Como comparar os orçamentos de obras de forma efetiva?

Como-comparar-os-orcamentos-de-obras-spacelovers

Quando chega o momento de pedir orçamentos de obras, a dúvida está em qual a melhor forma de comparar os documentos que lhe serão apresentados. As obras de remodelação são importantes e significativos investimentos e, por vezes o orçamento de obra mais baixo não é o mais adequado.

Mas como asssim?

Se o orçamento mais barato não for abrangente, certamente terá trabalhos a mais a adicionar no decorrer da obra, que irão acrescer ao orçamento de obra apresentado inicialmente. Logo aumentará o valor inicial. Por vezes, até impedirá a sequência normal dos trabalhos e o tempo de execução não será o mesmo que o acordado previamente.

E se o orçamento de obra mais barato não for garantia de qualidade dos trabalhos?

Certamente terá de gastar mais dinheiro em reparar ou refazer trabalhos mal executados e, desta forma adicionar ao orçamento de obras incial o custo desses trabalhos.

A importância de obter orçamentos de obras

A realização de obras é um processo abrangente e complexo que requer uma boa gestão de tempo, um profundo conhecimento do desencadeamento dos vários trabalhos e que envolve um conjunto de pessoas/trabalhadores, fornecedores e sub-empreiteiros (muitas das vezes precisos em várias especialdiades), onde a capacidade de coordenação é importante. Assim os orçamentos de obras têm de reflectir todas estas situações e obviamente considerar todas as cotações dos diferentes fornecedores.

Sem qualquer diretiva ou detalhes técnicos a comparação dos orçamentos não será um tarefa fácil, isto porque cada construtora disponibilizará uma inerpretação da sua obra.

Sobretudo em remodelações de interiores é frequente o Cliente considerar não realizar um projeto, pois com o enquadramento de muitas obras serem isentas, passam apenas para a relevância do custo de obra, como o fator principal de decisão.

A comunicação do que se pretende realizar é um aspeto primordial. Quanto mais descritivo fôr na listagem dos trabalhos, mais próximo da realidade será o seu orçamento de obras. No entando, a interpretação de cada empresa de construção do seu projeto, vai materializar-se em especificações diferentes, em formatação dos documentos dos orçamentos de obras significativamente diferentes também o que irá dificultar a tarefa da comparação.

Como-comparar-os-orcamentos-de-obras-spacelovers-obra

Há contudo uma forma muito fácil de garantir a comparação inequívoca dos orçamentos de obras.

Através da realização de um projeto de arquitetura e/ou projetos de especilaidades com o respectivo mapa de quantidades e trabalhos garante que a especificação dos materiais e suas quantidades são iguais para todas as empresas de construção e desta forma todos os orçamentos de obras contemplam o mesmo. É a forma mais eficaz de assegurar que os documentos apresentados pelas construtoras tem todos a mesma base.

Mesmo em obras consideradas pequenas, este planeamento inicial é importante.

A questão é que sem projeto nunca receberá um orçamento, recebe sim uma estimativa.

Os orçamentos de obras para serem comparáveis, têm de permitir verdadeiramente auscultar o mercado, pois só desta forma poderá tomar a melhor decisão. A obtenção de vários orçamentos de obras é importante para ter a noção dos preços praticados e ter ainda variedade de contacto com vários profissionais. Se a formatação não respeitar o de projeto, o mais certo é que o confundam com especificações diferentes e, mais uma vez salientamos que o orçamento mais baixo pode não corresponder à melhor qualidade de serviço.

Lembre-se contudo que o preço final não é tudo. A qualidade dos trabalhos, a comunicação, a interação, a forma pronta de lidar com as adversidades ou surpresas, a forma como revela conhecimento técnico e a capacidade de problem-solving. São tudo fatores importantes considerar numa decisão de avançar com as obras de remodelação em casa.

Conhecer a experiência de trabalho do empreiteiro de construção civil é também um factor fundamental, para decidir a empresa de construção que tomará conta do seu apartamento para recuperar ou remodelação de moradia ou de espaço comercial.

As estimativas iniciais são sempre uma ajuda para conhecer a ordem de grandeza do seu investimento. A capacidade da incluir estimativa todos os trabalhos necessários para pôr o seu projeto em execução, ou mesmo a possibilidade de considerar os materiais que irá escolher, é deveras quase impossível. É por isso, que as estimativas são tão diferentes.

Na spacelovers costumamos dizer que o projeto de remodelação é o guião de uma obra. É o tipo de trabalho onde normalmente a improvisação não corre bem. Obras não são Jazz! Por isso é tão importante antever os trabalhos e os detalhes através de uma especificação e desenhos técnicos.

Para comparar orçamentos de obra, o ideal é ter um articulado com medições que corresponde a um projeto detalhado. Desta forma, capítulo por capítulo, artigo por artigo, são comparáveis. Pode facilmente dialogar com o empreiteiro sobre determinado trabalho. Pode ainda resolver eliminar determinado trabalho, pela sua remoção no articulado.

O investimento inicial no projeto, facilita-lhe o processo de obra e a sua capacidade em perceber a totalidade dos trabalhos. É ainda a forma mais rigorosa de garantir que o resultado final da sua intervenção é garantido e que os orçamentos de obras que recebe são para concretizar os trabalhos que pretende.

Como-comparar-os-orcamentos-de-obras

Fatores que deve comparar entre os orçamentos de obras

- Tempo de resposta ao seu pedido

- Especificações técnicas (ou a capacidade de seguir a especificações de projeto)

- Pessoa de ponto de contacto / gestor da sua obra

- Formas e faseameto dos pagamentos

- Prazo de entrega da obra

- Condições e disponibilidade para início de obra

Fale com a spacelovers para podermos dar seguimento à sua obra, com a elaboração de um projeto detalhado ou se já o tiver desenvolvido, com a apresentação de orçamento de obra.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PREENCHENDO O FORMULÁRIO EM BAIXO.