Comprar novo ou remodelar o atual. Eis a questão!

Deve-comprar-ou-remodelar-a-sua-casa

Com o frenesim do mercado imobiliário e com este assunto em muitas das atuais notícias, sobretudo na temática dos investimento imobiliário, surge-lhe certamente a questão: devo comprar uma nova casa ou remodelar a minha casa atual?

Vamos tentar expor pontos de vista para ajudá-lo a decidir, sendo que não há fórmulas e porque cada casa é um caso.
O interesse nos centros urbanos, conquistou a reutilização do parque habitacional envelhecido e degradado, pelo longo tempo de abandono e desinvestimento. Este desinteresse do passado motivado pelas crescentes taxas de juro no crédito à habitação, tornaram inacessível a aquisição de habitações novas próximas aos grandes centros.
Hoje em dia, com os programas de incentivo de reabilitação urbana, dos edifícios com mais de 30 anos ou inseridos nas ARU’s, e com a simplificação de processos de obras interiores, lançou-se o debate da remodelação e reabilitação, apresentando-se com uma nova alternativa válida, no leque de escolha das habitações existentes no mercado imobiliário.
Nestes investimentos imobiliários não há fórmulas. Assiste-se a um mercado quente, mesmo até com o período pandémico, os valores de muitos imóveis não tem sido abalados.

A remodelação de apartamento pode ser uma boa aposta e afigurar-se como um bom investimento imobiliário, mas se o valor da compra do imóvel ou se o custo das obras estiver desajustado ao tipo de propriedade, pode dar-se uma sobrevalorização do imóvel e gerar baixa ou nenhuma margem de lucro - até porque não pode descurar nas suas contas o peso dos impostos. Por isso, deve aconselhar-se com profissionais, para que o seu investimento seja assertivo.

Realizar uma inspeção prévia à casa, afim de avaliar o estado de conservação da mesma. Por exemplo, se a propriedade apresentar problemas estruturais, deverá reconsiderar o seu interesse, pois uma boa fatia do custo da obra irá ser gasto na reparação / reforço estrutural.

Deve-comprar-ou-remodelar-a-sua-casa-porta

Neste conceito de obras de remodelação, importa perceber se são meras reparações e obras de manutenção, ou se necessitam de uma intervenção profunda e que tipo de extensão terá, pois isso pode significar o sucesso ou insucesso do seu investimento, pelo valor a ser gasto na remodelação.
Do ponto de vista do investidor, é aqui que se aplica o conceito de ‘o sucesso da minha venda futura, faz-se na compra do imóvel’. Pese embora, os imóveis para recuperar possam normalmente ser adquiridos por um preço mais baixo, essa diferença muitas vezes é usada para fazer as obras necessárias.
E aqui, é muito diferente mudar o pavimento e pintar as paredes, de ter de lidar com problemas de infiltrações ou questões estruturais, que para além de mais dispendiosas, são mais demoradas de executar e podem inclusive até requerer a colaboração/autorização de terceiros (como por exemplo os condóminos).

De um modo geral, a sua casa, uma vez que já a habita, terá necessidade de modernização e não estará num estado de degradação muito avançado que vá implicar um elevado custo de reparação / remodelação.
Deste modo, se a sua habitação cumprir todos os seus requisitos, a obra de remodelação poderá ser um melhor investimento, pois irá gastar o dinheiro num espaço familiar e com forte relação emocional, sabendo que a localização é-lhe favorável.
Se a casa atual não preenche os requisitos (localização, área, elementos característicos, etc), então comprar uma casa pode ser uma solução mais favorável. E aqui gera-se o novo debate, de comprar casa a estrear ou se opta pela aquisição de um imóvel para recuperar.

As casas para recuperar são apelativas aos investidores-compradores, pois:
- apresentam valores abaixo do mercado para casas semelhantes, por necessitarem de obras e, muitas vezes casas de ação judicial com venda em leilão são uma boa opção;
- poderá haver menos interessados, dando-lhe vantagem para uma eventual negociação do preço de venda, uma vez que o processo de renovação é trabalhoso e há quem se afaste dessa estratégia;
- muitas destas casas estão localizadas em pontos ‘trendy’ das cidades, o que lhes proporciona o fator localização e serão certamente produtos apetecíveis, após a renovação feita por especialistas.
Já para os proprietários-moradores, as casas para recuperar podem significar dores de cabeça. A possibilidade de ter a casa ao seu gosto, ter a cozinha que sempre desejou numa localização central (onde a habitação nova é inexistente ou simplesmente inacessível pelos preços proibitivos praticados) são normalmente as razões que levam a embarcarem nesta jornada da remodelação.

Pode ser desafiante e estimulante se se aliar a uma equipa experiente.
Lembre-se que a localização e a génese do edifício onde se insere, tem impacto na valorização ou desvalorização do imóvel. Este fica sujeito aos ciclos económicos pelas tendências do mercado imobiliário.

Deve-comprar-ou-remodelar-a-sua-casa-obra

Mas afinal deverei comprar novo ou remodelar?

Já são vários os estudos que afirmam que sai mais barato comprar do que arrendar, como recentemente foi publicado no jornal Expresso, mas afinal é preferível comprar novo ou remodelar?
A maior parte das famílias chega a um momento de vida, que tem de tomar uma decisão. Investir na casa atual ou mudar-se para uma nova habitação. Uma resposta para um caso, pode não ser a melhor solução para outro.

Primeiro que tudo, deve responder à pergunta: Está satisfeito/a com a sua cidade e com seu bairro? Geralmente, a remodelação é uma opção mais económica que a compra de uma nova casa nas cidades com grande demanda, mas há localizações onde as casas são menos dispendiosas e onde a compra de uma casa lhe pode compensar.

Outro aspeto importante, prende-se com o espaço/área disponível. Se para uma moradia pode existir a possibilidade de um projeto de ampliação e, desta forma responder às novas solicitações familiares, já na remodelação de um apartamento, esta situação não se põe. Assim através da remodelação poderá estruturar o espaço interior, mas o aumento de área não será possível.

O que dizemos aos nossos Clientes, é se estão cientes do que significa uma remodelação, isto porque interfere profundamente com a dinâmica de uma família e, em remodelações integrais nunca será possível viver no apartamento no período da intervenção. Um alojamento alternativo é sempre mais um custo adicional para a remodelação – que recomendamos que equacione.

Por outro lado, a compra de uma nova casa, significa maioritariamente a venda da casa atual. A questão é se será um bom momento para a venda desse imóvel e se não for, quando será? A espera pode germinar ansiedade e a procura incessante de uma nova casa é também consumidorra de tempo. Tempo esse, que podia gastar a preparar a sua remodelação.

O custo de uma remodelação é variável, pelos materiais a aplicar, a extensão da remodelação a toda a casa, a dimensão da própria casa, as transformações que se pretende efetuar na disposição dos espaços, se são consideradas novas caixilharias, novas redes técnicas, etc. Tudo isto implica nos valores dos serviços.

A resposta à pergunta não é direta, pois para além de se analisar o imóvel, tem de se listar todas as obras necessárias, para que a estimativa inicial possa fazer jus à intervenção no seu todo. Garantindo assim que as derrapagens orçamentais e temporais não sejam impeditivas de realizar a remodelação.

Para o deixar com mais vontade de remodelar, o acompanhamento da spacelovers permitir-lhe-á evitar riscos de administração numa remodelação. Deixe-nos guiá-lo através do processo e vai aperceber-se da poupança e tranquilidade de tempo que lhe podemos trazer, com garantia de qualidade final.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PREENCHENDO O FORMULÁRIO EM BAIXO.