ÍNDICE
ToggleMORADIA AZEITÃO, QUINTA DO PICÃO, SETÚBAL
O projeto de arquitetura de moradia em Azeitão, em Setúbal consiste numa construção térrea, caracterizada por duas naves dispostas em formato de L, com um corpo desconexo mais baixo e mais adiantado na frente de rua, destinado à garagem e à área técnica.
Casa inspirada na arquitetura tradicional, procura harmonizar formas tradicionais com elementos contemporâneos, proporcionando um ambiente acolhedor, funcional, simples e integrado numa envolvente natural que caracteriza a Quinta do Picão, o contexto onde este espetacular terreno de 8900m2 se insere.
A moradia Azeitão busca estabelecer um diálogo visual e contextual com a natureza circundante, afastando-se ao máximo das construções existentes, respeitando a privacidade, a identidade local e contribuindo para a coesão construída da área. A sua implantação privilegia o quadrante sul para proporcionar espaços exteriores de fruição, onde se situa a piscina e um espaço pavimentado junto ao churrasco, que convida ao desfrute de uma paisagem de mata e pontilhada de inúmeros pinheiros.
LAYOUT E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
A disposição em L das duas alas do projeto de moradia Azeitão visa otimizar a interação entre os ambientes interiores com um acesso direto aos espaços sociais de cozinha sala em open space e criar áreas laterais ao ar livre, protegidas com pérgula em madeira, promovendo uma relação harmoniosa com o entorno e convidando à sua fruição. O layout foi planeado para garantir uma distribuição eficiente dos ambientes, maximizando a funcionalidade e a privacidade.
MORADIA AZEITÃO - ELEMENTOS ARQUITETÓNICOS DE REFERÊNCIA DE ARQUITETURA VERNACULAR
Nesta construção nova, a escolha da cobertura em telha de canudo reflete a tradição local, proporciona não apenas um elemento estético marcante, mas também uma linguagem integradora e simples do desenho e referências construtivas tradicionais.
As paredes externas em tom branco foram selecionadas para integrar a casa ao contexto arquitetónico local, além de conferir leveza e maior luminosidade aos espaços. A escolha da cor também contribui para a eficiência energética, refletindo a luz solar e reduzindo o calor absorvido pela edificação, em tudo semelhante às construções vernáculas.
Os mesmos foram ainda selecionados segundo os requisitos do alvará de loteamento conforme o Regulamento do Plano de Pormenor da Quinta do Picão, Azeitão, Setúbal.
MATERIAIS DE CARÁCTER TRADICIONAL
A cobertura está prevista em duas águas por volume, com telha de canudo na cor natural, com remate em beirado à Portuguesa simples.
Na generalidade, os vãos assumem dimensões e proporções de referência dos padrões de dimensionamento da arquitetura tradicional.
As fachadas da casa terão socos com uma altura média de 0,6 m, em reboco acabado a cal na cor cinzento.
As fachadas serão revestidas a reboco pintado na cor branco; as caixilharias serão em alumínio com corte térmico, lacado a branco pelo interior e pelo exterior; todos os vãos terão uma moldura com 17cm de largura, previstas em reboco pintado na cor branco pelo lado exterior – tudo situações definidas já na fase de licenciamento.
SALVAGUARDA DOS VALORES NATURAIS
A circulação de veículos no interior do lote é feita por caminho com largura constante de 3m e pavimento permeável em saibro estabilizado à cor natural. O traçado do caminho evita toda a arborização existente, assim como a implantação da moradia Azeitão, Setúbal.
Está prevista a edificação de muros de alvenaria, na entrada do lote para demarcar a entrada, para embeber os armários técnicos, com um portão em madeira de acesso automóvel. A composição arquitetónica da casa prevê ainda um muro para criar uma zona mais privada do espaço exterior de fruição da habitação, visando contenção de vistas e de criação de um espaço de intimidade, que não excede a altura de 2m.
Assim os projetos de arquitetura da Quinta do Picão valorizam as árvores existentes e este projeto não foi exceção, foi desenvolvido para permitir manter o maior número de árvores existentes, reduzindo assim o abate das mesmas, gerando o menor impacto na envolvente natural. Segundo o levantamento topográfico foi identificado apenas um sobreiro no lote, sendo este preservado, sendo as restantes árvores pinheiros-bravos.
ESPECIALIDADES ARRANJO PAISAGÍSTICO
Em sede de submissão de especialidades, será desenvolvido um projeto de arranjo paisagístico para a moradia Azeitão que inclui os espaços naturais do lote respetivo, incluindo, a modelação do terreno e implantação; a definição de áreas pavimentadas e tipos de pavimento; o plano de plantação e das áreas de coberto vegetal a manter, com indicação das espécies a plantar, a conservar e a abater; o esquema de rega e de drenagem de águas superficiais, pormenores de construção, com peças escritas e desenhadas justificativas das soluções apontadas.
INFRAESTRUTURAS
A moradia Azeitão terá uma cisterna com a capacidade mínima útil de 10 m3, que garantirá as condições necessárias para o possível consumo humano, sendo equipada com bomba trifásica e hidropressor, que será caracterizada em projeto próprio de especialidades, as que fica já assinalada nesta fase de projeto de arquitetura.
CARACTERIZAÇÃO DA OPERAÇÃO URBANÍSTICA
Construtivamente, a linguagem arquitetónica tradicional comanda os elementos definidores da edificação, mas fica prevista uma estrutura de pilar-viga-laje em betão armado, paredes exteriores em alvenaria com colocação de isolamento térmico pelo exterior (ETICS), para promover não só o cumprimento do desempenho energético da construção, mas visando obter uma eficiência energética e elevada eficiência.
A nível de volumetria procurou-se um corpo longitudinal com cobertura inclinada de 2 águas com telhas de canudo na cor natural, com fachadas rebocadas e pintadas na cor branca, rematada com socos e molduras pintados a cal.
Na fachada nascente da moradia Azeitão, para demarcar a entrada e criar um espaço de receção/entrada coberto, o alpendre gera uma zona de galeria protegida, animada por um muro de grelhas de tijolo branco. Os tijolos deste plano criam uma parede de luz interior para o alpendre, conferindo um charme rústico de referências tradicionais, permitindo a entrada de luz / ventilação adequada sem comprometer a privacidade.
VÃOS / PORTADAS
A proposta prevê caixilharias em alumínio com corte térmico lacadas a branco por dentro e por fora e, com vidro duplo, que procuram obter um desenho mais puro, tirando partido do máximo de luz natural para o interior dos espaços, mantendo, contudo, o aspeto tradicional com o aro fixo saliente relativamente à folha.
A moradia Azeitão como ensombramento dos vãos tem previsto instalar portadas de madeira, seguindo com uma leitura / expressão de vão mais “tradicional”, adquirindo ainda a função de proteção contra intrusão.
Será adotado o sistema de ventilação integrado diretamente no aro fixo dos caixilhos, (modelo que não altera a área envidraçada), sendo uma solução silenciosa e harmoniosa no conjunto, procurando corresponder e coordenar a arquitetura com as exigências do projeto de ventilação e projeto de desempenho térmico, a apresentar em fase de especialidades.
PÉRGULA
Considerou-se a colocação de uma pérgula em madeira maciça, protegida com velatura natural transparente, para criação de sombra em zona de estar exterior, como a zona Sul da moradia Azeitão (zonas de prolongamento da sala de estar).
VAMOS TRABALHAR NO SEU PROJETO? FALE CONNOSCO.