Decoração de Casas de Banho Pequenas, mas Modernas!

Decoração de Casa de Banho Pequena

A decoração de casas de banho pequenas não tem de ser algo difícil, nem materializar o motivo para não transformar a sua casa de banho pequena, num espaço funcional e moderno.

A mais valia, para tirar partido das melhores práticas de remodelações de casas de banho modernas, é o apoio de especialistas na área, que possuem know-how e auxiliam no alcance de resultados concretos para uma transformação destes espaços.

As casas de banho no geral são das divisões mais privadas e íntimas de toda a habitação. Idealmente, deve ter em conta que tem de ser um espaço prático e funcional pois a utilização é frequente utilização. As casas de banho pequenas tornam-se num enorme desafio no que toca à sua decoração, pois o espaço disponível é reduzido e o grau de funcionalidade para estes metros quadrados é elevado.

As ideias de decoração de casa de banho pequenas e modernas têm de admitir um bom planeamento do espaço, prever as necessidades e pensar na organização. Planear cada centímetro do espaço, conhecer os requisitos dos equipamentos a instalar e também projetar os móveis de lavatório, considerar optar pela banheira ou base de duche, são situações que se têm de considerar na fase de projeto de arquitetura de interiores. Depois, é só determinar as cores, as formas e os materiais e texturas, para trazer o conforto visual.

Acreditamos que as casas de banho pequenas podem ser espaços relevantes no contexto da habitação; onde se pode agregar as respetivas funcionalidades, seja qual for a sua configuração, e manter um ponto focal de interesse decorativo e espacial.

Deixamos dicas infalíveis para a decoração de casas de banho pequenas.

Decoração de Casa de Banho Pequena

A DECORAÇÃO DE CASAS DE BANHO PEQUENAS

Certamente que o tamanho da divisão importa, todos sabemos que em divisões maiores, consegue-se instalar banheiras espaçosas e de livre instalação e / ou chuveiros separados; enquanto que em casas de banho pequenas isto normalmente não é possível.

A decoração de casas de banho pequenas requer um especial cuidado no setor da funcionalidade. A capacidade de não encher uma casa de banho e de a manter atrativa é o grande desafio.

Paralelamente à decoração hall de entrada, a decoração de casas de banho pequenas requer um trabalho de detalhe e precisão, pois trabalhado espaço é complexo, trabalhar com pouco espaço é anda mais desafiador.

A DECORAÇÃO DE CASAS DE BANHO MODERNAS

Pensar na decoração de casas de banho modernas é ter uma lista de requisitos de exigências e elegância a que responder. Entre duches italianos, chuveiros independentes, lavatórios de bancada corrida suspensos, entre superfícies de reflexão, temos sempre de adicionar os requisitos técnicos de ventilação, impermeabilização, etc.

Em remodelações de casas de banho modernas, é frequente a revisão das infraestruturas de canalizações e eletricidade, que mais uma vez são trabalhos de construção civil que devem confrontar condicionantes com a decoração de casas de banho pequenas e trabalha em uníssono.

O espaço tem de considerar arrumar toalha, mas também outros acessórios e utensílios de higiene pessoal e, garantir que os equipamentos sanitários estão com suficiente espaço de manobra e circulação no interior de cada casa de banho. Importa relembrar que as casas de banho modernas procuram superfícies facilmente laváveis e que garantam fácil acesso a todos os cantos para que a higiene seja mantida ao mais alto nível.

Outro aspecto crucial, é ter em consideração como a casa de banho vai ser utilizada. Se o espaço é de uso limitado, ou se é para ser usado por toda a família intensamente? Existem propósitos para estas casas de banho, e este aspeto deve ser tido em conta, pois pode provavelmente não ser necessário que seja um espaço sofisticado, mas sim muito funcional e resistente.

O recurso a acessórios como elementos do design de interiores da casa de banho não devem ser ignorados, pois são fatores importantes na funcionalidade também. Referimo-nos a elementos como toalheiros, porta-rolos, cabides, entre outros, que têm funções vitais na forma como se usam a casa de banho.

ZONA DO DUCHE E RESGUARDOS DE DUCHE

A zona do duche nunca deve ficar desprotegida, pelo uso de duche a água tem de ter uma barreira protetora para não degradar o pavimento, os móveis, e garantir a limpeza do espaço. O resguardo de duche ou de banheira é muitas vezes encarado como um obstáculo no espaço, e um redutor de amplitude – este é um dos motivos porque os resguardos tendem em ser m vidro e transparentes, de forma a minimizar a sua presença no espaço.

Existem no mercado vários modelos de resguardos que podem ser adaptados consoante a forma de base de duche ou banheira que tem na sua casa de banho. Resguardos de parede a parede, de pavimento ao teto, de pousar com fixação à parede e braço estabilizador, de sistemas de abertura distintos, sejam deslizantes, sejam de batente ou de harmónio.

Especialmente em casas de banho pequenas, os resguardos podem ser uma dificuldade, pois muitas vezes por aproveitamento de espaço o banho é encostado ao desvão de uma escada ou mesmo num apartamento em águas furtadas aproveita a inclinação desfavorável da água do telhado, e nestes casos, assiste-se a resguardos pouco eficientes e mal aplicados. Garantir a estanqueidade da água é o objetivo principal de um resguardo.

ZONA DE LAVATÓRIO E ESPELHO

A falta de espaço pode ser sempre um ponto a explorar, mas providenciar um espaço claro de espelho, frequentemente associado ao lavatório, é sempre uma necessidade.

