Cozinhas Modernas Simples: 7 dicas projeto de remodelação

Cozinhas Modernas Simples

O conceito de cozinhas tem-se modificado com o tempo, a modernidade e realidade do quotidiano têm implicações na dinâmica e na arquitetura dos espaços e as cozinhas modernas simples são, hoje, espaços que agregam as zonas funcionais, mas ainda características de espaços sofisticados e de excelência.

O surgimento de novas conceções de design e de ergonomia, revelam-se como exigências fundamentais a incluir nos espaços de cozinhas, sendo o conceito de cozinha atualizado e alargado para cozinhas modernas, cozinhas em open space, cozinhas com ilha, entre outras configurações contemporâneas.

As famílias procuram cozinhas que se adaptem ao seu estilo de vida e com casas e apartamentos cada vez menores, as cozinhas modernas simples têm se tornando uma realidade para cada vez mais pessoas, sobretudo quem vive em centros urbanos. Atualmente a cozinha é mais que um conjunto de móveis dispostos para permitir preparar refeições — a cozinha é um espaço dinâmico na organização da habitação moderna.

As cozinhas têm um forte papel funcional numa habitação, mas extravasam essa utilidade para um espaço de permanência e de convívio, pelo que a valorização desta divisão da casa é sempre um excelente ponto de partida para valorizar o seu imóvel.

Para cozinhas modernas simples as remodelações de cozinhas são sempre um desafio, para ser atingido um investimento bem-sucedido é importante que sejam planeadas e projetadas com um bom rácio de qualidade-preço.

Enumeramos algumas das questões a considerara e a adotar na realização de um projeto de remodelação de interiores com o planeamento de cozinha, para que esta seja funcional, fácil de organizar, de usar e limpar.

 

1 — ILHAS PARA COZINHAS MODERNAS

É muito comum encontrar ilha em projetos de cozinhas modernas e é um elemento que é muito pedido. Contudo, para as cozinhas modernas simples, a solução de cozinha com ilha pode criar um ponto que extravasa o orçamento disponível para esta remodelação.

A ilha é um ‘item’ muito útil que consegue trazer muita elegância para uma cozinha moderna, a sua utilização tanto como bancada de cozinha, pode ainda trazer um espaço extra para receção de convidados para se sentar ou mesmo como espaço adicional como mesa de refeições.

Para cozinhas modernas simples, a implementação de uma ilha nem sempre é uma boa solução pelo espaço / budget disponível. A solução de cozinha com península pode ser uma boa alternativa, onde as bancadas se desdobram para, por exemplo, garantir um balcão de refeição, mas não se perde espaço de arrumação com a circulação, sendo algo que layout em ilha precisa.

Geralmente o mais importante é não comprometer a circulação, mas também não reduzir volume de arrumação que em cozinhas modernas simples é sempre um ponto essencial.

Cozinhas Modernas Simples Detalhes

2 — REVESTIMENTOS PARA COZINHAS MODERNAS SIMPLES

Os revestimentos para cozinhas modernas simples são sempre um ponto crucial para garantir um fator diferenciado a este espaço.

Pode ousar na cor, nas texturas e efeitos 3D que alguns revestimentos de paredes de cozinha conseguem imprimir, como sejam mosaicos cerâmicos ou mesmo azulejos vidrados, ou até pastilhas. Existem revestimentos como nos backsplash onde sugerimos que sejam o ponto focal de uma cozinha moderna simples, para que o ambiente fique mais contemporâneo ou mais aconchegante.

Se não gostar da solução de mosaicos pode adotar para o revestimento de paredes e sobretudo no backsplash da cozinha, a aplicação de microcimento ou se optar por um material mais duradouro, os mosaicos hidráulicos, ou pedra natural ou os compósitos.

Idealmente, as bancadas de cozinha em material super-resistente devem condizer em sintonia perfeita com o backsplash. Este ponto pode ser básico referir, mas para cozinhas modernas simples é ainda mais fundamental, pois como o espaço é menor tem de ser mais detalhado com mestria.

O uso de materiais naturais é uma tendência no ‘design’ de cozinhas contemporâneas. São materiais intemporais que incorporam elegância em toda a cozinha.

Outra tendência é a colocação de vidro como revestimento de parede (backsplash), existem no mercado opções com cor, transparentes, pintados, foscos, que permitem uma superfície lisa (com poucas ou nenhumas juntas) para facilitar a limpeza e darem um aspeto bastante clean.

3 — DISPOSIÇÃO DE BANCADA COM CUBA, FOGÃO / FORNO E FRIGORÍFICO

A disposição de open space é uma configuração do espaço cada vez mais utilizada nas cozinhas modernas. A cozinha, a sala de estar e a sala de jantar serem espaços conectados é sem dúvida um sinal de contemporaneidade, contudo nem todos os apartamentos e moradias permitem a sua aplicação prática.

