Logística em Obras de Reabilitação e Remodelação

spacelovers-remodelações-projetos-obras-arquitetura-valorização-do-imóvel_2

A logística em obras é muitas vezes um exercício importante de organização e planeamento, mas no âmbito de intervenção no edificado existente, este ponto é ainda mais crucial e indispensável.

Descrevemos em baixo alguns pontos que deve considerar antes de iniciar a sua empreitada de remodelações ou reabilitação.

Acesso

Um ponto crucial para a realização de remodelações/reabilitações é a criação de condições físicas e espaciais para a execução de todos os trabalhos em obra.

Muitas vezes, não se pensa que determinados materiais, mobiliário, ou mesmo o simples entulho possa ser uma restrição à execução dos trabalhos.

Quando se trata de um apartamento num edifício existente, estas operações têm de ser acedidas pelas escadas comuns, partilhadas por todos os moradores e que muitas vezes apenas têm a largura de uma unidade de passagem.

Ou seja, são por vezes apertadas para determinadas peças serem transportadas até ao nível desejado, tornando-se inviável a sua colocação em obra. Mesmo nos casos onde o edifício tem elevador, nem sempre a dimensão da cabine permite o fácil acesso ao piso onde a obra acontece.

Outro ponto relevante no acesso, tem a ver com as dimensões das portas interiores dos espaços que nem sempre permitem a passagem de materiais de construção.

Estes aspetos deverão ser avaliados pelo seu arquiteto e construtor, numa fase inicial, para não constituírem um problema oneroso e neste sentido o levantamento métrico facilita esta avaliação prévia da exequibilidade dos trabalhos.

 

Informação

As obras são sempre um incómodo para quem vive junto a elas.

Logo é importante que os moradores sejam atempadamente informados da realização das mesmas.

A minimização do incómodo passa também pelo respeito na convivência do dia a dia.

Por um lado, respeitar os horários de trabalho, ao nível do ruído, por outro manter limpas das zonas comuns e cuidar dos espaços comuns.

Há que procurar ainda ter as entregas de fornecedores em horários compatíveis para não incomodarem os residentes e não deixar os materiais em partes comuns, a não ser que previamente acordado com todos os condóminos.

Estaleiro improvisado

A obra para fluir naturalmente e sem interrupções depende da constante aplicação de diferentes materiais, bem como o recurso a distintas ferramentas que se adequam de acordo com a evolução da obra.

As operações de obra requerem que sejam destinados espaços para o armazenamento desses materiais e ferramentas e, por vezes, é difícil compatibilizar, caso os proprietários residam em simultâneo no mesmo espaço.

É importante avaliar com o seu empreiteiro as várias etapas de obra, para poder decidir acerca da possibilidade de se ausentar da casa durante um período de tempo. As situações temporárias, podem ser uma solução, mas nem sempre é possível coabitar os espaços durante determinados trabalhos.

Redes de infraestruturas e instalações técnicas

Muitas das obras de remodelação, nomeadamente as mais profundas, consideram a alteração das redes de água, esgotos, eletricidade, gás e telecomunicações. Se este é o seu caso, recomendamos que trabalhe com equipas certificadas, que se responsabilizem de forma séria pelo serviço prestado.

Estas infraestruturas novas têm muitas das vezes que estabelecer conexões novas com as colunas montantes gerais do edifício. Se este for o caso, terá de haver sempre uma comunicação aos restantes condóminos, sendo que poderá haver alguns períodos que poderão haver interrupção do fornecimento dos serviços.

Planeamento dos trabalhos

Todas as obras deverão ter um plano de trabalhos, registando uma data de início e término dos trabalhos, assim como toda a sequência lógica das diversas tarefas. Sem este planeamento, muitas das obras tendem a derrapar nas previsões de data de conclusão, sendo que não existe uma antecipação de quando certas tarefas e materiais serão necessários para a evolução da obra.

Sugerimos que todas as obras, mesmo que de pequena dimensão, tenham este documento para que o empreiteiro planeie, com antecedência todos os trabalhos evitando derrapagens, quer de tempo ou mesmo de orçamento. O importante é dar a conhecer a todos os intervenientes das obras o planeamento para agilizar e coordenar toda logística referente à obra em causa.

Veja o nosso portfolio ou contacte-nos e agende uma visita ao local, por um técnico spacelovers.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PREENCHENDO O FORMULÁRIO EM BAIXO.