De que forma a localização influencia uma remodelação?

de-que-forma-a-localizacao-influencia-uma-remodelacao-spacelovers

Localização no tecido urbano

É nas cidades que se realizam mais obras de remodelação, pois é onde existe a maior concentração de número de imóveis. Muitas das intervenções / obras de remodelação dão-se dentro de centros ou bairros históricos ou mesmo em zonas de difícil acesso, com restrições até de entrada e saída de veículos. Em projeto de arquitetura em Lisboa, deve ter-se em atenção o tipo de materiais especificados, não só pela sua dimensão mas também pelo seu peso, pois a logística no que toca à acessibilidade em obra interfere drasticamente com o custo das mesmas.

Há inclusive a necessidade de cortar ruas estreitas para que se proceda à descarga de materiais e carregamento de entulhos - sendo para tal necessária a colaboração de todos e inclusive, em alguns casos, recorrer à polícia para controlar estes períodos de interferência ao tráfego viário.

Em muitos casos, as remodelações são impulsionadas porque há incentivos estatais à realização das obras em edifícios existentes, como é o caso da redução do IVA em 17% à taxa normal, isenção de IMT, isenção de IMI entre outros, desde que os imóveis sejam com determinado uso e com determinada localização, nomeadamente dentro de áreas de reabilitação urbanas, definidas por cada município.

Valor imobiliário em determinada localização

No mundo imobiliário, o conceito de localização é tema favorito.

Este fator é de extrema relevância no setor, pois determina a potencialidade de valorização do bem imóvel em causa.

Com toda a certeza já ouviu dizer que: “se a localização é boa, então o imóvel vai continuar a valorizar.” Será um pensamento certo?

Do nosso ponto de vista, a localização é um fator chave para a capacidade de um imóvel continuar a aumentar o interesse por potenciais compradores ou investidores. Paralelamente à localização, a qualidade construtiva impõe-se no valor do imóvel.

Não será correto dizer que zonas menos interessantes hoje, não se tornem bons spots amanhã. À valorização de imóveis importa a conectividade com o mundo exterior, seja esta em contexto citadino com bons acessos, com serviços e comércio numa “walking distance” ou meramente produtos “outskirts of town” que se tornam lugares especiais promovidos por paisagem natural de excelência. A atração a um imóvel deve-se aos fatores diferenciadores de um determinado produto imobiliário.

Edifícios de charme com carácter patrimonial ou edifícios de vanguarda com toda a comodidade e inovação, são certamente imóveis diferenciados e portanto valorizados.

A remodelação de imóveis antigos, faz sentido sempre que a localização é favorável (independentemente dos critérios utilizados e haverá sempre imóveis com mais valor que outros), é importante fazer subir o nível da qualidade construtiva e de conforto do imóvel. É possível através de uma remodelação proporcionar níveis de inovação e de bem-estar que se assemelhem a uma construção nova onde os standards dos dias de hoje é exposta ao mais alto nível.

É mais fácil dotar uma moradia, através da sua remodelação / reabilitação, das capacidades necessárias, pois não depende de autorizações do coletivo como exemplo de condóminos. A spacelovers já tem desenvolvido projetos de arquitetura, onde, incorpora a par das especialidades, a subida do estado de conservação e de eficiência energética para níveis de excelência.

O certo é adotar uma gestão de manutenção periódica do imóvel, de forma a garantir a sua conservação ao longo do tempo e, reduzir os encargos com futuras patologias.

 

 

de-que-forma-a-localizacao-influencia-uma-remodelacao

 

Localização do imóvel em termos de altura no edifício

Infelizmente, a altura de certos imóveis é, sem dúvida, um fator que dita o aumento dos preços das remodelações. A inexistência de elevadores é ainda muito frequente entre os edifícios existentes e a dimensão de muitos vãos de escadas é diminuto, fazendo com que também aumente o tempo de execução dos trabalhos de construção.

Em muitas obras em Lisboa, não é de todo possível fazer certos trabalhos, sendo para tal necessária uma visita prévia à propriedade, de forma a avaliar todas as circunstâncias que podem não só alterar os preços, mas também os prazos. Naturalmente os projetos de arquitetura têm de ter em consideração estes aspetos, de forma a facilitar toda a logística necessária e focarem-se na obra para ser construída.

Valorizar a capacidade lumínica do lugar

A remodelação deverá ainda tirar partido da iluminação natural da sua casa e valorizar este aspeto fundamental, para proporcionar qualidade dos espaços e melhorar a vivência dos mesmos.

Se a incidência lumínica é muito intensa com fachadas viradas a sul e/ou grandes envidraçados importa prever sistemas de sombreamento, pois a luz em demasia também é prejudicial.

Destino do imóvel: localização de cidade vs. férias

A localização e o destino do imóvel é um “barómetro” para o tipo de remodelação.

Se se realiza uma remodelação num apartamento na cidade ou se é a remodelação de uma casa antiga no campo, as preocupações são completamente diferentes. Se é uma casa para viver diariamente ou, se é um apartamento de férias junto à praia, as necessidades são também elas diferentes. Ao renovar os espaços importa compreender o uso dos mesmos e o seu contexto, para que se possa proporcionar soluções espaciais adequadas à atmosfera dos lugares.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PREENCHENDO O FORMULÁRIO EM BAIXO.