Vale a pena comprar uma casa antiga para restaurar / reabilitar?

Vale-a-pena-comprar-uma-casa-antiga-para-restaurar-reabilitar

As casas antigas para reabilitar são excelentes opções para quem procura um desafio em transformar construções degradadas em casas cheias de charme e personalidade — simultaneamente que transmitem o seu gosto. Por remodelações de casas consegue-se obter esse produto tão distinto no mercado imobiliário.

 

 

INVESTIMENTO vs CARACTERÍSTICAS DO PRÉ-EXISTENTE

Contudo, como todo o investimento imobiliário, pese embora a casa para recuperar seja mais em conta que uma casa pronta a habitar, deverá ter um raciocínio sério de qual o montante que terá de gastar para fazer as obras.

A reabilitação de casas antigas é um processo emocionante pela capacidade de metamorfose dos espaços - contudo, exige conhecimento, criatividade e tempo. São inúmeros os detalhes a ter em conta com as obras de remodelação de casas.

As características únicas e o valor patrimonial que muitas casas antigas possuem, são fatores que nunca encontrará em casas novas. Este é o poder de recuperar construções com passado e história. Esses elementos que as distinguem são diferenciadores de outras habitações e o seu valor de mercado pode também mais elevado.

Se a ideia é repor um estilo completamente contemporâneo na casa e eliminar todos os elementos antigos, pode então não ser uma boa opção. Isto porque a reabilitação é um procedimento mais dispendioso que uma construção nova. A atenção ao detalhe e a mão-de-obra qualificada assume numa recuperação o seu expoente máximo.

Aqui também importa também considerar a integração de móveis por medida, que trazem várias vantagens para a atmosfera do interior do imóvel. É neste ponto que a contemporaneidade assume especial relevância, onde mobiliário sob medida e com especial atenção ao detalhe minimalista poderá fazer realçar os elementos característicos da construção existente.

Mas convém compreender o grau de intervenção e de modo geral, tudo tem de ser reparado ou mesmo substituído, como, por exemplo:

— estrutura, fachadas e cobertura: são o envelope exterior da casa e necessitam de um olhar redobrado, sendo necessária uma inspeção técnica para avaliar as capacidades e o seu estado de conservação;

— redes técnicas: eletricidade, canalizações, esgotos, gás, ventilação natural, entre outros;

— elementos passíveis de serem restaurados: portas trabalhadas, portadas, tetos detalhados, pavimentos de madeira, etc.

RAZÕES QUE LEVAM A DESEJAR TER UMA CASA ANTIGA E REABILITÁ-LA

A procura destes imóveis é certamente um desejo de muitas pessoas.

Certamente que o que procura numa casa antiga pode ser algum destes motivos que listamos em baixo.

— charme da época construtiva;

— localização privilegiada num centro histórico ou num lugar inóspito;

— a arquitetura da casa;

— espaços interiores diferenciados com qualidade excecional;

— a implantação do imóvel que favorece exposição solar;

— jardim em torno da casa antiga;

— vista postcard, para um castelo histórico para uma paisagem natural ou mesmo um terreno próprio, ou um centro consolidado.

 

DICAS PARA A SELEÇÃO DA CASA ANTIGA A COMPRAR PARA RESTAURAR / REABILITAR

Normalmente as casas antigas para restaurar que se encontram para venda no mercado, são imóveis com um estado de degradação muito elevado que carecem de grandes intervenções.

Esses imóveis admitem muitas patologias construtivas que são de origem. Porque as fundações não estão estabilizadas, ou as paredes absorvem a água dos terrenos e causam degradações profundas. Ou até mesmo e infelizmente, são imóveis dotados ao abandono de largos anos e a degradação é generalizada.

Muitos sem cobertura, sem vãos, foram sendo tomados pela vegetação são engolidos pela natureza.

Aqui importa ainda referir que nestes casos, certamente pelo valor patrimonial que a casa terá, deverá ser acautelada uma estratégia de reabilitação, salvaguarda e preservação das suas características.

Para imóveis onde o valor patrimonial é reduzido, por serem casas de origem popular, a estratégia é maioritariamente da reconstrução. Manter as fachadas exteriores e a imagem de rua poderá fazer sentido consoante o contexto de inserção do imóvel.

Para imóveis onde o estado de degradação é menor, a recuperação e a renovação do edificado pode ser a estratégia certa.

