Decoração Hall de Entrada: a Primeira Impressão da Casa

Decoração de Hall de Entrada

O espaço do hall de entrada é a primeira impressão que se tem numa casa. A decoração do hall de entrada é naturalmente importante, pois este primeiro contacto com o ambiente da habitação é relevante para o acolhimento que a casa pode trazer, aos residentes cada vez que regressam, mas também aos visitantes que entram neste imóvel.

É importante que a decoração hall de entrada seja muito bem planeada, afinal, sendo o primeiro contacto precisa ser prático, organizado e ter um toque da personalidade.

As funções deste espaço são garantidas pelo momento de receção, onde a harmonia e a good vibe devem ser os pontos fulcrais. A decoração hall de entrada deve permitir uma sensação de convite, de atração a entrar e de bem-estar.

Para um projeto de remodelações e decoração hall de entrada, seja o hall grande ou pequeno, não hesite em contactar um profissional especializado neste setor. Entregue o seu hall de entrada nas mãos de profissionais que em conjunto irão criar o ambiente que procura.

É igualmente importante que seja uma decoração e remodelação condizente com o restante casa, para existir harmonia no ambiente e haja um sento de pertença na habitação.

Decoração de Hall de Entrada

ZONAS FUNCIONAIS A CONSIDERAR NA DECORAÇÃO HALL DE ENTRADA

Deixamos alguns pontos que pode ser relevante para proporcionar zonas funcionais e serem integrantes na como sejam:

1 — bengaleiro particular, onde pode colocar o casaco, mala, chaves, proporcionando o fácil acesso sempre que vai sair de casa;

2 — bengaleiro para convidados, ter um espaço onde pode acolher momentaneamente os seus pertences, sem que fiquem espalhados pela sala e pelo chão do hall, é sempre importante na experiência de receber;

3 — zona de espelho, é muito comum para conseguir ter um último olhar para quando sai de casa e criar a ilusão de amplitude espacial;

4 — uma possível banqueta ou espaço para se poder calçar, isto será ideal para halls com área mais generosa;

5 — uma mini-sapateira fará todo o sentido uma vez que são cada vez mais os adeptos de shoe-house-free, pelo que garantir um espaço junto à entrada da casa para guardar uns pares de calçado pode ser muito prático.

 

ELEMENTOS DECORATIVOS NO HALL DE ENTRADA

O hall de entrada é também um espaço de passagem, acumulando muitas vezes a função de espaço distributivo para as várias divisões da casa. Este sendo de passagem e de não permanência onde deverá estar desimpedido, sem obstáculos e a decoração deve ter este aspeto funcional em conta.

A decoração do hall de entrada deve manter este espírito de efemeridade, mas pode aproveitar para expor peças de arte e como quadros e esculturas, peças de design ou incluir apontamentos arquitetónicos que corroborem a estilo sóbrio ou irreverente que se procura para este espaço, como, por exemplo, portas, puxadores, papel de parede, etc.

 

CORES E MATERIAIS RECOMENDÁVEIS PARA O HALL DE ENTRADA

O hall de entrada deve impressionar e, ao mesmo tempo, ser recetivo, por isso, recomendamos as cores neutras e intemporais que tendem a ser do agrado geral. Não sendo impositivas, nem marcantes, são tons que aliados a texturas naturais de madeira proporcionam sensação de conforto.

Na decoração hall de entrada podemos ainda incluir cadeirões nos tons claros que em conjugação com almofadas texturadas imprimem mais personalidade. Criar contrastes de cores mesmo numa gama menor, promove um ambiente valorizado e destacado. Obviamente que é uma opção que depende da área disponível do hall de entrada e algumas destas sugestões podem não fazer sentido para o seu hall.

Ao usar tons claros abrirmos o espaço, a luz propaga-se através da reflexão de superfícies. Assim, criam-se condições para um ambiente mais calmo.

Garantir um pavimento no hall de entrada igual à restante habitação, passa-se uma ideia de continuidade, porém quando o hall é uma isolada da restante casa, pode apostar num pavimento com mais detalhe e mais crafted do ponto de vista do design de interiores. Esta solução garante uma pormenorização de conforto e convite, normalmente adotado em remodelações de moradias onde o hall ganha uma área mais generosa.

ILUMINAÇÃO NA DECORAÇÃO HALL DE ENTRADA

A iluminação deve ser convidativa e a decoração do hall de entrada deve despertar o desejo de entrar e se sentir em casa.

Naturalmente que a abundância em iluminação natural, como em qualquer outra divisão da casa, é o principal, mas como em muitas remodelações de apartamentos e remodelações de casas assistimos a halls de entrada sem qualquer janela para o exterior - aqui a luz artificial ganha um valor indiscutível.

Assim, o uso de lâmpadas com luz amarelada (mais quente) suave são as mais agradáveis e transmitem o sento de acolhimento e descanso, ao contrário de uma luz mais branca que imprime o sentido de alerta e de trabalho/concentração.

O poder que a luz tem para a mente é relevante para ser menosprezada durante a realização de projeto de decoração, pelo que a decoração hall de entrada não é exceção.

Apostar numa luz ambiente com a criação de sancas embutidas ou nichos / recaídas no teto; ou optar por uma peça central com um pendente; ou até mesmo prever pontos de luz na parede através de apliques de parede, são tudo opções válidas para a decoração do hall de entrada, que causam diferentes efeitos no espaço e deverão ser revisitadas e testadas em fase de projeto.

Muitas luminárias com design personalizado são também peças decorativas, para além da sua função, são peças de extraordinário design e poderão ser as peças de destaque num espaço, sobretudo nos halls de entrada. Se na decoração de cozinha se aposta em luzes de trabalho, na decoração de hall de entrada a aposta deve ser diferenciada e mais cénica na criação de experiência de atmosfera.

Fotos: unsplash.com

VAMOS REMODELAR O HALL DE ENTRADA DA SUA CASA?