A decoração de terraços exteriores ajuda a transformar estes espaços em locais de tranquilidade e de desfrutar ao ar livre. Os terraços exteriores são espaços agradáveis em qualquer casa, especialmente durante os meses mais quentes e sobretudo inseridos em centros urbanos — proporcionam a oportunidade única de desfrutar do ar livre, relaxar e socializar com amigos e familiares, tudo na sua própria casa, com privacidade, mas não privados de atividades de exteriores.
ÍNDICE
ToggleTERRAÇOS EM APARTAMENTOS
Ao realizar as intervenções de decoração de terraços, é possível aproveitar ao máximo o espaço disponível e criar ambientes que proporcionem conforto e lazer aos moradores.
Ter um espaço no seu apartamento onde possa relaxar ao ar livre, ou apanhar sol é algo muito apreciado. Se mora na cidade, esse privilégio não pode ser desperdiçado, pelo que as remodelações de apartamentos conciliam uma melhoria nos interiores habitáveis, mas também cada vez mais uma extensão da intervenção para o espaço exterior.
Uma das principais vantagens de se remodelar e decorar um terraço é a possibilidade de aumentar a área útil do imóvel. Além disso, essas intervenções podem valorizar o imóvel e torná-lo mais atrativo para possíveis compradores ou possíveis arrendatários. Outra vantagem relevante é, o aumento do conforto térmico, já que é possível utilizar materiais e revestimentos que ajudam a reduzir a temperatura no interior do apartamento.
Para a decoração de terraços exteriores em apartamentos, enquanto terraços privados (de uso exclusivo ou parte integrante de frações) é importante ter em conta o estilo da casa e a personalidade dos moradores. É possível utilizar móveis e objetos de decoração que agreguem valor estético e tornem o ambiente mais aconchegante e convidativo. É importante investir em plantas naturais e flores que se adaptem ao clima local, criando um ambiente mais natural e harmonioso.
TERRAÇOS COMUNS AO CONDOMÍNIO
As obras de remodelação e decoração de terraços exteriores em edifícios de habitação coletiva pode transformar esses espaços em áreas mais funcionais, acolhedoras e esteticamente agradáveis.
Trazer mais funcionalidade aos espaços comuns, não tem de ter um custo exacerbado, e são pontos fortes para uma valorização de cada fração autónoma.
No entanto, a realização de intervenções em terraços pode apresentar algumas desvantagens, como, por exemplo: o aumento dos custos de manutenção, a necessidade de aprovação em assembleia de condómino, bem como a necessidade de observar as normas de segurança e proteção de equipamentos (uma vez que se trata de um espaço aberto e exposto às intempéries) e ainda estabelecer regras de utilização (limpeza, ocupação, etc).
Para terraços comuns, as situações devem ser o mais versáteis possível e devem envolver a utilização de móveis funcionais, como bancos e cadeiras dobráveis e empilháveis, que permitem uma melhor utilização/arrumação do espaço disponível. Também é importante investir em revestimentos resistentes às intempéries, como o uso de piso cerâmico / porcelânico, além de realizar a manutenção regularmente, para garantir a durabilidade e a segurança do ambiente.
TERRAÇOS EM MORADIAS UNIFAMILIARES
Os terraços de moradias são privados e permitem uma versatilidade de utilização. Contudo, importa sempre prever o sistema de vistas relativamente a edifícios confinantes para poder perceber se tem algum ângulo de confrontação e não estar tão isolado como pensa.
As remodelações de casas são sempre extensíveis aos espaços exteriores, pois a relação exterior-interior é cada vez mais procurada e só pensado no todo se consegue obter um resultado integrado.
Para a realização de obras de conservação e reparação de terraços, é importante elaborar um projeto de remodelações, que inclua as atividades necessárias para garantir a durabilidade da intervenção e a segurança na utilização do novo ambiente. Entre as atividades que devem constar no projeto, estão a impermeabilização da laje e platibandas, a instalação de ralos e calhas para o escoamento da água, a reparação de fissuras, detalhe compatível com capeamentos, além da genérica pintura e revestimento do pavimento.
TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO DE TERRAÇOS EXTERIORES
Os espaços exteriores para completarem o convite à sua utilização carecem de uma decoração adequada e concisa.
As tendências atuais para a decoração de terraços exteriores são dicas fáceis que deixamos para poder atualizar este espaço tão desejável em todas as habitações. No entanto, posso citar algumas tendências que ganham popularidade na decoração externa atualmente e que podem continuar a ser relevantes no futuro:
1 — CORES NATURAIS
Uma paleta de cores naturais e terrosas está cada vez mais popular na decoração de terraços exteriores, incorporando tons verdes, castanhos, beges e brancos.
