Edifícios nZEB – o que são e o que significam em construção nova?

Edificios nZEB

A eficiência energética dos edifícios nZEB (nearly Zero Energy Building - edifícios com necessidades quase nulas de energia) é um aspeto que tem cada vez mais atenção por parte da UE, pelo perigo à sustentabilidade ambiental, aliada à constante ameaça do esgotamento dos combustíveis de origem fóssil, o que nos leva à necessidade urgente de consumir energia de forma mais eficiente e caminharmos a passos largos para atingir o conceito NZEB (Net Zero Energy Building).

Um edifício nZEB é caraterizado por sistemas de consumo energético eficientes, acoplados a sistemas de produção de energia que em conjunto, originam um balanço energético anual nulo ou muito próximo de zero, garantindo o conforto, qualidade do ar interior e a otimização do seu desempenho energético. Com o grande objetivo de construir um planeta mais verde e sustentável.

Este conceito procura o equilíbrio energético, garantindo que o que se consome nesse edifício é produzido com recurso a energia renovável, ou seja, o que é consumido pelo uso desse imóvel é então produzido localmente e assegurando a produção para auto-consumo. Daí ser importante garantir que as necessidades de energia sejam reduzidas, os projetos têm assim de garantir a otimização térmica da envolvente e dos ganhos solares.

OS EDIFÍCÍOS COM NECESSIDADES ENERGÉTICAS QUASE NULAS — nzeb SÃO MAIS CAROS CONSTRUIR?

Os recursos de alto desempenho de eficiência energética de uma casa são de fato mais caros. Contudo, qualquer custo adicional será reduzido ao mínimo usando estratégias de eficiência. Isso ajudará a garantir que a construção de moradias novas com energia zero seja mais acessível. Para um edifício novo, 50% das necessidades de energia primária têm de ser garantidas com recurso às energias renováveis (2022) e a classe energética mínima é A.

O custo inicial é necessário (pelo incremento de isolamento, janelas mais eficientes, etc), contudo terá uma redução significativa no custo da conta de eletricidade e no gasto de recursos. Poderá, contudo, debater a temática com o atelier de arquitetura que selecionar e o desenvolvimento do projeto de arquitetura garantir uma economia de elementos e uma arquitetura bioclimática estreitamente relacionada com o lugar e o clima do território onde se insere.

PRECISO GARANTIR QUE A MINHA CASA É PASSIVEHOUSE PARA SER nzeb?

Esta dúvida é bastante frequente. A edificação certificada como passive house tem sempre de ser um edifício nzeb. Mas não necessita, na presente data (2022), uma construção nZEB ter de ser uma casa passiva / passive house certificada.

OS EDIFÍCIOS nzeb SÃO IGUAIS PARA TODO O PAÍS?

Na construção de edifícios nzeb, a quantidade de energia que é necessária produzir para um determinado edifício está relacionada com a zona geográfica e das condições climáticas. Estes requisitos energéticos que têm de ser cumpridos, mesmo na construção de moradias novas e compreendem a envolvente construtiva (envolvente opaca e envolvente envidraçada) e ainda pelos sistemas técnicos de ventilação, climatização, iluminação, energias renováveis, etc.

PORQUÊ É QUE É IMPORTANTE CONSTRUIR EDIFÍCIOS nzeb?

O parque edificado é responsável por cerca de 40% do consumo energético da Europa. A produção desta energia é assegurada pela emissão de gases efeito de estufa, sendo claramente uma preocupação ambiental, e a União Europeia estabeleceu metas rigorosas de redução das emissões com gases efeito de estufa. Existem também metas incluem as intervenções de renovações.

Com a entrada em vigor do Decreto-lei 101-D/2020 em 1 de Julho, ficam assim definidos os requisitos aplicáveis a edifícios para a melhoria do seu desempenho energético, assim como estipula o Sistema de Certificação Energética dos Edifícios. Com este diploma, fica já assegurado o cumprimento dos requisitos mínimos em fase de arquitetura e validade em fase de especialidades com os sistemas técnicos e a térmica introduzida novamente pelo Decreto-lei 102/2021 de 19 de novembro.

OS PROJETISTAS GARANTEM QUE O PROJETO E A OBRA DE CONSTRUÇÃO DE MORADIA NOVA É nzeb?

É importante que, para que projeto que demonstra garantir ser uma construção nZEBnzeb, seja cumprido à risca em obra, para poder ter uma casa sustentável e cumprir a legislação.

Se o construtor não tiver técnicos capazes de cumprir todas estas normas, poderá na fase final de construção aquando da certificação energética ter problemas com o processo.

Este ponto é relevante, pois em obra, surgem sempre muitas alterações, algumas até propostas pelo próprio empreiteiro. Ora se os projetistas não acompanharem a obra e se não lhes for pedido para verificarem se as alterações interferem com os requisitos e cálculos iniciais, o desempenho energético da construção pode ter uma performance diferente.

Importa relembrar que se estão previstos equipamentos e sistemas, estes têm mesmo de ser instalados em obra, como são os sistemas de aquecimento, arrefecimento, águas quentes sanitárias, sistemas previstos de ventilação, paralelamente cumprir com espessuras de isolamentos e especificações de caixilhos e vidros. Só com estes elementos em conjunto se potencia ao máximo a poupança energética.

Neste papel é fundamental um bom serviço de fiscalização de obra e um acompanhamento permanente dos projetistas em obra.

VAMOS FALAR SOBRE O SEU PROJETO DE EDIFÍCIO nZEB?