No decorrer de um projeto de remodelações de interiores é muito frequente a substituição de material de pavimentos e, nesta fase importa sempre considerar as várias opções de pavimentos interiores modernos. Existem inúmeras soluções, muito embora nem todas se adaptem bem a todos os espaços da casa e/ou às especificidades do imóvel em que se está intervir.
ÍNDICE
ToggleBREVE DESCRIÇÃO DOS PAVIMENTOS INTERIORES MODERNOS
PAVIMENTOS LAMINADOS
Nos pavimentos laminados distinguem-se os que que têm folha de madeira dos que têm uma impressão de madeira na superfície. Também a constituição das suas camadas altera muito de materiais para materiais, havendo até mesmo opções onde se podem utilizar laminados em espaços húmidos, sendo conhecidos pela camada final ser resistente à água. Importa referir, que não só a camada superfícial deve ter essa capacidade, também as camadas adjacentes deverão ter uma capacidade de resposta à presença de água. Por isso este material deve ser muito equacionado em colocar em espaços húmidos, como as casas de banho e cozinhas.
O pavimento é composto por três ou mais camadas, sendo normalmente a camada superior em folha de madeira, e que visualmente assume uma parecença ao pavimento de soalho de tábua corrida, sendo uma das razões porque é tão escolhido.
A aplicação destes pavimentos flutuantes é muito frequente em remodelações de interiores de imóveis, uma vez que procuram espelhar as características de madeira, o material de conforto de eleição, e que não carecem da espessura no chão desses materiais, nemtão pouco a especificidade de aplicação.
São materiais de rápida e fácil montagem, requerem espessuras reduzidas e de baixa manutenção.
Como pavimentos interiores modernos de uso mais frequente em remodelações, importa sempre considerar as características deese material, pois existem muitas opções no mercado.
Assim deve sempre ver a resistência à abrasão, a constituição da camada superfícial, a sua capacidade de resistentência à água, a sua forma de aplicação e de união entre as várias peças, acessórios de rodapé e de perfis, o nível de variação da textura (isto no caso ser impresso), se tem bisel nas arestas, etc.
PAVIMENTOS EM VINIL
O pavimentos interiores em vinil são alternativas muito interessantes aos pavimentos laminados / flutuantes. Estes têm a capacidade de serem totalmente impermeáveis pelo que é sempre uma escolha comum para quam gosta de ter pavimentos contínuos em todas as divisões da residência ou mesmo escritório, etc.
Como se comportam muito bem com a presença de água, a possibilidade de limpeza com água é perfeitamente possível.
Estes pavimentos são obviamente impressos, havendo assim uma infinidade de padrões e cores, sendo o forte do mercado a sua procura incessante em se assemelhar com madeira.
PAVIMENTOS DE MADEIRA MACIÇA
LAMPARQUET
Na categoria dos pavimentos em madeira maciça, muito sucintamente referimos o lamparquet, os tacos e o soalho. É o material mais desejado por todos em ter em casa, mas que requer alguma manutenção para se manter em bom estado, sendo contudo um material muito duradouro (dependento obviamente também do tipo de madeira maciça que se está a aplicar).
O lamparquet é um pavimento em madeira maciça, que pelas características do tamanho das peças pode até ser utilizado em remodelações. O tamnaho standard de 1cm de espssura, muitas vezes é ainda possível de aplicar em remodelações e confere um efeito visual muitio apreciado, pois ainda permite brincar com a aplicação do mesmo. As dimensões poderão variar entre os 24 e 30cm de comprimento e 4 e 5cm de largura.
Como qualquer pavimento de madeira, requer uma tratamento final após a aplicação, por colagem a uma betonilha perfeitamente nivelada.
SOALHO MACIÇO DE TÁBUA CORRIDA
Este é o pavimento mais desejado nas habitações. Embora o tema do artigo seja pavimentos interiores modernos, não podemos deixar de referir este material que se mantém na atualidade como um material prime e com argumentos mais que justificáveis.
A tábua corrida de uma madeira maciça, tratada, envernizada é um ponto de excelência em qualquer espaço.
Existem ainda inúmeras madeiras possíveis de aplicar neste sistema, desde madeiras com mais ou menos nós, madeiras mais escuras ou claras e cada uma imprime uma identidade diferenciada ao espaço onde se integra. Pode ser especificado madeira de riga, afizélia, carvalho, sucupira, jatobá, entre outras.
A aplicação do soalho, pode ser na forma tradicional de fixação sobre sarrafos de madeira, ou sobre placas de OSB ou contraplacado ou ainda sobre betonilhas.