Para cozinhas modernas simples, o que é funcional é garantir um posicionamento estratégico para os 3 vértices de trabalho: cuba, fogão / forno e frigorífico.

As cozinhas contemporâneas assumem um conceito minimalista para uma amplitude visual, com ‘design’ de linhas retas e sem ornamentos, com acessórios sofisticados de puxadores e ferragens, e breves apontamentos de materiais mais ricos como a madeira.

4 — ILUMINAÇÃO CORRETA E SEGURA

Em projetos de remodelações de cozinhas um dos aspetos que não deve ser deixado à sorte, mas contrariamente deve ser uma prioridade é a iluminação natural e a conjugação de luz artificial.

A iluminação para cozinha correta é imprescindível num projeto de design de cozinhas. Adotar luminárias embutidas são ótimas opções para estes espaços. Referimos ainda que é indicado utilizar lâmpadas com tonalidade branca (temperatura de 4000 K a 5500 K) uma vez que estimulam a atenção e trazem mais segurança para as bancadas de trabalho. Outro aspeto a salientar são os valores de referência de lux que para a cozinha deve rondar entre 350 – 500, dependendo que plano se está a iluminar.

Garantir a maximização de luz natural, para além de favorecer a sensação de amplitude no ambiente, permite uma poupança energética. Proporcionar uma economia na energia consumida em qualquer imóvel é também uma forma e investir na propriedade.

5 — CARPINTARIA INTEGRADA PLANEADA PARA OTIMIZAR O ESPAÇO

A carpintaria integrada planeada serve para otimizar o espaço e a arrumação, sejam em armários lacados, termolaminados, laminados ou folhas de madeira, as soluções para as cozinhas modernas simples são infinitas, mas o segredo está na conjugação dos vários materiais.

Os nossos arquitetos têm como missão a coordenação dos trabalhos de canalização de água, pontos de eletricidade e requisitos específicos de cada equipamento, exaustão, de modo a garantir uma perfeita implementação do projeto da sua cozinha.

As cozinhas modernas simples são tendencialmente cozinhas práticas e otimizadas, pelo que a coordenação e planeamento prévio é fundamental. Durante a execução do projeto, os nossos arquitetos irão visitar o local destinado à nova cozinha para fazer a retificação de medidas e verificação de pontos de água e eletricidade.

As carpintarias que integram a cozinha são retificadas em obra antes das montagens finais, para garantir que o espaço está a ser totalmente utilizado, sendo feitos todos os ajustes. Assim sendo, a nossa equipa irá verificar o local da obra antes de proceder à montagem final para garantir a qualidade e que o projeto está ser cumprido.

6 — MESA DOBRÁVEL OU MESA DE PAREDE PARA OTIMIZAR O ESPAÇO

A cozinha tem um papel fundamental em qualquer casa, tendo ganho muita preponderância enquanto espaço-chave de socialização nos últimos anos. A multiplicidade de acabamentos, transformaram a cozinha num local com significado.

Harmonizar cores e materiais tornou-se fulcral e uma tarefa essencial no design de cozinhas, uma vez que passa de ser um espaço de serviço para ser um espaço social. A presença de uma sala / zona de refeições na cozinha é cada vez mais frequente. A fusão de espaços de viver e de comer, criou uma necessidade acrescida do próprio mobiliário a utilizar nas cozinhas e assim importa pensar na sua integração nas fases iniciais de projeto.

A solução para cozinhas modernas simples pode adotar, sempre que a ilha não for possível, a colocação de mesa dobrável e extensível ou então a colocação de uma mesa que se recolhe para a parede. Desta forma, permite haver um espaço flexível que promova a circulação, o que se afigura como boas opções sempre que não haja a necessidade permanente de uma mesa ou bancada extra.

7 — PEQUENOS ELETRODOMÉSTICOS: SÓ OS ESSENCIAIS

A ideia de cozinhas modernas simples é também que sejam minimalistas e que sejam reduzidas ao seu uso essencial. É comum adquirir-se vários pequenos eletrodomésticos que cada um é mono funcional, acarretando uma necessidade de armazenamento extraordinária. Para cozinhas práticas o importante é garantir que o que se encontra nos móveis é realmente usado e por não estar sobrecarregado é também de fácil acesso. Desta forma, a utilização diária do items e a limpeza periódica são feitas com maior facilidade.

Fotos: unsplash.com

VAMOS INICIAR O SEU PROJETO DE REMODELAÇÃO ? CONTACTE-NOS