Must-have na Decoração de Escritórios

Decoração de Escritórios

A decoração de escritórios é totalmente intrínseca à identidade, à forma como determinada empresa se aspira apresentar ao mercado do seu setor e gera na globalidade um posicionamento da marca na sua indústria. As remodelações de espaços corporativos de grande dimensão, ou mesmo de lojas de bairro, ou gabinetes de profissionais liberais, são sempre projetos distintos que consistem no conhecimento prévio da atividade profissional para garantir que a disposição dos espaços responde funcionalmente ao que são as suas necessidades.

A decoração dos escritórios é quanto mais abrangente e assertiva, para determinada empresa ou empresário, quanto mais o projetista conhecer do negócio, as suas ambições, o seu público-alvo, as suas interações com o B2B ou B2C.

Para os escritórios corporativos, um dos maiores focos no design de interiores tem de ser obrigatoriamente os lugares de trabalho — a sua qualidade e ergonomia. A produtividade é também resultado de boas condições de trabalho, que passam sem dúvida por uma cadeira confortável, uma mesa de secretária profunda o suficiente para permitir o posicionamento do monitor e computador.

Mas o estilo de decoração de escritórios agrega a vontade e ambiente de trabalho que será certamente diferente para um open space que privilegia o trabalho colaborativo e teamwork, para uma empresa com gabinetes privados, mais conservadora e formal nas interações entre colaboradores.

PROJETAR ESPAÇOS DE ESCRITÓRIOS

Na fase inicial de qualquer projeto, e a decoração e escritórios não é exceção, existem sempre algumas questões a fazer para que o envolvimento do projetista seja autêntico para determinado caso específico. Para estabelecer um escritório efetivo os objetivos devem estar bem definidos.

Deixamos algumas dessas questões em baixo:

Que tipo de atividades são desenvolvidas nesse escritório?

Há necessidade de espaços de trabalho individual?

Capacidade do espaço quanto ao número de lugares de colaboradores?

Que estilo de escritório é o mais adequado para a política e cultura da empresa?

Algum requisito específico para este escritório?

A criação de espaços de trabalho que inspiram, aumentem a produtividade, sejam espaços flexíveis e consolidem a cultura e identidade empresarial e materializam a missão e valores da empresa são os objetivos de qualquer projeto de decoração de escritórios.

O projeto de arquitetura de interiores aliado à decoração consegue transformar os espaços corporativos e otimizar as distribuições funcionais. A imagem da empresa é também um cartão de visita do seu espaço de trabalho e de reuniões, onde acolhe os seus Clientes e fornecedores. A impressão que se passa tem de ser acima de tudo profissional.

Decoração de Escritórios Ergonomia

ERGONOMIA NO AMBIENTE LABORAL

A ergonomia no trabalho é um ponto importante para qualquer empresa e sem dúvida um aspeto relevante no projeto de decoração de escritórios. A preocupação com o bem-estar dos colaboradores revela uma consciência empresarial madura.

O design de interiores e a disciplina de ergonomia tem de trazer o maior conforto para o ambiente laboral permitindo o trabalho nas condições que favoreçam a saúde – estão em questão a redução do cansaço e das lesões geradas por ações e esforços repetitivos. Aqui a ergonomia tem um papel fundamental na garantia da postura do ser humano para determina da tarefa.

Na realidade é oferecer as condições necessárias a cada trabalhador, para desempenhar o seu trabalho, sem que sofra lesões ou se sinta desconfortável no seu posto. No caso específico dos escritórios, garantir uma cadeira confortável, um teclado e rato adequados à estatura do trabalhador, entre outros acessórios, é uma obrigação do empregador para que o colaborador não esteja a. prejudicar a sua saúde.

O projeto de decoração de escritórios serve para garantir as condições ergonómicas, pois estuda as soluções adequadas a cada situação. Apresenta propostas como mesas niveladas, cadeiras que contribuam para uma postura adequada e de outros itens e acessórios são fundamentais, como tapetes de rato com apoios de punho, estações elevatórias de monitores.

