Quarto minimalista: o bem estar no espaço de dormir

Quarto minimalista

O quarto é sem dúvida o espaço mais privado e íntimo de uma casa. Aqui a serenidade para o descanso é o mote para qualquer estilo de decoração com que se possa trabalhar.

A decoração consegue influenciar o nosso bem-estar por estimular os sentidos. A atenção dada a cada divisão da casa é premiada pelo que esse ambiente transmitirá aos seus residentes. A decoração minimalista é cada vez mais adotada, pois conduz ao cuidado visual que a simplicidade permite e no que respeita ao quarto minimalista, promover o relaxamento é uma aposta ganha.

É nessas horas que a decoração minimalista pode ser a sua melhor opção, pois a promove a simplicidade.

O QUE SIGNIFICA DECORAÇÃO DE QUARTO MINIMALISTA?

A decoração de um quarto minimalista consiste em eliminar completamente o acúmulo de objetos desnecessários, valorizar a praticidade e os elementos básicos e estritamente necessários.

O espaço fica livre e o ambiente clean, funcional e bem iluminado e com a garantia que o que lhe pertence tem função imprescindível — assim garante ter um quarto minimalista ao libertar-se de tudo o que é desnecessário.

Entender o minimalismo como modo de vida, dar valor ao útil e versátil, assim é transportar para a decoração, o conceito de que apenas é preciso o essencial.

OBRAS INTERIORES NO QUARTO MINIMALISTA

As remodelações interiores de um quarto minimalista são talvez das obras mais simples num apartamento ou moradia, uma vez que os requisitos de construção civil são normalmente pouco complexos e a decoração minimalista está “despida de ornamentos”.

Sendo uma tendência atual, o quarto minimalista, por garantir uma funcionalidade superior a outros estilos de decoração, é uma prioridade para quem valoriza a organização, higiene e capacidade de viver com o necessário.

As intervenções nestes espaços, exigem nos projetos de design de interiores e projetos de remodelações interiores que seja trabalhada a capacidade de um design despretensioso e despojado, onde a utilização de muitas cores e muitos materiais e texturas tem de ser posta de parte.

Os ingredientes para a decoração de um quarto minimalista são a luz natural, as tonalidades neutras de paletes brancas, cremes e cinzas claros, a organização, a marcenaria integrada e a amplitude espacial.

Decoração Quarto minimalista

4 PONTOS-CHAVE PARA A DECORAÇÃO DE UM QUARTO MINIMALISTA

Como o minimalismo não é apenas ter um ambiente com poucos elementos – é preciso explorar os conceitos-chave para criar a atmosfera perfeita minimalista.

Deixamos em baixo o que consideramos ser os 4 pontos-chave para a decoração de um quarto minimalista:

1. BASE NEUTRA — TELA EM BRANCO

A tela em branco é um conceito que se aplica neste estilo minimalista. O tédio do branco imaculado não é o objetivo, mas as graduações de tons pastéis é o caminho a seguir.

2. ORGANIZAÇÃO — MÓVEIS MULTI FUNCIONAIS, UTILITÁRIOS E À MEDIDA

Um quarto minimalista não precisa de muitos móveis, somente o estritamente necessário. Um projeto consistente garante os 3 pontos fulcrais para um quarto arejado e funcional:

— espaço de dormir com uma cama integrada com a cabeceira com pontos de luz par leitura e presença;
— espaço para armazenamento de roupa de vestir (e calçado) e roupa de cama;
— espaço de vestir com a utilização de um espelho;

A ideia é garantir que a organização dos itens pessoais seja possível e coordenadamente para potenciar a arrumação diária e que a mesma, seja mantida.

Funcionalidade e minimalismo andam de fato de mãos dadas. Projetar a marcenaria / carpintaria integrada no projeto é a melhor solução para ter um guarda-roupa plenamente embutido ao espaço, assim como planeada a arrumação interior, facilitando a decoração do quarto minimalista. A regra aqui é deixar tudo no seu lugar ordenadamente e de forma a saber onde tudo se localiza.

3. OPEN SPACE — DECORAÇÃO QUARTO MINIMALISTA

O conceito open space para um quarto minimalista é sem dúvida a capacidade de promover a fluidez e simplicidade. Mais do que compartimentar, por exemplo, a zona de vestir e o closet, a ideia será providenciar no espaço bolsas de utilidade e usufruir da luz natural e ventilação tão importantes para a salubridade dos espaços. Saber posicionar estes elementos de organização é o trabalho dos profissionais, pelo que se deve aconselhar com o seu arquiteto / designer para conseguir um layout integrado.

4. CONSISTÊNCIA — DECORAÇÃO MINIMALISTA NA CASA TODA

O minimalismo envolve soluções inteligentes e funcionais de design que respondem a um determinado lifestyle, pelo que se lhe agrada para uma divisão é muito provável que perceba que pode continuar com esta linha condutora para a casa inteira.

A consistência da decoração minimalista é ponto de valor “menos é mais", assim para a decoração de sala pequena, este estilo adapta-se na perfeição, permitindo a boa organização do ambiente e aspeto visual limpo. Imagine que imprime o minimalista também na cozinha e nas casas de banho, introduz assim um propósito prático e ajuda a decorar os ambientes como muita personalidade, adicionando as “features pieces” como premissa de identidade e personalidade.

Fotos: unsplash.com

CONTACTE-NOS PARA REMODELAR A SUA CASA