2 — MÓVEIS EM RATTAN
Móveis em rattan (mais maleável, flexível e resistente do que o vime), vime e outros materiais naturais, são excelentes opções na decoração exterior, adicionando um toque boémio e confortável. O mobiliário é um dos elementos mais importantes do seu terraço exterior. Escolha peças confortáveis e práticas que se adaptem ao seu espaço. Mesas, cadeiras, sofás e espreguiçadeiras são excelentes soluções para criar um espaço de convívio acolhedor e confortável.
3 — PLANTAS EXÓTICAS
Plantas exóticas, como palmeiras, bananeiras e catos, são cada vez mais usadas para criar uma atmosfera tropical e exótica em terraços. Adicionar plantas e flores ao seu terraço exterior pode transformar um espaço simples num ambiente exuberante e atraente. Escolha plantas que se adaptem às condições de iluminação do seu terraço exterior e adicione algumas flores coloridas para dar um toque especial.
4 — ILUMINAÇÃO AMBIENTE
A iluminação ambiente, com luzes suaves e difusas, é cada vez mais popular na decoração de terraços exteriores, porque criam um clima acolhedor e relaxante e permitem o uso destes espaços no período noturno.
5 — ESTILO INDUSTRIAL
O estilo industrial, com materiais brutos e acabamentos despojados e crus, tem muitos adeptos na decoração de terraços exteriores, criando um visual contemporâneo e urbano.
6 — MÓVEIS MODULARES E MULTI FUNCIONAIS
Móveis modulares, que podem ser facilmente configurados e reorganizados para se adaptar a diferentes espaços e ocasiões, estão se tornando cada vez mais populares na decoração externa.
7 — TECIDOS ESTAMPADOS
Tecidos estampados, como riscas, florais e elementos geométricos, são usados para adicionar cor e padrão a terraços e pátios. O seu uso em tapetes, almofadas, tecidos de sofás, cadeirões de exterior e cortinas dá um toque de conforto e elegância.
8 — PAREDES VERDES
As paredes verdes, ou jardins verticais, são usadas para adicionar o elemento natureza, o verde e vida a paredes de terraços exteriores.
9 — MATERIAIS SUSTENTÁVEIS
Materiais sustentáveis, como madeira certificada, bambu e materiais reciclados, são usados na decoração externa para reduzir o impacto ambiental.
10 — COZINHA DE EXTERIOR
Cozinhas ao ar livre, com churrasqueiras, fornos de pizza e ponto de lavagem (cuba e escorredor) são excelentes pontos práticos a considerar na decoração de terraços exteriores, pois permitem que as pessoas desfrutem de refeições ao ar livre em casa. Associado à cozinha ao ar livre deve acolher uma área de refeições, pois é uma excelente opção para desfrutar de refeições ao ar livre com a família e os amigos. Complementar o espaço com uma mesa e algumas cadeiras confortáveis é o ideal.
11 — MATERIAL CONTÍNUO ENTRE PAVIMENTO E PAREDE
Atualmente é muito frequente assumir uma simplicidade na continuidade de material de pavimento com o material de parede. Certamente, já verificou pavimentos em microcimento que se prolongam para as paredes, ou mesmo, em cozinhas, o pavimento ser o mesmo material das bancadas e do backsplash. Esta leitura de uniformidade material evoca a contemporaneidade e simplicidade visual, agregando-se ao conceito de menos é mais.
12 — ADICIONE UM TOLDO OU PÉRGULA
Se o seu terraço exterior está exposto ao sol direto, pode ser difícil desfrutar do espaço durante os meses mais quentes. Adicionar estruturas para exteriores, como toldo ou pérgula, pode ajudar a proteger do sol e criar um ambiente mais fresco e confortável. Desta forma, tem a possibilidade de atuar não só como elemento de adequação climática, mas também como instrumento de ampliação da moradia ou apartamento e, favorece a contemplação da paisagem e o contacto com o exterior.
Lembre-se de que as tendências de decoração e design de interiores são influenciadas por vários fatores e podem mudar ao longo do tempo. É importante escolher um estilo que se adapte às suas necessidades e gostos pessoais, em vez de seguir cegamente as tendências, o que também se adequa à decoração de varandas em apartamentos.
VAMOS TRANSFORMAR O SEU TERRAÇO?