10 razões porque deve fazer uma remodelação à sua casa

10-razoes-porque-deve-fazer-uma-remodelacao-a-sua-casa

1 — LOCALIZAÇÃO: É A SUA CIDADE E O SEU BAIRRO

Como todas as vozes referem, a localização é obviamente um fator fundamental em matéria de imobiliário. Se a casa que tem já se situa na sua cidade preferida e no seu bairro de eleição, então deve considerar a remodelação do imóvel por profissionais qualificados para o efeito. Alterar de morada não irá trazer-lhe a comodidade e funcionalidade que certamente pretende. O certo é apostar no imóvel sempre que este preenche os seus requisitos de localização.

2 — AUMENTE O VALOR DO SEU IMÓVEL

De modo geral, as remodelações de interiores aumentam o potencial valor da casa.

Convém perceber que nem todas as obras são carimbo direto para uma valorização substancial. Isto porque, dependerá da qualidade dos trabalhos de remodelação, estritamente relacionado com o fato de ser realizada com um planeamento integrado.

Lembre-se que as divisões como a cozinha e a casa de banho tomam a maior fatia numa remodelação e que são os selling points de uma casa.

10-razoes-porque-deve-fazer-uma-remodelacao-a-sua-casa-spacelovers

3 — ATUALIZE AS REDES TÉCNICAS: TORNE A SUA CASA SEGURA!

As infraestruturas são as partes invisíveis da casa, e, porque não as vemos, muitas vezes são esquecidas. Contudo, têm uma extrema importância no nosso dia a dia e requerem a nossa atenção, sobretudo no momento de realizar obras em casa.

Estamos a falar das redes de águas e esgotos, da rede de eletricidade e ITED e também de gás, caso se aplique ao seu imóvel.

Se recentemente comprou uma casa usada que necessita de intervenção, ou se já vive há mais de duas décadas nessa casa, então deve considerar a inspeção desses elementos, ou mesmo prever a sua substituição, garantindo a sua segurança e a saúde. Por vezes, até a alimentação das partes comuns do condomínio também requerem uma inspeção.

4 — FUNCIONALIDADE DE PLANTA LAYOUT

Frequentemente quando a família aumenta, o pensamento é...será que necessito mudar para uma casa maior ou será que consigo adaptar a casa ao novo membro da família? A remodelação de casas é muitas vezes motivada pela necessidade de mais espaço ou mesmo de dar uma resposta mais eficiente aos espaços existentes.

Muitas vezes os nossos Clientes, procuram-nos para os ajudarmos a transformar a casa ou apartamento, para dar resposta à nova dimensão familiar. Sobretudo em remodelações, onde as casas tendencialmente têm áreas menores e onde o space planning ganha uma força ainda maior. Aqui um projeto de arquitetura torna-se fundamental, para garantir as necessidades da sua família, mas também saber os requisitos legais e espaciais que tem de fazer cumprir.

Sabendo que gosta da sua casa e que dificilmente arranja outra com tantos pontos positivos, é então normal a pretensão de "trabalhar" no layout da habitação. A conversão de outras zonas da casa, como sejam o sótão ou a cave, podem ser hipóteses viáveis.

5 — MELHORIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: POUPE A LONGO PRAZO

Com a realização de obras de remodelação tem a oportunidade de melhorar a eficiência energética da habitação. Poderá integrar na sua nova cozinha eletrodomésticos com classes energéticas eficientes (A a A+++), prever sistemas de sombreamento, novas caixilharias com corte térmico e vidros duplos, soluções de isolamento de parede, aquecimento por energia solar, entre outros aspetos de melhoramento do seu imóvel. Estas soluções irão fazê-lo poupar nas contas das utilidades e estará ainda a contribuir para redução do impacto negativo no meio ambiente.

6 — VALORIZE A PROPRIEDADE COM CONDIÇÕES DE CONFORTO E FUNCIONALIDADE

As remodelações são sempre formas de incrementar o conforto e a funcionalidade dos seus espaços. Uma cozinha funcional e bem planeada, pouca-lhe tempo na preparação das suas refeições. A escolha de materiais duradouros e com facilidade de limpeza, permitem-lhe manter o aspeto novo dos elementos durante mais tempo.

Nas remodelações assistimos a muitos pedidos de contemporaneidade dos espaços, onde já não é só o desgaste de uso e a urgente intenção, mas sim quem precisa de alterar o espaço para que se sinta confortável.

7 — COZINHA E CASA DE BANHO: MODERNIZE

Estes são os dois compartimentos de uma casa que mais desgaste têm e que fazem as pessoas se apaixonarem pela casa. O desgaste vem pelo fato se serem as divisões húmidas da casa e que por isso mais expostas à água e humidades. São também os espaços onde a funcionalidade tem de falar mais alto que a imagem, pese embora atualmente se consigam soluções estéticas que tornam os espaços mais aprazíveis e convidativos.

A iluminação para cozinha adequada é a forma de garantir que quando está a cozinhar não esforça a vista. Este ponto de estudo é um motivo importante para ponderar, remodelar a sua cozinha, ou pelo menos adaptar uma luz eficiente.

8 — PREPARE A SUA CASA PARA SER AGE-FRIENDLY

Dependendo em que fase da vida se encontra, poderá ser um bom motivo para que a casa lhe ajude a ter uma vida mais tranquila. A casa deverá responder e adaptar-se, nomeadamente:

— incluir uma casa de banho no seu piso térreo e se possível prever uma zona que possa ser um quarto no futuro, para não precisar de subir escadas diariamente;

— promover o nivelamento de todos os pisos de pavimento, eliminado ressaltos de materiais diferentes — reduzindo assim barreiras arquitetónicas;

— se tem espaço exterior, planeie com soluções de reduzida manutenção e com locais em sombra para poder usufruir do espaço em plenitude;

— garante de espaços acessíveis, como cozinha, casas de banho, corredores, etc.

Estes são apenas alguns exemplos que temos de ter em conta nas remodelações.

Para estas adaptações tão especializadas, não deixe de procurar um gabinete de arquitetura, que lhe dimensione e especifique todos os detalhes e para que a intervenção seja realmente funcional e legal.

9 — ESTÁ FINALMENTE NA ALTURA DE TRATAR DAQUELA HUMIDADE

Antes de gastar dinheiro em renovar a sua casa, com pinturas e mais soluções ‘cosméticas’, não feche os olhos àquelas manifestações que crescem nas paredes, ou junto às janelas, ou mesmo no teto da casa de banho. É absolutamente fundamental que se mantenha uma postura de manutenção do imóvel e que para além de reparar, se percebam as suas causas para poder intervir assertivamente. Nas remodelações, é muito frequente que os Clientes solicitem a reparação de zonas de humidade com bolores, mas o nosso entendimento é mais profundo, sendo que não importa tapar agora o problema, que este volta a aparecer num futuro próximo.

10 — ECONOMIZE A REMODELAR

As remodelações são um investimento significativo e, por vezes, são o motivo para afastar os compradores de casas usadas para remodelar. As preocupações do que se compra e a gestão de obra são temas complexos que muitas pessoas evitam contratar.

Contudo, se já tem uma casa para remodelar, deve considerar que se decidir antes comprar uma propriedade nova a estrear, deverá sempre adicionar os valores extra ao custo da mesma, como o IMT, imposto de selo (IS), despesas legais de notário e o IMI de imóvel novo é sempre mais elevado.

Por outro lado, ao optar por remodelar, pode beneficiar da realização de obras de reabilitação com IVA reduzido de 6%, que são ótimos incentivos à reabilitação de imóveis.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PREENCHENDO O FORMULÁRIO EM BAIXO.