5 vantagens em planear e projetar casa com um arquiteto

projetar-casa

Projetar casa com o planeamento prévio realizado por profissionais é uma decisão importante. A escolha de um gabinete de arquitetura é uma das primeiras ações que deve fazer para projetar casa.

O arquiteto projeta casas articulando os espaços de forma sábia e cirúrgica, respondem de forma minuciosa às exigências do seu programa e garantem a sua casa de sonho.
Mas afinal porque deve optar por estes profissionais quando pretende projetar casa.

1 – PROJETAR CASA COM NOÇÃO DA TOTALIDADE DO PROCESSO

O arquiteto tem o conhecimento para projetar casa, tendo em conta a totalidade do processo, desde o dia 1até ao dia em que o projeto se torna construído e depois vivido. A sua atividade requer conhecer de uma forma ampla as legislações relativas à construção, e assim terá a possibilidade de visualizar todo do processo com o seu envolvimento.
Todos os projetos têm as exigências e circunstâncias que necessitam de respeitar, quer sejam obras isentas de controlo prévio, quer sejam obras que necessitem de aprovação camarária. O arquiteto tem o conhecimento para poder enquadrar o projeto da sua casa e aconselhá-lo da melhor forma.

2 – TER UMA CASA PROJETADA QUE CUMPRE A LEGISLAÇÃO EM VIGOR, SEM ESQUECER O LADO VISUAL

É inegável que ter uma casa que segue todas as normas técnicas de construção e legislações em vigor, é um dos pontos de vantagem no momento de projetar casa. O arquiteto consegue projetar casa tendo em consideração esta vertente importante, sem se desviar do lado criativo, funcional e formal.
Evite projetar casa sem a consulta de um arquiteto, pois após a concretização de obras de forma ilegal, poderá ter problemas e a necessidade de regularizar a sua edificação pode-lhe incutir mais custos.
3 – Garantir um resultado feito à medida de cada um de nós
Com um gabinete de arquitetura poderá explorar um projeto de casa único, realizado à sua imagem, personalidade e necessidades. Projetar casa com base em premissas detalhadas e minuciosas, dá aos projetistas a possibilidade de explorar a sua criatividade e apresentar soluções arquitetónicas que visam enquadrar-se nas suas expectativas.
Cada projeto de casa é único, porque: cada cliente é diferente; cada terreno ou apartamento tem os seus enquadramentos e vicissitudes; e cada arquiteto tem as suas referências e distintas ideias.
Tudo isto combinado resulta naturalmente um projeto de casa singular.

 

4 – PROJETAR A HABITAÇÃO COM FOCO NA VALORIZAÇÃO E QUALIDADE ESPACIAL

Olhar para um lugar e através das suas características, potencializá-las, desenvolvendo projetos que transformam os espaços para impulsionarem a valorização dos imóveis, tendo em conta o aumento da qualidade espacial é o trabalho dos projetistas.
Comprar terreno para projetar casa é um ato que tem de ser corretamente medido, pois a arquitetura deverá responder às necessidades dos proprietários. Com o empenho e dedicação projetar casa é o exercício de conjugar determinados fatores (como a luz, os materiais, as perspectivas, volumes, entre outros) conferindo às diferentes divisões da casa uma qualidade espacial que valorize não só o seu valor de mercado, mas sobretudo a qualidade de vivência e permanência nos espaços.

 

5 – CRIAR ESPAÇOS OPTIMIZADOS E ADEQUADOS À SUA FUNÇÃO

Projetar casa passa pela noção de espaço e a forma como se dispõem é um raciocínio relevante no sucesso do seu projeto. Conseguir idealizar e optimizar as disposições espaciais, de forma a adequar cada um deles à sua função e uso, é o objectivo principal de um projeto funcional.
Esta é a mais valia do acompanhamento de um projetista no seu projeto, pois garante a optimização das divisões integrantes em cada casa, para se adequar a cada proprietário.
Cada centímetro quadrado conta no momento de desenvolver projetos de casas, para que se tire proveito das áreas disponíveis e aproveitar os espaços existentes na sua plenitude.

 

Fotos: unsplash.com

PRECISA DE AJUDA NO SEU PROJETO?