Para a seleção da casa antiga a comprar para restaurar, importa descrever os seguintes pontos:

— qual o orçamento de investimento para as obras;

— o timeframe para a realização de todo o processo (desde a compra, projetos, empreitada, licença);

— compreender que a remodelação de casa é um processo diferente a reabilitar uma casa;

— obter estimativas de custo de obra com antecedência na fase do investimento.

Vale-a-pena-comprar-uma-casa-antiga-para-restaurar-reabilitar-spacelovers

Vale-a-pena-comprar-uma-casa-antiga-para-restaurar-reabilitar-interiores

Vale-a-pena-comprar-uma-casa-antiga-para-restaurar-reabilitar-remodelacao

A FASE DE PROJETO: O PLANEAMENTO DAS OBRAS

Igualmente à construção nova, o projeto, neste caso de reabilitação de casas antigas, tem de ser bem planeado e coordenado, para os recursos poderem ser despendidos nos aspetos importantes. Aqui pode-se explorar a possibilidade de criar um layout/disposição mais contemporâneo, trazendo a cozinha para zonas mais sociais, introduzindo as tecnologias mais recentes, ou mesmo, intervir na casa de banho, modernizando-a com novos revestimentos e equipamentos sanitários.

É inevitável que o antigo conviva com o novo nos projetos de casas antigas. O projeto deverá explorar esses conceitos naturalmente e que essas linguagens, embora distintas, encontrem pontos comuns. Este investimento só faz sentido com a ajuda de um arquiteto, veja mais aqui porquê.

É também o arquiteto que lhe poderá ajudar quanto às possibilidades de transformação dos espaços, informar-lhe se existem restrições sobre o enquadramento legal das obras que pretendem efetuar. Vários imóveis estão classificados pelo seu valor patrimonial, histórico e arquitetónico e as modificações são condicionadas — informe-se antes de adquirir o imóvel. Poderá ainda aconselhar-se no que respeita à logística inicial de obras.

TRABALHE COM ESPECIALISTAS NA REABILITAÇÃO DE CASA ANTIGA

O conhecimento e o ‘know-how’ para a realização de obras de reabilitação e restauro em casas antigas e, mesmo para remodelações de casas geralmente, são muito importantes, pois são processos muito exigentes.

A experiência no setor traz soluções testadas e incute flexibilidade às equipas de trabalho, que saberão lidar com as “surpresas”. Nestas obras, a capacidade de responder a situações inesperadas, muitas vezes só desvendadas após demolições, requer competências que só empresas qualificadas conseguirão responder.

ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO DA CASA ANTIGA

Todas as construções têm uma época de construção (ou até várias, por adições ou intervenções à construção original), determinando o seu método construtivo, consoante a tecnologia de época.

Este conhecimento é importante para a sua intervenção. Tudo terá de ser pensado em compatibilizar com o existente.

INSPEÇÃO: O CONHECIMENTO

As visitas aos imóveis antes de comprar, são sempre momentos de extrema importância. Deve conseguir avaliar pontos menos óbvios, tais como anomalias, quer estas sejam estruturais ou não.

Uma das coisas que deve saber antes de comprar casa antiga para restaurar, é qual o grau de intervenção necessário para esta adquirir as condições de habitabilidade pretendidas.

Veja em baixo alguns pontos importantes que deve ter em atenção quando visita o imóvel:

— se existem manifestações de água, por infiltrações: procure danos em locais como os tetos, os pavimentos e junto às janelas;

— se conseguir identificar a estrutura, procure ver se existem deformações dos pavimentos, fissuras e/ou fendas em paredes e tetos;

— se consegue detetar fugas de água em redes de abastecimento ou nas redes de esgotos domésticos e águas pluviais;

— se consegue verificar infiltrações em terraços, varandas ou marquises;

— se verifica alguma fissura ou mesmo fenda nas paredes exteriores, entre outros.

Estes fatores irão influenciar as intervenções, sendo que poderão certamente aumentar o custo das obras. Poderá até potencializar a redução do valor de aquisição do imóvel admitindo que irá dispensar um maior montante na reparação de alguns destes problemas.

Lembre-se que reabilitar é mais delicado do que construir de novo, porque cada casa antiga tem as suas especificidades e características. Nem sempre é possível demolir paredes interiores pela estrutura existente, ou modificar o posicionamento de casas de banho (sem o recurso a sistemas de bombeamento).

Todos os detalhes têm de ser analisados por profissionais qualificados, para poderem aconselhar corretamente e assertiva, e possam incluir todos os trabalhos necessários no orçamento para obra.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PARA O SEU PROJETO.