Nos projetos de casas de banho pequenas a vanity unit é sempre um ponto notável do espaço, associa-se sempre a possibilidade de uma luz indireta ou focal. Estes espaços reduzidos apelam a uma delicadeza e pormenorização para que sejam de facto “wow”.

A aposta na iluminação pode ainda facilitar a amplitude visual, mas sempre com o uso sábio de espelhos. O espelho é útil, mas também reflete a luz, iluminando as superfícies opostas.

Decoração de Casa de Banho Pequena

REMODELAR A MINHA CASA DE BANHO PEQUENA

A remodelação de uma casa de banho é um investimento ainda avultado, face à profundidade de intervenção de uma decoração de casa de banho pequena. Normalmente uma remodelação geral é provocada por uma infiltração, a disfunção de um dos equipamentos sanitários, mas também existem os casos que são motivadas por questões estéticas e de vontade de modernização.

Independentemente, de qual a sua razão a remodelação de casas de banho, pode incrementar substancialmente o seu conforto, salubridade e funcionalidade, desde que planeado e executado com conhecimento.

Acredite que até com pequenas alterações o resultado final pode ser impressionantemente belo. Mudar uma cortina de banho, uma porta ou mandar lacar o armário antigo poderão fazer total diferença na sua casa de banho de aspecto antiquado. Não esqueça que muitas das vezes o problema é mesmo falta de iluminação: introduza luz directa e indirecta e transforme a sua casa de banho num oásis de relaxamento.

 

MATERIAIS APROPRIADOS PARA PAREDES E CHÃO DE CASAS DE BANHO PEQUENAS

A uma dificuldade para as remodelações de casas de banho é a escolha acertada de materiais. Será que ter soalho de madeira no pavimento da casa de banho é adequado? Deverei optar por mosaico?

A legislação do RGEU estipula que o pavimento e as paredes das casas de banho sejam impermeáveis e facilmente laváveis.

Assim, generaliza-se que os mosaicos cerâmicos, porcelânicos são a opção mais evidente, pois é sabido serem os materiais que mais garantem esta característica. Agora, tudo depende de como os materiais são especificados e aplicados. É possível termos um pavimento de madeira, mas cuidados técnicos e detalhes de remate e interfaces têm de ser garantidos. Outras opções de microcimento e epóxis, podem mais uma vez trazer problemas se mal aplicados, ou especificados para imóveis que pela natureza da sua construção não são propícios a este tipo de materiais.

Obviamente que o tipo de utilização de uma casa de banho pequena tem de ser avaliado e o que é certo e adequado para um espaço numa casa, por não ser para outra, não existem receitas.

ILUMINAÇÃO : A SOLUÇÃO IDEAL PARA A DECORAÇÃO DE CASA DE BANHO PEQUENA

A iluminação é um dos temas mais importantes em qualquer espaço. Para além da luz natural que é prevista em fase de projeto de arquitetura, estamos a referir a luz artificial que é então trabalhada pelo projeto de design de interiores.

Assim sendo, na casa de banho não é exceção, e é um assunto que deve ser levado a sério. Selecionar a devida luminária, prever a temperatura adequada, lux/lumens de conforto, a incidência lumínica para garantir que a luz é adequada e pode ser personalizada. Colocar focos de luz em locais específicos, como na zona do espelho/lavatório, permite criar uma ambiência de conforto e com apliques normalmente a preços bastante acessíveis.

CORES A USAR EM CASA DE BANHO PEQUENAS

A cor dá o espírito a qualquer divisão, certamente que as casas de banho não são exceção.

Idealmente, a escolha das cores para um espaço tende a estar balanceado, com a forma como a natureza usa a paleta cromática, promove cores mais pesadas em baixo e cores mais suaves em cima. Com esta configuração a base e cotas mais baixas mais escuras e o topo mais claro. Por este motivo muitas vezes vê pavimentos mais escuros e paredes com revestimentos tendencialmente mais claros que o material do chão.

É sabido que as cores claras dão a sensação de mais luz e maior amplitude de espaço, e este ponto é fundamental em casos específicos de poucos metros quadrados, como é o caso de casas de banho pequenas. Na verdade, qualquer tonalidade pode funcionar nestes espaços, desde que devidamente controlado na intensidade e testado na conjugação.

A seleção de cores é crucial – ter tons fortes ou optar por outra cor tem impacto na perceção e sensação e espaço vivido, mesmo para uma casa de banho.

Decorar casas de banho pequenas pode ser traiçoeiro de decorar mas, escolher o esquema de cores certo irá ser muito importante. Sendo de pequenas dimensões, tente seguir na direção para as cores mais claras para evitar tornar a casa de banho que sufoca.

O branco é então um tom de eleição para casas de banho, e não há cor melhor para tornar um espaço mais amplo e luminoso. Ora para um espaço pequeno, é uma seleção que não falha, mas que pode acompanhar outro tipo de destaques e coloração.

APONTAMENTOS DE DETALHE PARA CASAS DE BANHO PEQUENAS

Recorrer as velas, plantas e outros detalhes decorativos é sempre pacificador e imprimem uma sensação de convite e conforto. As casas de banho podem ser também espaços que podem introduzir estes aspetos de decoração conforto. Para as casas de banho pequenas apenas se deve considerar não sobrecarregar demasiado o ambiente e dar espaço à arrumação.

A opção por acabamentos com brilho ou acetinados são excelentes para refletir a luz, assim, pode usar este truque para a casa de banho pequena e refletir a luz e proliferar pelas superfícies das paredes.

Fotos: spacelovers.pt

VAMOS REMODELAR A SUA CASA DE BANHO?