Como alavancar resultados com software de gestão de obras

software-gestao-obras

Toda remodelação ou construção, seja ela grande ou pequena, envolve uma quantidade enorme de variáveis a serem controladas. Além do acompanhamento de prazos e custos, e da gestão adequada dos recursos da obra, é preciso ainda manusear as expectativas do cliente.

Nesses casos, contar com a ajuda de um software de gestão de obras pode ser o diferencial na qualidade do projeto de arquitetura entregue. Continue a leitura e descubra quais os benefícios de aderir a um software de gestão de projetos de arquitetura.

RAZÕES PARA ADERIR A UM SOFTWARE DE GESTÃO

Então, por que adotar um software de gestão de obras? Na verdade, os motivos que levam um profissional a adotar esse tipo de ferramenta no seu dia-a-dia são muitos.

Desde o aumento da produtividade da sua equipa, até o controle dos prazos e a melhoria do relacionamento com o cliente, essa tecnologia é capaz de auxiliar os profissionais da construção civil na realização de trabalhos rotineiros, de forma a melhorar a qualidade do serviço executado.

A seguir conhecerá os principais benefícios em aderir a um software de gestão de obras.

INTEGRA DIFERENTES ÁREAS DA EMPRESA

Seja no estaleiro de obras ou no escritório, para que seja possível entregar um projeto de qualidade, é preciso que todos os colaboradores estejam em sintonia.

Isso quer dizer não só o arquiteto e o mestre de obras, mas também as pessoas que estão trabalhando do escritório, e até aqueles responsáveis pelos setores administrativo, recursos humanos e financeiro.

Por meio do uso de um software de gestão de obras é possível integrar todas as atividades de todos os colaboradores dentro de uma única plataforma.

ACOMPANHAMENTO DE TAREFAS

Outro grande benefício do uso de softwares de gestão de obras é a facilidade no planeamento e acompanhamento da execução das tarefas. A tecnologia facilita a identificação de todas as etapas e processos de obra.

Sendo assim, por meio da criação de cronogramas completos é possível controlar os prazos de forma mais assertiva, garantindo a entrega do projeto dentro dos limites estipulados.

AUMENTA A PRODUTIVIDADE DA EQUIPA

Esse benefício é uma consequência do anterior. Como as informações da obra estão reunidas em um só lugar, fica mais fácil para os colaboradores identificarem as tarefas pelas quais são responsáveis.

Além disso, a possibilidade de atualização das informações em tempo real garante que todos estejam inteirados acerca do andamento das atividades. Nesse sentido, fica mais fácil antecipar imprevistos e evitar retrabalhos.
Da mesma forma, como as informações podem ser acessadas remotamente por meio do uso de smartphones, tablets e laptops, o uso de softwares em nuvem contribui também para a melhoria da comunicação entre os colaboradores de obra, diminuindo assim a quantidade de ruídos de comunicação.

CRIAÇÃO DE RELATÓRIOS PRECISOS

Não se gerencia o que não se mede! Por isso, para que seja possível realizar uma gestão de obras eficiente, é necessário acompanhar o desenvolvimento da obra, de forma a identificar falhas e desperdícios, e verificando os resultados financeiros.

Para te ajudar nessa difícil tarefa, os softwares de gestão de obra fornecem relatórios completos com métricas de desempenho relevantes e fáceis de serem analisadas. Isso oferece o panorama geral necessário para que seja possível tomar decisões mais assertivas.

Além disso, os relatórios são uma ótima forma de manter o cliente informado acerca do andamento da obra. Isso confere uma maior transparência e confiança na relação entre contratante e contratado.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Quando melhoramos os processos de obra e elevamos a produtividade dos colaboradores, o resultado é a diminuição de custos. Isso porque a otimização dos recursos e do tempo contribui para um melhor aproveitamento do trabalho da sua equipa de obras, o que ao final, só favorece o aumento da lucratividade da sua empresa!

Se chegou até aqui então já percebeu que adotar um software de gestão de obras pode ser o detalhe que falta para que melhorar os resultados do seu escritório! No entanto, é necessário escolher a ferramenta certa.

Recomendamos VEJA OBRA, um software de gestão de obras completo, que ajuda desde o planeamento até a execução dos seus projetos. Poderá testar este software de forma gratuita durante 30 dias e desta forma sentir a sua verdadeira ajuda na elaboração de projetos de arquitetura de qualidade e na gestão das obras.

 

 

Foto: vejaaobra.com.br