Remodelações interiores durante a pandemia

Stay Safe Remodelar em tempos de pandemia

As remodelações interiores durante a pandemia covid 19, são para muitos uma necessidade, pois o confinamento, o teletrabalho e a tele-escola, impõem-se como atividades diárias em espaços muitas das vezes desprevenidos.

A realidade dos nossos dias, face à imposição do coronavírus na nossa sociedade, elevou á importância da nossa casa, como porto seguro e como o nosso abrigo.

OS ESPAÇOS DESPREVENIDOS DA NOSSA CASA

Vivendo 24/7 em casa, os espaços que antes tinham funções de dormir, estar e cozinhar, têm mais amplitude funcional e surge a necessidade da flexibilização do espaço.

A apropriação dos espaços e o tornar a casa mais habitável e adaptada às novas exigências, leva a muitos de nós, confinados em casa, a promover o sentimento de mudança.

Muitos de vós, em partilha com a família, já certamente moveram mesas e armários, deslocaram o sofá e as cadeiras para dar lugar ao escritório e è escola improvisada.

Na sequência destas ações o espaço desprevenido, foi a responder às novas solicitações da vivência atual. E provavelmente, como nem sempre o espaço disponível pode permanecer estático, a escola e o escritório diário, transformam-se em sala ou quarto à noite.

Certamente na sequência destas circunstâncias, as remodelações interiores na pandemia Covid 19, fazem-nos repensar as soluções espaciais e estudar novas respostas e ainda admitir quais os objectos e elementos em falta e, para muitos de nós, o que temos em excesso.

As recomendações das entidades de saúde, enquanto medidas de proteção necessárias em casa, revelam uma delimitação de um núcleo “sujo” (designada área contaminada) onde se deverão manter os sapatos, os casacos e roupa com que foram à rua, deixando o resto da casa totalmente livre de contaminação.

Mais do que nunca, a criação de um espaço, que pode ser um hall de entrada mais confinado, uma divisória não utilizada (e que possa ser fechada e interdita às crianças, por exemplo) ou mesmo um armário transformado em cápsula fechada onde guardar esses itens por tempo suficiente, são uma excelente opção.

MELHORIAS DE ESPAÇOS DA CASA: DO IT YOURSELF

As remodelações interiores, em tempos de Covid 19, podem também incluir as pequenas remodelações, num conceito de DIY (Do It Yourself).

A tarefa de pintar o quarto (tantas vezes adiada!) tem agora finalmente tempo para acontecer.

O restauro / pintura de móveis antigos é também uma excelente oportunidade para criar um novo look e tirar partido do tempo disponível para promover o conforto no lar.

Outra hipótese, para quem tem um terraço ou uma varanda, é o momento de tornar esses espaços mais funcionais, pois para tirar partido da sua potencialidade, requerem uma apropriação mais firme.

PLANEAMENTO DE REMODELAÇÕES INTERIORES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Para muitosas transformações na sua casa são mais profundas e a realidade do DIY não se compatibiliza com as necessidades.

A disponibilidade atual para o planeamento de remodelações interiores e projetos de design de interiores em tempos de pandemia, é provavelmente única, por vários motivos:

- pelo motivo tempo, para alguns de nós o confinamento deu-nos mais tempo disponível, para pesquisar, recolher informação, contactar profissionais habilitados;

- nunca vivemos tanto os espaços da casa como nesta a nossa realidade e conseguimos diagnosticar os pontos críticos e as falhas que os espaços e infraestruturas têm;

- a pressão que vivemos potencializa as nossas prioridades, assim as listas do must-have e o nice-to have, tornam-se muito mais claras e mais facilmente se tomam decisões;

COMO FAZER PARA INICIAR AS REMODELAÇÕES INTERIORES

Dependendo do momento no processo de remodelação ou projeto, os seguintes passos podem desencadear e ajudar a tornar esse plano concretizado.

1. AGENDE UMA CONSULTA VIRTUAL COM UM PROFISSIONAL

Muitos têm mais tempo disponível agora do que normalmente (as deslocações deverão ser reduzidas ao mínimo, pelo que sugerimos que reúna pessoalmente apenas com quem tiver intenção de avançar).

Neste sentido, pode valer a pena uma videochamada. Permitirá que pergunte sobre o modo de trabalho e as necessidades do seu projeto, as suas dúvidas e anseios. Compartilhe fotos inspiradoras do que realmente pretende e até pode aprender como fazer medições precisas, sem que numa fase inicial se desloquem pessoalmente.

2. MELHORAR OS ESPAÇOS EXTERIORES

O período que se prevê que se mantenha o distanciamento social é incerto. Contudo, os riscos de contágio são ainda grandes, pelo que se tiver um espaço exterior, será algo que poderá tomar a sua atenção.

Pode começar a ponderar estruturar o espaço de quintal que tem, para que o possa usufruir convenientemente o exterior, que em tempos de pandemia Covid 19 é certamente um bem precioso. Um espaço exterior que convide a ser desfrutado passa muitas vezes na colocação de um deck de madeira, uma zona sombreada com pérgolas ou pergolados e uma área de lazer acaba sempre por admitir uma zona de refeições exterior, como espaço para uma mesa e até mesmo confeção com churrasco.

Vale a pena contratar um arquiteto, um arquiteto paisagista, consoante as exigências do seu projeto, para que o exterior seja um espaço bem aproveitado.

3. PROJETE E PLANEIE!

Para a maioria dos proprietários de casas e apartamentos, o tempo entre perceber que precisa de uma remodelação interior e, atuar para a executar é geralmente de seis meses ou mais (dados da plataforma Houzz).

Assim, aquele tempo extra, pode ser um excelente momento para nutrir essa ideia. Crie, por exemplo, um board no pinterest com o que gosta e desta forma pode começar já a planear os próximos passos.

 

Se quiser agendar uma videochamada com a spacelovers, envie-nos uma mensagem.

 

Foto crédito: unsplash.com

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PREENCHENDO O FORMULÁRIO EM BAIXO.