InterioresMateriaisObras em casa

Cozinhas Lacadas versus Cozinhas Termolaminadas

cozinhas-lacadas-versus-cozinhas-termolaminadas-ilha

Qual escolher? Vamos tentar esclarecer quais as principais diferenças entre cozinhas termolaminadas e cozinhas lacadas, de forma a lhe possibilitar a escolha informada aquando da sua remodelação interiores em Lisboa. As cozinhas lacadas são certamente mais elegantes e, as cozinhas termolaminadas são garantidamente mais económicas.

 

O QUE SÃO COZINHAS TERMOLAMINADAS ?

O termolaminado também muitas vezes designado de postforming, não são bem o mesmo material, passamos a explicar.
O postforming tem os cantos em curva, o que permite o revestimento do material de acabamento contínuo. E é aqui que se diferem as cozinhas termolaminadas, pois este interrope o acabamento nos topos.
São laminados decorativos de alta pressão, termomoldável, aplicado sobre uma camada base normalmente em aparite ou MDF.
Este laminado como se molda facilmente, tem a capacidade de ser curvado e esta característica possibilita o revestimento de arestas boleadas ou outras aplicações, no postforming. Nas cozinhas termolaminadas, as arestas são revestidas com orlas de vários materiais e cores.
As cozinhas termolaminadas têm por isso uma grande resistência ao desgaste, ao calor, ao impacto e mesmo uma boa resposta às manchas. Constituindo-se por isso num material durável e com facilidade de limpeza, pois a superfície não é porosa. A limpeza das cozinhas termolaminadas é feita com um pano húmido (com pouca água) e com detergentes multi-uso, embora isentos de componentes agressivos. Não é recomendado o uso de ceras, pois deixa a superfície gordurosa e de difícil limpeza.
Nas cozinhas termolaminadas, como o material não é contínuo (há sempre o remate das arestas com orlas), acaba por ter pontos frágeis à humidade, devendo as orlas serem feitas com bastante cuidado. Este ponto deve ser sempre passado à empresa de construção para evitar essas patologias. Em termos estéticos, as orlas podem até ser um detalhe interessante quando se opta por colocar uma cor diferente das restantes superfícies, , sendo um toque subtil que embeleza as cozinhas termolaminadas.

O QUE SÃO COZINHAS LACADAS ?

As cozinhas lacadas são naturalmente mais elegantes, isto porque o processo de lacagem confere uma uniformidade às superfícies incontornável. Sejam as frentes, as arestas ou os sotados, toda a superfície consegue obter este acabamento. Em termos de design, é um material que permite essa versatilidade. As cozinhas lacadas também assumem uma excelente facilidade de limpeza, pois a superfície é toda impermeabilizada. A qualidade das tintas, cores e os brilhos possíveis determinam as subtilezas dos acabamentos, como o alto brilho, mate, satinado, texturado ou mesmo metalizado. A escolha dos acabamentos deverá ser sempre um trabalho de conjugação com os azulejos de cozinha a aplicar nas zonas de contacto.

PRECISA DE REMODELAR A SUA COZINHA ? FALE CONNOSCO!

COZINHAS TERMOLAMINADAS

Vantagens das cozinhas termolaminadas
- Preço mais acessível que as cozinhas lacadas, ainda mais significativo se optar por utilizar cores standard, como o branco, cinza ou cores padrão (ver por exemplo os da marca egger).
- Rapidez de execução, sendo que não necessita de aguardar por pela secagem de tintas ou lacagens.
- Material durável, com grande resistência ao risco e ao impacto.
- Homogeneidade do acabamento final, sendo este algo que é garantido logo de fábrica.
- Grande facilidade de limpeza, nas cozinhas termolaminadas.
- Possibilidade de obter efeitos de madeira, pedra, metal ou outros como aspeto final.
- Variedade elevada de tons/cores texturas/padrões, e orlas (bordas/topos) com o mesmo aspeto ou mesmo com aspeto diferente como forma de constrate nos armários de cozinhas termolaminadas.
- Possibilidade de obter topos de cores e texturas diferentes das faces das portas, pois a orla é aplicada após o corte da dimensão dos painéis.

Desvantagens das cozinhas termolaminadas
- Portas com orlas nos topos, com menor capacidade de resistência às águas, se a sua constituição for em aparite com colagem de orla nos topos, resulta uma aresta sensível às humidades.
- O acabamento das orlas nem sempre fica com o melhor aspeto, resultando numa linha escura entre a face da porta e a orla.
- Cores e acabamentos limitados, pese embora haja um leque bastante alargado de opções.
- Tipos de puxador/abertura das portas mais limitados, pois não permite que se efetuem rebaixos / sotados pois iria revelar o aparite que tem na sua composição.
- Menor resistência ao fogo, quando comparado com cozinhas lacadas.
- Armazenamento do produto, sensível às humidades e à exposição solar.
- Problemática da substituição de algum elemento após descontinuação de produção de algum tipo de cor / textura de modelo do laminado.
- Mais restrito quanto às dimensões de portas existentes, sendo que poderão ter de seguir as dimensões standard, quando se escolhem modelos de portas com feitios / ornamentos quando não lisas

COZINHAS LACADAS

Vantagens das cozinhas lacadas
- Multiplicidade de cores, sendo possível escolher com base no catálogo de cores NCS com mais de 1950 cores disponíveis.
- Possibilidade de realizar todo o tipo de recortes, formatos, dimensões diferentes, pois a base é normalmente em MDF e a imaginação é o mesmo o limite. Esta características faz das cozinhas lacadas uma excelente opção.
- Pode ser mate ou brilhante (ou outros níveis de brilho intermédios), consoante o acabamento pretendido.
- Acabamento soft ao toque, característica muito atrativa nas cozinhas lacadas.
- Uniformidade garantida pela lacagem em fábrica, por as cozinhas lacadas não têm juntas.
- Bastante resistente à humidade, não só pela lacagem, mas também garantido pela base for o MDF hidrófugo.

Desvantagens das cozinhas lacadas
Opção mais dispendiosa quando comparar do com as cozinhas termolaminadas.
- Risca com maior mais facilidade, pese embora já haja no mercado lacagens com elevada resistência.
- Limpeza não tão facilitada quando comparadao com as cozinhas termolaminadas.
- Maior fragilidade no que respeita à resistência mecânica.
- Problemática no momento de substituição de alguma peça anteriormente lacada, pois a nova lacagem nunca terá a mesma coloração que a existente, pois as cores alteram-se/oxidam consoante a exposição solar, a pátina e o simples passar do tempo.
- Como se trata de uma pintura a spray, poderá haver algumas irregularidades nas superfícies, sendo estas mais notórias quando se trata de acabamento brilhante.

 

cozinhas-lacadas-versus-cozinhas-termolaminadas

 

 

 

 

cozinhas-lacadas-versus-cozinhas-termolaminadas-spacelovers

 

 

 

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO