Despensa na Cozinha: Vantagens e Desvantagens

Cozinha com prateleiras e rack metálico

Ter uma despensa integrada na cozinha pode ser uma excelente solução para quem quer ter mais espaço de armazenamento e uma organização mais eficiente na cozinha. No entanto, como em qualquer decisão de design de interiores, existem vantagens e desvantagens a serem consideradas ao optar por ter uma despensa na cozinha. Neste post, exploramos os prós e contras da integração de uma despensa na cozinha, os vários tipos de despensas existentes e como integrar esse recurso em remodelação de cozinhas em imóveis existentes.

TIPOS DE DESPENSAS - REMODELAÇÕES DE COZINHAS EXISTENTES

Existem vários tipos de despensas, incluindo as despensas walk-in (espaços construídos), despensas embutidas, despensas deslizantes e despensas em torre. Durante a elaboração do projeto de design de cozinhas, a equipa da spacelovers, promove o debate com os Clientes para perceber a dinâmica de utilização da cozinha, os hábitos de arrumação necessários, para que em conjunto possa existir uma perfeita decisão para as necessidades a responder.

A despensa walk-in é a opção mais espaçosa e oferece bastante espaço para armazenamento.
A despensa embutida é uma ótima escolha para cozinhas menores, pois é integrada diretamente nos armários da cozinha.

Cozinha com arrumação integrada occulta.

DESPENSA NA COZINHA - LAYOUT WALK-IN

Uma despensa walk-in é a versão de despensa na cozinha mais tradicional, tipicamente um pequeno compartimento dentro da cozinha. Despensas destas são uma boa escolha para quem tem uma cozinha grande e prefere o layout tradicional.

VANTAGENS DE UMA DESPENSA INTEGRADA NA COZINHA EM LAYOUT WALK-IN

Neste aspeto, consideramos um espaço encerrado por paredes com porta autónoma do espaço da cozinha. Despensa na cozinha é normalmente localizada a um canto do próprio espaço da cozinha ou com acesso por um corredor, junto à cozinha, que pode até aproveitar um desvão de escada ou um espaço residual junto a infraestruturas. Os pontos positivos são:

— MAIS ESPAÇO DE ARRUMAÇÃO: Ter uma despensa integrada na cozinha pode oferecer espaço adicional para armazenar alimentos, panelas, louças e utensílios de cozinha e por vezes até equipamentos de limpeza, reduzindo a necessidade de armazenamento em outras áreas da casa.

— ORGANIZAÇÃO: Uma despensa integrada pode ajudar a manter os alimentos e utensílios de cozinha organizados, fisicamente separados os móveis e facilmente acessíveis. Normalmente são organizadas com prateleiras fixas.

— FACILIDADE DE ACESSO: Com a despensa integrada na cozinha, tudo o que é necessário está ao alcance das mãos, economizando tempo e esforço na hora de cozinhar.

DESVANTAGENS DE UMA DESPENSA NA COZINHA EM LAYOUT WALK-IN

— DELIMITADOR DE ESPAÇO: A construção de uma despensa dentro do espaço da cozinha pode constranger a circulação deste espaço e ter formas que muitas vezes não foram pensadas da melhor forma para otimizar a arrumação, acabando por ser espaços de arrumos mais caóticos. Integrar uma despensa na cozinha pode significar uma redução no espaço disponível para outros elementos da cozinha, como bancadas e armários. Portanto, é importante considerar o tamanho da cozinha e o espaço necessário para acomodar a despensa.

— CUSTO: A integração de uma despensa pode ser um investimento significativo e aumentar o custo total da obra de remodelação da cozinha. É necessário avaliar se o benefício da despensa justifica o custo.

— MANUTENÇÃO E ORGANIZAÇÃO: Uma despensa integrada requer manutenção adequada para garantir que os alimentos e utensílios de cozinha permaneçam organizados e limpos. Uma despensa integrada pode tornar a organização dos alimentos mais difícil. Com o espaço limitado, é necessário um planeamento cuidadoso para alocar todos os alimentos. Caso contrário, a despensa pode ficar desorganizada e difícil de usar.

— VENTILAÇÃO: Um espaço encerrado de armazenamento deve ter ventilação para que possa permanecer com uma boa qualidade de ar interior. Normalmente estes espaços são periféricos e não têm janelas para o exterior, pelo que o arejamento natural não é uma opção.

DESPENSA NA COZINHA - INTEGRADA OU EMBUTIDA

A despensa na cozinha integrada pode materializar-se de diversas formas, sendo que são opções para cozinhas que não têm espaço suficiente para despensas walk-in, assim surgem soluções contemporâneas, para as cozinhas completas e que podem ser adaptáveis para designs modernos ou tradicionais.