Em termos de dimensões, são também várias as opções disponíveis no mercado. Das dimensões mais comuns encontrar destacamos: espessura varia de 1,8 a 2 cm, a largura entre 9 e 14 cm e comprimentos de 60cm a 3m.
TACOS
Os tacos são ainda hoje muitas vezes aplicados também. Não tanto em construção nova, mas muito em remodelaçoes interiores. O taco é uma forma mais económica de ter um pavimento de madeira maciça a um custo mais acessível.
Existe o taco macheado e o taco tradicional. O macheado é característico por ter a forma de encaixe entre peças de macho-fêmea. O tradicional é uma peça sem estes encaixes. De uma forma geral, os tacos oscilam em espessura entre 17 e 20mm, e são peças mais pequenas que o lamparquet, situação que faz baixar o custo em relação às tábuas de soalho.
PARQUETONE
Este material é muito semelhante ao taco, mas a característica que o distingue é a espessura mais reduzida, cerca de 14mm, o que permite a aplicação em zonas onde as camadas disponíves para reveretimento fical de pavimento não albergam um taco.
Á semelhença dos tacos, são aplicados através de colagem ao substrato regularizado (de nível) de betonilha por colagem.
PAVIMENTO EM MOSAICOS CERÂMICOS
Os revestimentos de mosaicos cerâmicos são ainda muito considerados, sobretudo nos compartimentos húmidos e muito apreciados pelas empresas de construção, pois garantem durabilidade e que lhes promove confiança apra a garantia dos trabalhos prestados.
Contudo, o surgimento no mercado de peças monomassa, de grandes dimensões, retificadas, tem sido casa vez mais uma utilização em espaços nobres das casas, como as salas e áreas de distribuição. São sem dúvida materiais muito fáceis de limpar, com manutenção praticamente nula e com texturas muito versáteis capazes de se enquadrar em vários estilos e ambientes quer residenciais, quer comerciais e institucionais.
PAVIMENTO EM CIMENTO AFAGADO OU MICROCIMENTO
O pavimento de cimento afagado é uma mistura de cimento com areia que confere uma superfície manchada e de aspecto heterógeneo. Não se recomenda a sua aplicação no exterior.
Quando o reboco está aplicado na superfície, ainda fresco, é adicionado pó de cimento na superfície, como que polvilhando toda essa área, e de seguida com a colher de pedreiro alisa-se a superfície (queimando-a pela reacção quimíca entre os materiais) o que endurece a superfície, como que uma crosta mais resistente. Esta superfície pode ainda levar verniz como acabamento final.
É uma forma mais económica de ter uma aspeto de cimento manchado no pavimento, sendo contudo menos resistente que o microcimento.
O microcimento é composto por uma mistura de pigmentos ( para dar a cor pretendida), adesivos (resinas) e argamassas finas, sendo aplicado por camadas, totalizando espessuras de 3mm, sendo assim muito conveniente para remodelações. Convém referir que das camadas iniciais a fibra de vidro é um requisito que tem de ser tido em conta, para garantir a redução de fissuração neste pavimento.
Estes materiais são especialmente sensíveis às oscilações das construções, sendo que as fissuras serão pontos difíceis de reparar nestes materiais.
A versatilidade do microcimento é de fato espantosa, no sentido de poder ser aplicado sobre mosaicos, betonilha, etc, garantindo uma regularização das superfícies e de forma contínua sem juntas. Existem desde já inúmeras cores no mercado e o acabamenrto final é de um verniz de dois componentes, conferindo-lhe a característica de acabamento mais resistente que o cimento afagado.
Muitas soluções ficaram de fora deste artigo, como por exemplo pavimentos em cortiça, os pavimentos compostos por vários materiais, pavimentos em pedra e compósitos, etc.
A inovação e a tecnologia cada vez impulsionam mais a criação de novos materiais e a categoria de pavimentos interiores modernos não é exceção.
Como sumário, na escolha dos materiais de pavimentos interiores modernos para as suas obras em casa, deve ter em atenção:
1- Entender o uso da divisão: sem é ou não um ambiente húmido
2- Utilização desse espaço: muito ou pouco tráfego e necessidade de resposta ao impacto
3- Requisito estético de continuidade do material igual em toda a área de intervenção
4- Disponibilidade de budget
5- Gosto pessoal
Fale connosco sobre o seu projeto, preenchendo o formulário em baixo, em breve entraremos em contacto.