 

REDUÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

A remodelação e a criação de espaços de escritórios devem prever a “zero hazard on work space” no ambiente de trabalho. As soluções a implementar devem antecipar potenciais riscos de acidentes e possibilitar a sua eliminação prévia é também um aspeto a considerar na decoração de escritórios. Por exemplo, a colocação de tapetes que não seja resistente e que sejam menos consistentes serão certamente ponto de tropeçar, ou os fios dos equipamentos informáticos enrolados no meio de espaços de circulação, são também potenciais pontos de queda. Esta situação tem de ser trabalhada pelo designer do projeto e acautelada em fase de planeamento.

 

Decoração de Escritórios Colaboradores

QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE PROJETO DE DECORAÇÃO DE ESCRITÓRIOS PODE AGREGAR?

  • VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E AUMENTO DA SATISFAÇÃO GERAL

Se uma empresa expressa como uma das suas prioridades o bem-estar dos colaboradores, é sem dúvida, uma forma de valorizar o profissional. O sentido impactante passa pela felicidade no trabalho esse ponto é conseguido com as condições que garantem benefícios diretos à saúde física e mental, muitas vezes, até mais importante que as remunerações.

A satisfação gera motivação que gera criatividade e produtividade e isso resulta em qualidade elevada no trabalho desempenhado. Investir no espaço de trabalho não é de todo um dinheiro mal gasto, mas sim um investimento com retorno garantido.

  • REDUÇÃO DE ROTATIVIDADE E RETENÇÃO DE TALENTO

Se um trabalhador sentir que é valorizado, no ambiente de trabalho, nas relações pessoais, mas também nas relações espaciais - são ingredientes necessários para reter os profissionais-talentos que incitam a pormenores reais de sustentabilidade, de experiência das relações e das tarefas a desempenhar. Aqui o contributo de um projeto de design de interiores e a decoração de escritórios é fundamental.

  • PERSONALIZAÇÃO CONTROLADA DO POSTO DE TRABALHO

A possibilidade de trazer determinados objetos pessoais, desde que de tamanhos controlados, e desde que não se perca a formalidade do local de trabalho, deve ser um ponto a considerar no projeto de decoração de escritórios, pois agregam as personalidades dos colaboradores que sentem o espaço mais seu. Certamente não dizemos para tornar o espaço tão confortável como um quarto casal moderno, mas a possibilidade de criar um ponto de pertença é importante.

Em alternativa, caso haja o requisito de um espaço coeso e de carácter formal para a ala de escritório, poderá deixar essa personalização para o espaço de grupo. Neste sentido, deixar os espaços de apoio, a sala de descanso, a zona de cacifos, a copa e zona de refeições disponível para um contributo dos trabalhadores.

DICAS BREVES DE DECORAÇÃO DE ESCRITÓRIOS

Investir em materiais resistentes e duráveis é regra geral, para garantir que as obras de remodelação e decoração não são necessárias tão cedo. Esta recomendação estende-se aos móveis e mobiliários que irão ter um uso intenso.

— Prateleiras / Estantes

São peças versáteis que garantem a organização de pastas físicas e de catálogos / livros, entre outros documentos necessários para a atividade a desempenhar.

— Cadeira

Geralmente cadeiras com braços / abas laterais, estofo, ajustáveis em altura e com rodízios são mais confortáveis e adaptáveis para a permanência em computador.

— Secretária

A profundidade da secretária tem de permitir a colocação de um monitor de grandes dimensões, teclado, rato e espaço para livro/caderno. Em termos de altura a posição correta pode ser ajustada com a cadeira e / ou com estações elevatórias.

Fotos: unsplash.com

VAMOS REMODELAR O SEU ESCRITÓRIO? CONTACTE-NOS.