A iluminação interior nas remodelações interiores

Iluminação Interior Cozinha

A iluminação interior desempenha um papel essencial na arquitetura e design de interiores dos espaços. Além de fornecer a luz necessária para a vida quotidiana, os diferentes elementos de iluminação ajudam a melhorar e destacar aspetos característicos dos espaços, como elementos decorativos e até peças de arte.

Significa que aprender a aplicar a iluminação no design de interiores dá a possibilidade de oferecer mais conforto aos utilizadores, destacando áreas específicas ou objetos do mobiliário e trazer uma sensação de conforto à casa. Por isso, é fundamental dedicar tempo suficiente para considerar as diferentes possibilidades que um espaço oferece e planear a iluminação para cada espaço funcional, na sua obra de remodelações interiores.

A iluminação interior vai além das clássicas lâmpadas de teto como fonte de luz única. Qualquer casa requer candeeiros de pé, apliques de paredes, downlights embutidos nos tetos ou em carpintarias integradas, luzes direcionáveis, spots de pavimento ou mesmo integrados em paredes.

Iluminação Interior

ILUMINAÇÃO INTERIOR EM REMODELAÇÕES INTERIORES

Os projetos de remodelação que a spacelovers executa confortam cada momento com este elemento tão especial para o espaço que é a luz, seja uma luz natural, ou a luz artificial.

Os projetos de remodelação de apartamentos e remodelações de moradias definem exaustivamente quer a iluminação para cozinhas, quer as iluminações de espaços de permanência como as salas, quartos, casas de banho e mesmo espaços de distribuição e circulação.

Para projetos mais complexos existem sempre iluminações adequadas a espaços mais específicos, como no caso de escritórios, salas de brinquedos, bibliotecas, ginásio, closets, entre outros. Cada espaço projetado é consideravelmente um momento de acrescentar valor ao seu imóvel e promover uma experiência de vida mais funcional.

 

TIPOS DE ILUMINAÇÃO INTERIOR

A categoria de iluminação interior considera inúmeras subcategorias de luzes com vários tipos.

Qualquer espaço interior é iluminado por dois tipos de iluminação.

A iluminação exterior, proveniente das janelas, que pode ser mais ou mesmo eficiente, conforme como são orientadas no projeto de arquitetura. Por outro lado, os diferentes elementos de iluminação interior que escolhermos incluir na remodelação de interiores. São estes que ajudarão a dar personalidade ao espaço e maior destaque a certos elementos ou características específicas.

No conceito de iluminação interior podemos encontrar vários tipos de iluminação no design de interiores:

— Iluminação difusa é a iluminação geral do ambiente. Distribui a luz pelo espaço de maneira homogénea e sem criar contraste.

— Iluminação direta, que proporciona a grande maioria da luz. É aconselhável optar por um sistema baseado em mais de uma fonte de iluminação. Desta forma, forneceremos a iluminação necessária para o dia a dia do espaço. A iluminação direta, tem o foco direcionado para uma superfície ou para um objeto específico.

— Iluminação indireta, esta iluminação permite que o fluxo de luz sobre uma superfície se espalhe pelo espaço. A grande vantagem da luz indireta no projeto de iluminação é que o espaço fica mais intimista.

A iluminação pontual e decorativa é composta por aqueles elementos que visam adicionar valor estético ao espaço em questão. Um exemplo seriam as lâmpadas de mesa de cabeceira, ou mesmo é o exemplo de uma luz direcionada para um quadro específico ou uma escultura.

Uma boa gestão da iluminação no design de interiores combina os diferentes tipos. Dessa forma, pode dar um estilo específico a cada espaço. Por exemplo, um que marca a tendência há muito tempo, é o estilo nórdico, cujos elementos-chave são cores claras, madeira, luzes quentes, cabos expostos e minimalismo. A iluminação também servirá para destacar aqueles detalhes decorativos aos quais se aspira dar mais importância.

Iluminação Interior Direta

ILUMINAÇÃO INTERIOR DE TETOS

A iluminação interior de tetos é a forma de iluminação artificial mais frequente, por uma distribuição difusa. Muitos dos espaços têm um ponto de luz fixo no centro do espaço e desta forma, com a luminária selecionada poderão iluminar consoante as necessidades.

Ora, já há muito tempo que a iluminação interior de tetos é objeto de estudo pelo design de interiores e de iluminação para garantir que esta superfície tem a sua importância no espaço e pode enriquecer a qualidade de vivência no mesmo.

A iluminação interior de tetos é sobretudo preponderante e valorizada em locais de trabalho, onde a decoração de escritórios tem de contemplar um estudo sério que contemple as várias atividades desenvolvidas. De forma geral, a temperatura 4000K (luz neutra) a mais adequada e a referência para 500 a 1000 lux, consoante a especificidade da atividade de comércio ou serviços prestados nesse espaço.

