Cozinha sala open space: tendência em remodelações de interiores?

Cozinha open space

Cozinha sala em open space é sem dúvida uma tendência crescente nas remodelações de interiores, mas, na verdade, quais as vantagens e desvantagens deste tipo de layout? Será que é sempre uma vantagem ter a cozinha sala open space? As cozinhas abertas para a sala são uma boa opção para vivenciar uma amplitude espacial que com as compartimentações não é possível.

A procura de harmonização e a vivência contemporânea procura uma maior amplitude de espaços, ao contrário de uma forte compartimentação que muitos imóveis existentes apresentam.

A luminosidade, a fluidez de circulação e a capacidade de homenagear a luz natural, são motes para muitas remodelações interiores que apresentam o layout de cozinha open space como a melhor solução, sobretudo, por permitirem um maior aproveitamento do espaço, sendo fundamental em casas pequenas.

Integrar a sala com a cozinha criando um espaço aberto e unificado pode ser adaptado a vários tipos de casas.

Cozinha sala open space esquissos

COZINHA OPEN SPACE — DEFINIÇÃO

O open space é um conceito de organização espacial (space planning) que nasce da flexibilização na compartimentação. É sobretudo necessária em espaços de serviços, de escritórios, onde a estrutura do edifício permite grandes vãos entre pilares e as divisórias não têm nenhuma função estrutural.
Assim, uma área ampla garante-se sem quaisquer elementos de obstrução — paredes.

Obviamente que estas transições espaciais requerem determinadas características construtivas e reportando-nos para as habitações, nem todos os imóveis permitem ter uma cozinha sala open space.
Sempre que as condicionantes construtivas estão ultrapassadas, o open space volta-se para os espaços da cozinha, sala de estar e sala de jantar, no entanto, existem outras divisões onde o conceito de open space é também possível e amplamente utilizado.

Em reconversões, é frequente se assistir a tipologias T0 ou mesmo em lofts e penthouses a total abertura dos espaços, enaltecendo a amplitude espacial.

A cozinha separada da cozinha é especialmente favorita para quem gosta de cozinhar intensamente e com privacidade total, desta forma consegue-se separar as funções nos espaços, e habitual em cozinhas antigas. Esta decisão é o equilíbrio entre os hábitos e as características do imóvel.

 

Sumariamente podemos antecipar os prós e os contra deste conceito de cozinhas completas:

VANTAGENS DE COZINHA EM OPEN SPACE

— Tirar o máximo potencial do espaço amplo, sobretudo para casas pequenas;
— Funcionalidade, pois se ganha com termos de iluminação natural, fluidez e vivência;
— Promove o convívio e torna a cozinha no coração do espaço social;
— Decoração da cozinha como um must-have, pela exposição e protagonismo deste espaço no seio da casa;
— Layout contemporâneo, extremamente valorizado no mercado imobiliário pela crescente procura do mercado;
— Valoriza o imóvel, o que se pode traduzir num incremento do valor de marcado da propriedade, desde que seja feito uma remodelação consciente e profissional.

DESVANTAGENS DE COZINHA EM OPEN SPACE

— Para cozinhas de uso muito frequente, pode não ser a melhor forma de se apresentar, pois tendencialmente de estar mais arrumada, mas com uma cozinha planeada, dificilmente não manterá tudo arrumado;
— Perda de privacidade, uma vez que a cozinha faz parte da parte social (existem, contudo, possibilidades em projeto de remodelações garantir a flexibilidade da conexão dos espaços);
— Cheiros e gorduras na zona da sala, se não escolher um bom exaustor e se não manter uma boa limpeza e substituição dos filtros;
— As cozinhas com sala tendencialmente adotam os eletrodomésticos embutidos, para haver maior consistência nos armários, sendo estes normalmente mais dispendiosos;
— O barulho dos eletrodomésticos a funcionar, pode ser um contra, apesar de no mercado já existirem equipamentos extremamente silenciosos.

EM QUE CASAS SE DEVE OPTAR PELA COZINHA SALA OPEN SPACE?

Em habitações, assiste-se sobretudo a grandes vantagens em apartamentos com área reduzida, onde o espaço é precioso, e a zona da parede de separação entre a sala, ao se converter em espaço de refeições, ganha-se, pela união dos espaços, mais área, embora garantindo com duas funções. Aqui apenas salientamos as possibilidades de cada demolição interior, que dependendo do tipo de construção e sistema construtivo poderá implicar a necessidade de reforço estrutural, isto especialmente em remodelações de cozinhas.

Sempre que a habitação permite áreas generosas para a cozinha, a separação dos espaços pode ser uma opção. Muitas das vezes a própria cozinha tem a zona da lavandaria e nem sempre é possível ocultar este espaço de tratamento de roupas da zona da sala, se convertermos os espaços em cozinha sala open space.

Mas, na verdade, em novas moradias também se recorre muitas vezes a este conceito de organização espacial, pois transmitem um viver contemporâneo. Assim usufrui-se de elementos-chave pelo espaço conjunto, como seja uma ilha com balcão de refeição ou zona de bar, a própria lareira, o elemento fogo, e ainda a zona da TV.

