Cozinha Modular versus Cozinha por Medida

spacelovers-remodelações-projetos-obras-arquitetura-cozinha-lacada-branco-pedra-bancada-marmore

As remodelações de cozinhas agregam várias decisões, sendo uma questão de fundo, a opção por cozinha modular ou cozinha por medida.
Tentamos demonstrar-lhe as vantagens de desvantagens de ambas neste artigo, para que possa iniciar o seu planeamento.

COZINHA MODULAR

A cozinha modular é normalmente mais económica por ser produzidasem série, é contudo um produto de menor qualidade e com pouca capacidade de adaptação aos espaços existentes. Isto porque como o nome indica, é modular. Os armários têm medidas standard que se conjugam no intuito de melhor preencher o espaço disponível, deixando muitas das vezes desperdício de utilização de arrumação.

A escolha desta opção requer que se informe da tabela de dimensões que não costuma divergir de marca para marca, contudo requer que se faça a verificação antes de prosseguir com a aquisição da mesma. As medidas padrão disponíveis são normalmente com larguras de 60cm, 50cm 40cm e 30cm, podendo haver mais algumas disponíveis no mercado.

Se uma casa tiver recantos, os armários standard irão criar zonas de desperdício de espaço muito grandes, dando origem a painéis fixos nos extremos da correnteza dos armários, perdendo assim grande percentagem de espaço de arrumação.

Muitas destas cozinhas são vendidas em superfícies comerciais da especialidade, oferecendo várias gamas, algumas com designs apelativos e diferentes, mas sem capacidade para serem personalizadas e / ou adaptadas ao seu espaço em particular.

Por serem produtos standard e desde que disponíveis em stock, permitem rapidez na entrega, o que leva muitas pessoas a optar por este sistema.

Relembramos que ao valor de compra dos vários módulos deve sempre acrescentar o custo da entrega e o custo de montagem ao seu orçamento. O tempo de espera para a instalação tem de ser também considerada, preveja a compra com antecedência; a não ser se seja adepto de DIY (do it yourself).

COZINHA POR MEDIDA

A escolha de cozinhas por medida pressupõe uma vontade de adaptar os armários ao espaço que tem disponível na sua habitação, evitando áreas vazias que promovem cantos desaproveitados e inestéticos.

São as verdadeiras cozinhas completas, mais frenquentes em cozinha sala open space, pois favorece este espaço unificado com maior qualidade e requinte na carpintaria.

A cozinha por medida permite a personalização e um maior controle dos materiais que aplica, quer para as frentes de portas, interiores, ilhargas acabadas ou quer para o material de bancada ou de splashback (parede acima da bancada).
O layout da cozinha deve ser estudado, com base na frequência de utilização do espaço, na funcionalidade e no seu design.
Elabore sempre o projeto de interiores referente à sua cozinha. Se não for corretamente planeada, perde a oportunidade de ter uma cozinha funcional e que esteticamente lhe agrade e acima de tudo que garanta as necessidades funcionais.

Na cozinha por medida é relevante a possibilidade em compatilizar os armários com os eletrodomésticos e fazer os armários com a altura do pé direito disponível, aumentando substancialmente o volume de arrumação.

Na execução de cozinhas por medida, o carpinteiro / marceneiro irá sempre ele próprio confirmar as medidas em obra.

Neste tipo de cozinhas o orçamento costuma contemplar a execução, a entrega e a montagem da cozinha no local da obra.

Cozinha Modelar VS Cozinha Por Medida _ Quadro Síntese

Baixo | ** Médio | *** Elevado
(1) Este ponto varia muito de fabricante para fabricante e mesmo de materiais escolhidos. Informe-se acerca das garantias individualmente consoante o tipo de materiais.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PREENCHENDO O FORMULÁRIO EM BAIXO.