ILUMINAÇÃO INTERIOR DE SALAS

Falamos de iluminação interior de salas é reforçar que há muitas propostas que podem ser usadas nesse ambiente que vão além do clássico abajur e dos pendentes de teto.

A iluminação difusa para sala é aquela feita com lâmpadas no teto que podem estar distribuídas pelo ambiente, como também pode estar centralizada, ideal para o projeto de iluminação sala de estar pequena.

A iluminação difusa é muito comum em projetos de iluminação de sala de estar e jantar integradas.

A luz indireta é muito utilizada nas salas modernas, sendo que o projeto luminotécnico tende muito a propor luz em sancas de gesso ou rasgos decorativos na parede, que se tornam momentos contemporâneos no espaço. Ficam certamente espaços valorizados esteticamente e proporcionam mais conforto ao ambiente que é sempre o que se procura quando se investe na nossa casa.

E a iluminação interior direta para sala pode ser feita usando luminárias pendentes, ou até mesmo os clássicos abajur.

Iluminação Interior Casa de Banho

ILUMINAÇÃO INTERIOR DE ESCADAS

Para a iluminação interior de escadas, deverá considerar a quantidade, intensidade e posicionamento certos. O estudo de luz de escada pode parecer pouco relevante, pois é um espaço de circulação e não de permanência, mas não deixa de ser necessária uma boa iluminação geral.

— Assegurar que a iluminação interior de escadas não é refletida pelas superfícies dos degraus. Se forem superfícies polidas e reflectantes deve atender a essa questão na instalação de spots.

— Permitir o controlo da luz (interruptor) no início e fim das escadas, desta forma a autónima do utilizador é total; ou em alternativa optar por iluminação interior de escadas com sensor de movimento.

— Considerar a luz de presença se se tratarem de escadas de emergência, com downlights de superfície e de encastrar com lâmpadas LED.

— Evitar excesso ou escassez de luz nas escadas para não haja projeção de sombras escuras, e evitar ilusões de ótica com a utilização de diferentes fontes de luz, para manter uma iluminação segura.

COMO GERIR A ILUMINAÇÃO INTERIOR EFICAZMENTE?

Para gerir a iluminação interior da maneira mais eficaz, será necessário considerar diferentes aspetos.

Em primeiro lugar, será fundamental realizar um estudo das dimensões do espaço, localização e dimensão das janelas. Dependendo da iluminação exterior do espaço que pretende projetar, deverá optar por um sistema de iluminação geral ou outro. Os diferentes fatores técnicos e ambientais são importantes para escolher um sistema de iluminação que não seja muito caro.

Por outro lado, elementos de iluminação pontuais podem ser usados ​​para enfatizar a decoração. Com os elementos decorativos de iluminação, irão oferecer personalidade e originalidade a todos os espaços.

CASA INTELIGENTE E A DOMÓTICA NA ILUMINAÇÃO INTERIOR

Com o avanço da tecnologia, com sistemas de domótica, pode controlar todas as luzes da sua casa com o “smartphone”. Pode agrupá-las por cenários, alterar a sua intensidade ou cor, gerar ambientes ou programá-las a partir de qualquer lugar. Além disso, é possível ligá-las, desligá-las ou modificá-las através da voz.

A “casa conectada” / “casa inteligente” é hoje, mais do que nunca, uma realidade. Muitas casas integram eletrodomésticos, aparelhos, sistemas de iluminação e sistemas de segurança que podem ser controlados a partir de qualquer parte do mundo, através de um smartphone com acesso a um tarifário de dados móveis.

A iluminação interior foi um campo pioneiro nesse sentido e, gradualmente, os sistemas de iluminação inteligente tornam-se cada vez mais simples, acessíveis e compatíveis com a decoração e com o design de interiores. Com estes revolucionários sistemas de iluminação consegue conectar as lâmpadas e os pontos de luz da casa ao seu “smartphone”, tablet ou laptop. Além disto, também pode controlá-los por comandos de voz através do Google Assistant, Google Home ou Amazon Alexa.

A chegada das lâmpadas LED foi uma verdadeira revolução, pois permitiu uma maior qualidade de iluminação e uma grande poupança de energia. O próximo passo foi combinar a tecnologia LED com sistemas de conectividade, como a tecnologia Bluetooth ou o sistema Wi-Fi, que nos dão total controlo da iluminação interior.

Se pondera avançar com uma remodelação de casa ou mesmo com a construção de uma nova casa, planear no projeto de design de interiores a iluminação inteligente, pode ser um bom investimento.

Fotos: unsplash.com

VAMOS REMODELAR A SUA MORADIA OU APARTAMENTO? CONTACTE-NOS.