ainda um ponto relevante considerar, recorrendo a um poço, ou depósito de armazenamento da água da chuva e os seus sistemas de reutilização. A instalação de sistemas solares integrados, produz energia elétrica para autoconsumo, usando a luz solar e também são parte integrante do edifício.
DESEMPENHO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UMA CASA AUTOSSUFICIENTE
A autossuficiência energética e a capacidade de gerar a energia para autoconsumo, por fontes limpas e renováveis é o objetivo da construção. Desta forma, para além do conforto da sua casa, caminhamos para uma sustentabilidade que devemos alcançar o mais breve possível. Uma casa autossuficiente diminui as despesas mensais com a energia e ajuda a conservar o meio ambiente, ao reduzir o consumo de recursos e aproveitando ao máximo o que a natureza de forma renovável e menos poluente.
CASA EXISTENTE: PEQUENOS TRUQUES PARA SER MAIS ECOLÓGICA
Sempre que pensar no que pode realizar na sua casa para a tornar mais ecológica, por vezes são pequenos atos, nem tão complicados assim que pode promover (até sem obras de renovações), como por exemplo:
— ADOTAR LÂMPADAS “LED”
— INVESTIR EM PAINÉIS SOLARES / FOTOVOLTAICOS
— DETETORES DE MOVIMENTO PARA ACIONAMENTO DAS LUZES
— TEMPORIZADORES DE TURN OFF COMO TELEVISÕES
— OPTAR POR EQUIPAMENTOS E ELETRODOMÉSTICOS COM CLASSE ENERGÉTICAS A OU AA
— POUPE NO CONSUMO DE ÁGUA (APLIQUE REDUTORES DE CAUDAL NAS TORNEIRAS)
— PROMOVA A VENTILAÇÃO NATURAL DOS ESPAÇOS INTERIORES
CONTACTE-NOS