De modo geral, os projetos de remodelações de cozinha nova ronda as 8 - 10 semanas, isto para uma cozinha nova de dimensão média. Para isto, é imprescindível que o projeto de arquitetura seja realizado com detalhe suficiente para que a preparação de obra se intensifique e antecipe todos detalhes que irão resultar na nova cozinha.
Neste prazo de execução de referência para uma nova cozinha, temos de salvaguardar que, em obras onde a remodelação inclui espaços maiores, demolição de paredes, novas configurações, novas redes técnicas, deverá contar com mais tempo, que poderá ascender a 12 semanas para uma renovação de cozinha nova.
ÍNDICE
ToggleA SEQUÊNCIA DE REMODELAÇÃO DE COZINHA NOVA
OS SIMPLES 8 PASSOS PARA OBTER UMA COZINHA NOVA
1- Demolição dos armários e bancadas existentes
2- Remover os revestimentos existentes
3- Abertura de roços para as redes técnicas
4- Colocação de novas redes técnicas
5- Colocação de novos revestimentos
6- Colocação de iluminação na nova cozinhar
7- Pinturas
8- Montagem dos armários, bancadas e equipamentos
COZINHA NOVA - QUANTO CUSTA A SUA REMODELAÇÃO DE COZINHA?
O orçamento para uma cozinha nova depende sempre muito do grau de intervenção neste espaço. Em geral, uma remodelação de cozinha nova, sem alterações de redes técnicas e demolições, ronda os 8 mil euros (valor dependente do tamanho da cozinha). Um valor médio de remodelação de cozinha nova é de 16 mil euros, este valor incluí as novas canalizações, revestimentos, layout otimizado, bancadas, armários, tudo para ter uma cozinha nova. Obviamente que se fazem cozinhas por valores bem mais baixos que estes montantes, mas aí a qualidade dos materiais e a extensão da intervenção será certamente mais reduzida, conseguindo-se, contudo atualmente bons resultados com budgets mais baixos.
Em projetos complexos e arrojados, à medida, com materiais nobres e duradouros, com todos os acessórios de arrumação que facilitam a funcionalidade numa cozinha, facilmente uma cozinha nova ascende a valores superiores de 40 mil euros (valor dependente do tamanho da cozinha).
O custo é sempre proporcional às opções projetuais, à escolha de materiais, à profundidade do detalhe e ainda às condicionantes do imóvel existente, onde a dimensão dita esses valores. Fatores como as ferragens escolhidas, o modo de aproveitamento de todo o espaço para arrumação e que acessórios utilizar, pode sempre tornar a sua cozinha superfuncional, mas irá refletir no preço da cozinha.
Mas mais do que saber quanto custa a remodelação de uma cozinha nova, importa perceber qual o valor máximo que deve gastar na sua cozinha.
Em grosso modo, o valor da cozinha é 12-15% do custo total da casa, pelo que não deve gastar mais que esse valor na sua cozinha nova. Por exemplo, num imóvel cujo valor é de 200 mil euros, não deverá gastar nunca mais de 30 mil euros na obra de remodelação deste espaço. Até porque valores superiores não serão absorvidos no valor do imóvel em caso de venda futura.
QUANDO DEVO REMODELAR A COZINHA ?
As remodelações interiores são cada vez mais comuns e esta divisão é normalmente um dos espaços da casa com maior uso e desgaste, portanto mais necessitada de renovação. A remodelação pode passar não por ter uma cozinha nova, mas por ter uma nova cara, desde que não esteja degradada.
Existem algumas coisas que pode fazer na sua cozinha para lhe dar estilo e manter-se num orçamento mais limitado.
Adicione iluminação, troque simplesmente as portas ou as frentes de gavetas, opte por cozinhas termolaminadas (em vez de cozinhas lacadas), deixando os interiores dos móveis existentes, substitua a cuba ou a torneira, ou mesmo os eletrodomésticos, entre outros. A empresa de construção poderá avaliar as hipóteses possíveis de concretizar, no seu caso específico.
Fotos: unsplash.com
PRECISA DE UM ORÇAMENTO? ENVIE-NOS O SEU PEDIDO