A despensa embutida é instalada dentro de um armário da cozinha e pode ser facilmente oculta. Isso pode ser uma solução prática para cozinhas de menores dimensões que não têm muito espaço disponível, ou mesmo para cozinhas abertas com sala em open space, onde se pretende disfarçar espaços de arrumação.

— DESPENSA ABERTA: Uma despensa aberta é uma prateleira ou estante instalada na cozinha para armazenar alimentos. Esse tipo de despensa é uma ótima maneira de manter os alimentos organizados e muito acessíveis. É especialmente usada em temperos que são guardados em recipientes com design e fazem parte da própria decoração da cozinha, ou até mesmo, um rack metálico dedicado a especiarias, fixo à parede.

— DESPENSA COM PORTA DE VIDRO: Uma despensa com porta de vidro é uma opção elegante e moderna que permite ver todos os alimentos armazenados. No entanto, pode ser um pouco mais difícil de manter organizada e requer mais cuidado com a limpeza.

— DESPENSA DESLIZANTE: é uma solução para espaços limitados, pois os alimentos e utensílios são armazenados em prateleiras que deslizam para dentro e para fora da unidade, usual no aproveitamento de cantos e zonas mais inacessíveis.

VANTAGENS DE DESPENSA INTEGRADA EM MÓVEIS DE COZINHA

— ECONOMIA DE ESPAÇO: Uma despensa integrada em móvel de cozinha pode ajudar a economizar espaço, pois aproveita o espaço vertical e mantém os alimentos e utensílios organizados e acessíveis.

— MAIS ORGANIZAÇÃO: Com uma despensa integrada, pode organizar os alimentos e utensílios de maneira mais eficiente, tornando mais fácil encontrar o que precisa.

— DESIGN ATRAENTE: Uma despensa integrada em móvel de cozinha pode ser projetada para combinar com o design de sua cozinha, tornando-a mais atraente e funcional.

— FÁCIL ACESSO: Com uma despensa integrada, você pode ter fácil acesso a todos os seus alimentos e utensílios, tornando o processo de cozinhar e preparar alimentos mais eficiente e agradável.

DESVANTAGENS DE DESPENSA INTEGRADA EM MÓVEIS DE COZINHA

— LIMITAÇÃO DE ESPAÇO: Uma despensa integrada em móvel de cozinha pode ser limitada em termos de espaço de arrumos disponível, especialmente em cozinhas menores.

— MAIOR CUSTO NOS ACESSÓRIOS: Dependendo do design da despensa integrada, pode ser difícil acessar os itens armazenados no fundo, o que pode tornar difícil encontrar o que precisa, sobretudo se não recorrer a ferragens especiais que facilitam o acesso, mas que encarecem a execução do projeto da cozinha.

— MAIOR TEMPO DE INSTALAÇÃO: A instalação de uma despensa integrada em um móvel de cozinha pode ser mais demorada e complicada do que a instalação de uma despensa walk-in (normalmente apenas prateleiras fixas), o que exige a contratação de um profissional.

Cozinha com pretaleiras desalinhadas e com bancada

INTEGRAR UMA DESPENSA NA COZINHA

Se está pensar em remodelar sua cozinha para incluir uma despensa, existem alguns pontos a considerar. Primeiro, determine o tamanho e o tipo de despensa que precisa. Em seguida, planeie cuidadosamente onde a despensa será instalada e como esta afetará a disposição da cozinha, a sua mobilidade neste espaço, enquanto cozinha e prepara alimentos. Este exercício é fundamental para que possa antever a mais valia que a despensa walk-in lhe poderá trazer.

Para cozinhas existentes, a despensa embutida é geralmente a melhor opção, pois ocupa menos espaço. A despensa aberta também pode ser uma solução prática para cozinhas maiores. É importante lembrar que a despensa na cozinha deve ser facilmente acessível e estar próxima da área de preparação de alimentos para facilitar o uso, mesmo em cozinhas com ilhas simples, onde a bancada de trabalho pode ser usada como mesa de refeição.

Assim, ao optar por uma despensa construída, em layout walk-in, há uma redução do espaço disponível na cozinha para outras funções. Dependendo do tamanho da cozinha, a integração de uma despensa pode limitar a mobilidade e tornar a área de trabalho mais apertada, pelo que para cozinhas pequenas a solução de despensa embutidas são preferíveis.

Fotos: unsplash.com by Prydumano e pexels.com by Valeriya Kobzar e Rachel Claire

VAMOS PLANEAR A SUA DESPENSA NA COZINHA?