Decoração de interiores: melhorar os ambientes da sua casa

Decoração de interiores

A decoração de interiores abrange um exercício projetual que vai muito além da escolha de cores das paredes ou de peças decorativas.

Inclui um processo compreensivo e transformador de um ambiente para melhorar a sua estética, função e o conforto, com base em conceitos de organização e harmonia.

 

DECORAÇÃO DE INTERIORES DE CASA

A prática de decoração de interiores não exige uma formação especializada e pode ser exercida por autodidatas. Trabalhar os espaços interiores requer, contudo, um vasto conhecimento de um portefólio alargado de marcas de design de interiores que produzem equipamentos e mobiliários, mas também uma cultura visual e cultural extensa.

Como em qualquer profissão, a dedicação e a paixão são os motores deste sector.

Se a arquitetura envolve trabalhos de construção civil e conhecimentos técnicos, a decoração de interiores intervém nos espaços projetados pelo arquiteto, portanto pré-existentes, mas sem tocar em construção. Podem ser projetos sequenciais a uma remodelação de casas, por exemplo, para integrar uma melhoria completa.

Importa, contudo, ressalvar que a sua atividade garante significativas contribuições estéticas aos espaços, enriquecendo a sua vivência. A função de um determinado espaço determina o “estilo” que este deverá trazer ao seu utilizador.

 

DESIGN DE AMBIENTES — CONCEITO NATUREZA

Uma das “regras” da decoração de interiores é que casas com espaços amplos podem apostar no uso de elementos vegetativos com mais facilidade. Áreas interiores generosos onde o espaço disponível não é meramente usado para a função (normalmente para arrumação), permitem ganhar outra dimensão com elementos naturais.

A importância da decoração de interiores é o seu contributo para a qualidade de vida dos utilizadores num determinado ambiente interior.

Ora os elementos natureza são uma aposta ganha no que toca à procura de conforto e felicidade, e são uma tendência de decoração intemporal.

O conceito de decoração de interiores de jardim vertical ou de “parede-verde”, permite adicionar uma superfície natural e qualidade espacial a um determinado compartimento da sua casa.

Qualquer parede-verde é um projeto interessante de design de interiores e tem de ser coordenado desde o início do desenvolvimento dos projetos de arquitetura para ser totalmente integrado e garantir também os projetos de especialidades necessários.

LOJAS DE DECORAÇÃO E MOBILIÁRIO

As lojas de decoração de interiores, são fontes de inspiração para peças de design, como o mobiliário, peças acessórias decorativas e obras de arte. A ligação de um decorador de interiores e as lojas de decoração de interiores tem de ser muito significativa, pois uma peça ideal para um projeto de decoração poder-se-á tornar num elemento no-grato para outro projeto.

Consoante as marcas, poderá identificar-se com conceitos de decoração, vulgarmente definidos como estilos, como sejam o contemporâneo, o minimalismo, o vintage / retro, o industrial / raw, o escandinavo /hygge, o rústico, o clássico, o oriental, entre outros. Deixamos algumas dicas de estilos com que nos identificamos:

 

ESTILO ESCANDINAVO

Este estilo homenageia a atmosfera luminosa em tons claros, com elementos de conforto de madeiras claras (madeiras nórdicas). Áreas envidraçadas que permitem um bom arejamento e grande luminosidade (próprios para climas nórdicos).

A decoração de interiores deste estilo é uma ode ao minimalismo onde o espaço é vivido pela amplitude e na simplicidade do essencial.

 

ESTILO MINIMALISTA

O manifesto claro do “menos é mais” de Mies Van der Rohe, um estilo onde é a simplicidade é a sua motivação. Linhas simples, sem ornamentos e acessórios e construção limpa em open space. A decoração de interiores minimalista é quase a não decoração, onde o supérfluo não é necessário.

 

ESTILO INDUSTRIAL

Com as raízes na arquitetura industrial, da época da revolução industrial, as características mais brutas e técnicas são evidentes, nos ambientes com tijolo burro aparente, vidro e ferro, cimento/betão exposto e ainda infraestruturas expostas.

Este conceito surgiu em Nova Iorque nos anos 50, onde na cidade abundavam imóveis desocupados com estas características, acabou pode se tornar num estilo apreciado.

Este estilo é muito frequente em espaços comerciais, onde a irreverência é parte do ADN de muitas marcas. Contudo, é um estilo também muito apreciado para habitação, pois integra materiais robustos e duradouros e trouxe a propagação do espaço amplo em open space com as tipologias loft.

 

Decoração de interiores

ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES

Como em qualquer projeto de arquitetura de interiores, a decoração de interiores de casa é fruto de um exercício de contexto.

Atribuir a personalidade à sua casa é um dos valores da decoração.

Normalmente a decoração está associada a uma linguagem estética definida na arquitetura desse imóvel.

A decoração de interiores é um mundo de possibilidades, onde o gosto pessoal do Cliente, as potencialidades de determinado espaço e o orçamento são os fatores a considerar.

PORQUE CONTRATAR UM PROFISSIONAL DE DECORAÇÕES

Sabendo ser possível realizar a decoração de interiores da sua casa sem ajuda de um profissional, porque deve contratar um?

Naturalmente, poderá ser mais dispendioso contratar um decorador, mas estes profissionais conseguem garantir-lhe uma unidade de leitura, um colmatar de necessidades e a agilização em todo o processo.

O decorador irá visitar o espaço e perguntar-se os seus desejos e gostos e com base nestes ingredientes conseguirá apresentar-lhe um projeto à sua medida e que respondam aos seus objetivos.

Salientamos que se um dos seus objetivos for manter alguma peça existente, deverá considerar passar informação no briefing do projeto. Ou até mesmo no projeto de decoração de interiores incluir a renovação de uma peça, ou até o seu restauro, desta forma, pode preservar alguns móveis antigos da sua casa e dar personalidade ao espaço.

Vantagens na contratação:

- budget definido e controlado para o projeto de decoração de interiores

- agilidade na criação de um ambiente diferenciador;

- projeto profissional e com peças reais;

- poupança de tempo, pois a escolha de materiais pode ser uma maratona ou mesmo o “rally dos showrooms”.

PRECISA DE REMODELAR A CASA? FALE COM A SPACELOVERS