As vantagens de investir num arquiteto

as-vantagens-de-investir-num-arquiteto-desenho

O arquiteto é o profissional que lhe ajuda a montar o guião da sua obra. É com quem irá lidar desde o início do processo até ao final da obra concluída. É quem lhe esclarece as dúvidas e acompanha durante a obra. É o criativo que irá propor ideias inovadoras. É o técnico responsável pelo cumprimento de legislação vigente.

Sumariamente, é o maestro do seu processo de construção ou reconstrução.

Na realização do projeto de arquitetura em Lisboa, o arquiteto estuda o espaço, de forma a maximizá-lo e a qualificá-lo, trazendo à construção, pela sua unicidade, valor.

Com esta amplitude de atuação, a presença de um arquiteto em qualquer projeto construtivo é uma mais valia e pode ser a diferença entre um projeto bem sucedido para um fracasso.

Considerando que se trata de um investimento relevante, muitas vezes, o maior da vida de um Cliente, importa garantir desde cedo que está a tomar as decisões certas e que está a agregar valor e até mesmo a aumentar o valor comercial expectável do imóvel.

1- PROJETO PRÉVIO: OBRAS PLANEADAS AUMENTAM A TAXA DE SUCESSO

Todas as obras, sejam de construção nova, remodelações ou reabilitações, necessitam de um projeto detalhado. Este planeamento é importante não só para o Cliente tomar as devidas decisões antecipadamente, mas para que possa garantir que a construção incluirá todos os detalhes e não extravase o custo no final de obra.

Por outro lado, ajudá-lo-á a antecipar, através de visualizações tridimensionais, de como irão ficar os espaços, antes das obras.

 

as-vantagens-de-investir-num-arquiteto

as-vantagens-de-investir-num-arquiteto-spacelovers

2- OBRA VIÁVEL COM ARQUITETO

É frequente o pensamento de que o contratar um arquiteto é algo desnecessário, mas é completamente o oposto. É desta forma que garante a viabilidade do seu projeto, pois o seu conhecimento e formação permitem-lhe informá-lo de questões que nem sequer ainda tinha pensado, tais como:

- conforto térmico e acústico;

- aproveitamento do espaço;

- desenho das escadas e dos corrimãos;

- que caixilharias escolher e porquê;

- quais os materiais mais resistentes para as zonas húmidas;

- qual a melhor localização para a entrada;

- como garantir a privacidade com o vizinho do lado;

- como garantir soluções sustentáveis;

É o arquiteto que une a criatividade, a técnica, a funcionalidade e a estética, contribuindo para a valorização da sua propriedade, seja qual for a natureza da sua intervenção.

3- O ARQUITETO AGREGA VALOR, NÃO CUSTO!

O projeto de arquitetura é o melhor investimento para a sua obra, pois é o que lhe vai permitir ter os espaços corretamente dimensionados, devidamente iluminados e arejados, qualidade arquitetónica e ter aspetos pensados como valorização da luz natural, privilegiar a envolvente paisagística, métodos de sombreamento, entre outros pontos.

O arquiteto analisa todas as soluções possíveis, para que lhe possa apresentar a que melhor se adapta às suas necessidades, incluindo a que terá a melhor relação qualidade-preço.

O custo da contratação de um arquiteto corresponde normalmente a uma tranche do custo de obra. Comparando o custo-benefício, o balanço é positivo para si, pois o produto imobiliário com que fica é diferenciado pelo trabalho do arquiteto, que lhe projetou um imóvel com valor comercial acrescentado, pela criatividade e funcionalidade dos espaços e pela escolha certa dos materiais.

4- EQUILÍBRIO NO PROJETO, MAS NO SEU ESTILO

O respeito pelo gosto dos outros é algo que o arquiteto tem como motto. A capacidade de promover as melhores soluções dentro da linguagem que o Cliente procura, é então uma grandeza que irá admirar. Através das suas referências irá adaptá-las ao projeto e combinando com conhecimento, o resultado final é o equilibrado.

5- ARQUITETO NA OBRA: PROJETO CUMPRIDO

A presença do arquiteto durante a execução de obra é um fator primordial para a qualidade dos trabalhos e consequentemente para o resultado final.

Muitas das soluções são alteradas em obra e importa que passem pelo olhar técnico e atento de quem conhece o projeto como ninguém - o arquiteto.

Veja algumas das obras de arquitetura emblemáticas na cidade de Lisboa, aqui.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PARA O SEU PROJETO.