São pontos fulcrais no espaço social que se conviverem no mesmo compartimento, afastados o suficiente para gerarem funcionalidade, promovem uma qualidade espacial que as áreas repartidas por compartimentações não garantem. A iluminação natural, o arejamento e por vezes até o dual aspect, são fatores que nos dão qualidade espacial, melhoramento da qualidade do ar interior, logo melhores condições de habitabilidade.

Assim sendo, não havendo restrições do sistema construtivo, adotar cozinha sala open space, é um conceito espacial que se adaptam aos vários tipos de imóveis, mas sobretudo, são espaços que se relacionam com o lifestyle, com as formas de habitar e o viver do dia-a-dia e hábitos familiares. A cozinha sala em open space é uma tendência nas cozinhas completas.

Na spacelovers, o pensamento inicial para a cozinha com sala, quer de um projeto de remodelações ou mesmo de um projeto de arquitetura de construção nova, é garantir que a vivência e as características familiares dos seus residentes se coadunam com o open space.

Se tem em vista saber mais sobre este tema de cozinhas modernas e cozinhas com sala, deixamos-lhe alguns exemplos onde se pode inspirar aqui.

COZINHA E SALA EM ESPAÇO ÚNICO, MAS MULTI FUNCIONAL

O ‘open concept’ de cozinha sala em open space é a solução de aumentar os metros quadrados deste espaço de convívio e de trabalho. Garantir, por um lado, um espaço multi funcional, com bancadas de trabalho, por outro espaço de convívio. Já é frequente usar-se as cozinhas para realizar os trabalhos de casa, ler um livro ou mesmo trabalhar com nos portáteis. Centralizar na zona de refeição estas possibilidades revelam a adaptação da cozinha à vivência contemporânea.

COZINHA OPEN SPACE COM A SALA

Naturalmente que as cozinhas sala em open space são muitas vezes fruto de um layout de cozinha com ilha ou de cozinha com península. Adotar estas configurações permite a valorização de um espaço de confeção / preparação dinâmico havendo pontos de interesse que promovem e privilegiam a transição para o espaço de sala.

As ilhas e penínsulas de cozinhas que se atravessam como elementos definidores de limites, são caraterizados por terem uma altura superior às bancadas de trabalho, rondando os 1,2 m de altura para permitir a criação de breakfast bar e colocação de bancos altos. Assumem ainda uma largura diferenciada, fugindo dos 60 cm de largura standard, para os 90cm de largura. Para espaços mais ousados é comum introduzir-se formas geométricas diferentes do retângulo estático, podendo adotar formas mais orgânicas e convidativas à circulação no seu torno.

Cozinha sala open space

Cozinha sala open space com ilha

LAYOUTS DE COZINHA SALA OPEN SPACE SÃO TODOS IGUAIS?

A ideia de aumentar a qualidade espacial de uma cozinha aberta ou não com a sala, é garantir que as mais-valias são realmente exploradas ao máximo.
Por vezes, pensa-se que basta demolir uma parede e a verdadeira vantagem está garantida. É um erro comum. Não basta essa característica para promover um espaço adequado, uma transição espacial e ainda conseguir conjugar e imprimir a funcionalidade necessária. Assim a resposta é muito clara, não existe um “layout-receita” de cozinha open space que funcione para todas as cozinhas abertas com a sala e se possa replicar. Ainda importante salientar que as obras de remodelação deverão sempre ter em conta os requisitos legais de edificação e ainda as acessibilidades dos espaços e afastamentos mínimos.

O espaço de cozinha open space requer ainda um maior exercício de disposição, pois se acaba por perder uma parede, duas frentes, que por norma são sempre zonas onde se encostam a armários ou despenseiros para arrumação.

Cozinha sala open space placa de gás

DICAS PARA COZINHA OPEN SPACE

1. O estilo e a decoração: a sala e a cozinha são um só, deverá garantir uma homogeneidade de elementos, texturas e cores. Escolher o mobiliário da cozinha conforme a estética utilizada para a sala, criando um equilíbrio entre cores e materiais.

2. Apostar num sistema de exaustão eficiente: para evitar a proliferação dos cheiros, odores e vapores, invista num bom exaustor e numa boa posição da placa em relação às janelas existentes.

3. Eletrodomésticos encastrados: será mais agradável visualmente estarem totalmente integrados nas carpintarias da cozinha e integrar-se perfeitamente no resto da casa.

4. Arrumação: garantir que a mobília da sala e os armários da cozinha são equilibrados e convivem bem, sabendo ainda quais os armários ou móveis que necessita ter para arrumar os seus utensílios de cozinha e itens pessoais nas salas. Optar por mobiliário à medida, para aproveitar todo o espaço da melhor maneira possível.

5. Estudar a necessidade de criar elementos divisórios entre zonas no espaço amplo: eventualmente poderá ter a necessidade de criar algum tipo de privacidade para uma zona de estar/SOHO, ou mesmo na zona do hall de entrada, tudo isso é possível recorrendo a estantes, elementos verticais tipo screens, etc.

6. Pavimentos: uma das grandes preocupações na cozinha sala open space é a continuidade nos pavimentos; se por um lado na zona da sala se procura conforto, na cozinha quer-se manutenção e durabilidade, existem no mercado de materiais opções que conciliam os dois requisitos, estimulando a criatividade e gerando ligação dos ambientes!

Esquissos e Foto principal: spacelovers
Fotos: unsplash.com e pexels.com

VAMOS PLANEAR A SUA COZINHA?