Cozinhas Lacadas versus Cozinhas Termolaminadas

cozinhas-lacadas-versus-cozinhas-termolaminadas-ilha

Qual escolher? Tentemos esclarecer quais as principais diferenças entre cozinhas termolaminadas e cozinhas lacadas, para lhe possibilitar a escolha informada aquando da sua remodelação interiores. As cozinhas lacadas são certamente mais elegantes e, as cozinhas termolaminadas são garantidamente mais económicas.

 

O QUE SÃO COZINHAS TERMOLAMINADAS ?

O termolaminado também muitas vezes designado de postforming, não são bem o mesmo material, passamos a explicar.
O postforming tem os cantos em curva, o que permite o revestimento do material de acabamento contínuo. E é aqui que se diferem as cozinhas termolaminadas, pois este interrope o acabamento nos topos.
São laminados decorativos de alta pressão, termo moldável, aplicado sobre uma camada base normalmente em aparite ou MDF.
Este laminado como se molda facilmente, consegue ser curvado e esta característica possibilita o revestimento de arestas boleadas ou outras aplicações, no postforming. Nas cozinhas termolaminadas, as arestas são revestidas com orlas de vários materiais e cores.
As cozinhas termolaminadas têm por isso uma grande resistência ao desgaste, ao calor, ao impacto e mesmo uma boa resposta às manchas. Constituindo-se por isso num material durável e com facilidade de limpeza, pois a superfície não é porosa. A limpeza das cozinhas termolaminadas é feita com um pano húmido (com pouca água) e com detergentes multi-uso, embora isentos de componentes agressivos. Não é recomendado o uso de ceras, pois deixa a superfície gordurosa e de difícil limpeza.
Nas cozinhas termolaminadas, como o material não é contínuo (há sempre o remate das arestas com orlas), acaba por ter pontos frágeis à humidade, devendo as orlas serem efetuadas com bastante cuidado. Este ponto deve ser sempre passado à empresa de construção para evitar essas patologias. Em termos estéticos, as orlas podem até ser um detalhe interessante quando se opta por colocar uma cor diferente das restantes superfícies, sendo um toque subtil que embeleza as cozinhas termolaminadas.

O QUE SÃO COZINHAS LACADAS ?

As cozinhas lacadas são naturalmente mais elegantes, isto porque o processo de lacagem confere uma uniformidade às superfícies incontornável. Sejam as frentes, as arestas ou os sotados, toda a superfície consegue obter este acabamento. Em termos de design, é um material que permite essa versatilidade. As cozinhas lacadas também assumem uma excelente facilidade de limpeza, pois a superfície é toda impermeabilizada. A qualidade das tintas, cores e os brilhos possíveis determinam as subtilezas dos acabamentos, como o alto brilho, mate, satinado, texturado ou mesmo metalizado. A escolha dos acabamentos deverá ser sempre um trabalho de conjugação com os azulejos de cozinha a aplicar nas zonas de contacto.

PRECISA DE REMODELAR A SUA COZINHA ? FALE CONNOSCO!

COZINHAS TERMOLAMINADAS

Vantagens das cozinhas termolaminadas
- Preço mais acessível que as cozinhas lacadas, ainda mais significativo se optar por utilizar cores standard, como o branco, cinza ou cores padrão (ver por exemplo os da marca egger).
- Rapidez de execução, sendo que não necessita de aguardar por pela secagem de tintas ou lacagens.
- Material durável, com grande resistência ao risco e ao impacto.
- Homogeneidade do acabamento, sendo este algo que é garantido logo de fábrica.
- Grande facilidade de limpeza, nas cozinhas termolaminadas.
- Possibilidade de obter efeitos de madeira, pedra, metal ou outros como aspeto final.
- Variedade elevada de tons/cores texturas/padrões, e orlas (bordas/topos) com o mesmo aspeto ou mesmo com aspeto diferente como forma de constrate nos armários de cozinhas termolaminadas.
- Possibilidade de obter topos de cores e texturas diferentes das faces das portas, pois a orla é aplicada após o corte da dimensão dos painéis.

Desvantagens das cozinhas termolaminadas
- Portas com orlas nos topos, com menor capacidade de resistência às águas, se a sua constituição for em aparite com colagem de orla nos topos, resulta uma aresta sensível às humidades.
- O acabamento das orlas nem sempre fica com o melhor aspeto, resultando numa linha escura entre a face da porta e a orla.
- Cores e acabamentos limitados, pese embora haja um leque bastante alargado de opções.
- Tipos de puxador/abertura das portas mais limitados, pois não permite que se efetuem rebaixos / sotados, pois iria revelar o aparite que tem na sua composição.
- Menor resistência ao fogo, quando comparado com cozinhas lacadas.
- Armazenamento do produto, sensível às humidades e à exposição solar.
- Problemática da substituição de algum elemento após descontinuação de produção de algum tipo de cor / textura de modelo do laminado.
- Mais restrito quanto às dimensões de portas existentes, sendo que poderão ter de seguir as dimensões standard, quando se escolhem modelos de portas com feitios / ornamentos quando não lisas

COZINHAS LACADAS

Vantagens das cozinhas lacadas
- Multiplicidade de cores, sendo possível escolher com base no catálogo de cores NCS com mais de 1950 cores disponíveis.
- Possibilidade de realizar todo o tipo de recortes, formatos, dimensões diferentes, pois a base é normalmente em MDF e a imaginação é o mesmo o limite. Esta características faz das cozinhas lacadas uma excelente opção.
- Pode ser mate ou brilhante (ou outros níveis de brilho intermédios), consoante o acabamento pretendido.
- Acabamento soft ao toque, característica muito atrativa nas cozinhas lacadas.
- Uniformidade garantida pela lacagem em fábrica, por as cozinhas lacadas não têm juntas.
- Bastante resistente à humidade, não só pela lacagem, mas também garantido pela base for o MDF hidrófugo.

Desvantagens das cozinhas lacadas
Opção mais dispendiosa quando comparar do com as cozinhas termolaminadas.
- Risca com maior mais facilidade, pese embora já haja no mercado lacagens com elevada resistência.
- Limpeza não tão facilitada quando comparadao com as cozinhas termolaminadas.
- Maior fragilidade no que respeita à resistência mecânica.
- Problemática no momento de substituição de alguma peça anteriormente lacada, pois a nova lacagem nunca terá a mesma coloração que a existente, pois as cores alteram-se/oxidam consoante a exposição solar, a pátina e o simples passar do tempo.
- Como se trata de uma pintura a spray, poderá haver algumas irregularidades nas superfícies, sendo estas mais notórias quando se trata de acabamento brilhante.

 

cozinhas-lacadas-versus-cozinhas-termolaminadas

 

 

 

 

cozinhas-lacadas-versus-cozinhas-termolaminadas-spacelovers

 

 

 

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO