ÍNDICE
ToggleREMODELAÇÃO DE MORADIA SESIMBRA | COTOVIA
O projeto de consiste na reformulação da moradia unifamiliar isolada existente, caracterizada por volume em L, com um vazio que percorre com um alpendre no piso superior com frentes para norte, nascente e sul.
A proposta deste projeto de arquitetura de remodelação de moradia Sesimbra busca a sustentabilidade na reabilitação da construção existente, enquanto massa construída e potencia uma leitura de vivência contemporânea enquanto se lhe imprime níveis de conforto de contemporaneidade.
O procedimento administrativo enquadrou-se no licenciamento de obras, já ao abrigo do Simplex - DL 10/2024 de 8 de Janeiro e portarias subsequentes.
A casa inspirada na arquitetura tradicional, procura harmonizar formas tradicionais com elementos contemporâneos, proporcionando um ambiente acolhedor, funcional, simples e integrado numa envolvente natural que caracteriza o contexto territorial da Cotovia / Venda Nova em Sesimbra.
O relatório de avaliação de vulnerabilidade sísmica, realizado à estrutura existente e com base no projeto de arquitetura desenvolvido para a remodelação de moradia Sesimbra, prevê não ser necessário reforço sísmico perante as alterações consideradas, informando o projeto de estabilidade, já numa fase inicial.
LAYOUT E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
No piso 1, encontra-se a entrada, os espaços sociais de sala de estar e de refeições com a cozinha em open space, gerando um espaço fluído e que se relaciona fortemente com o espaço exterior / zona da piscina a Poente. Neste piso, encontram-se ainda um quarto de apoio, espaços auxiliares de garagem, arrumos, área técnica, lavandaria, e zona de duche de apoio.
No piso 2, desenvolve-se a parte privada da habitação, com uma entrada direta do exterior, onde se distribui o escritório, os distintos quartos, instalações sanitárias e uma sala polivalente que terá funções de ginásio e atividades diversas.
ELEMENTOS ARQUITETÓNICOS
A remodelação de moradia Sesimbra prevê a escolha da cobertura em telha cerâmica de aba e canudo, na cor natural reflete o contexto local, proporciona não apenas um elemento estético marcante, mas também uma linguagem integradora e simples do desenho e referências construtivas da envolvente.
As paredes exteriores, ao nível do piso 1, expressam uma linguagem terrena, dada pela aplicação de peças de terracota como revestimento de fachada, introduzindo personalidade ao imóvel e simultaneamente protegendo-o no toque com o solo. Já nas paredes exteriores do piso 2, optou-se por um tom branco para as superfícies, intencionalmente para integrar a casa, não só no contexto arquitetónico circundante, mas no intuito de conferir leveza ao volume superior, dando a sensação de pousar num embasamento argiloso.
Criou-se um elemento contínuo e nivelado nas fachadas Norte e Poente que integra vegetação, no intuito de quebrar a massa construída existente, trazendo uma leitura de horizontalidade à construção e para lhe trazer uma linha de contemporaneidade.
CÉRCEA, SOLEIRA E NÚMERO DE PISOS
Do ponto de vista da cércea, a proposta de remodelação de moradia Sesimbra prevê que a mesma seja contínua pela totalidade dos alçados, sendo a atual ligeiramente distinta entre fachadas, pelos desalinhamentos da cobertura / beirados. Em remodelações de moradias a procura por soluções simples e de carácter intemporal são as melhores opções para uma transformação contemporânea e, ao mesmo tempo, uma intervenção que possa envelhecer e garantir a funcionalidade e a estética da simplicidade.
FACHADAS
Materialmente, o nível térreo da moradia é proposto revestir com revestimento de terracota, cor barro natural, que atua como um embasamento de tom de terra, que confere uma superfície texturada e cria uma plasticidade geral nas fachadas. Desta forma, a remodelação de moradia Sesimbra, promove uma textura que acaba por surgir como um material muito presente em toda a habitação, estabelece ainda um limite visual de cotas, o que torna o edifício menos monolítico. A pala em floreira/canteiros saliente exprime-se como um gesto orgânico que imprime horizontalidade à volumetria, incute animação nos planos de fachada e, permite a presença de elementos vegetais e florais, criando a possibilidade de sombra e resguardo em momentos chave da casa, como, as entradas.
As fachadas interiores do pátio, no coração da casa, junto à comunicação vertical das escadas, ficam previstas na remodelação de moradia Sesimbra, ser revestidas a azulejo vidrado de cor branco para garantir maior reflexão de luz natural, trazendo-a para o interior da habitação.
VÃOS E ENSOMBREAMENTO
A proposta prevê caixilharias em alumínio com corte térmico, com vidro duplo, folhas lisas, lacadas a branco no piso 2 e na cor terracota no piso 1, que procuram obter um desenho mais puro, tirando partido do máximo de luz natural para o interior dos espaços.
Como ensombramento dos vãos estão previstas instalar portadas de correr em chapa metálica, seguindo com uma leitura / expressão de vão mais limpo funcional e com praticidade, adquirindo ainda a função de proteção contra intrusão.
Nesta remodelação de moradia Sesimbra será adotado o sistema de ventilação integrado na verga dos vãos pelo lado exterior através de grelha, e pelo interior no aro fixo dos caixilhos, (modelo que não altera a área envidraçada), sendo uma solução silenciosa e harmoniosa no conjunto, procurando corresponder e coordenar a arquitetura com as exigências do projeto de ventilação e projeto de desempenho térmico, a apresentar em fase de especialidades.
ESTACIONAMENTO E ARRANJOS EXTERIORES
A habitação beneficia dos espaços exteriores diferenciados, com zonas solo vegetal e áreas pavimentadas.
Estão garantidos os percursos pedonais de acesso à moradia com material antiderrapante, cumprindo a área máxima impermeável para o lote em causa.
O estacionamento no interior do lote, reveste-se de 6 lugares para veículo automóvel (2,5x5m) descobertos (dos quais 3 por debaixo de uma pérgula) e um lugar coberto na garagem interior.
EQUIPAMENTOS DE UNIDADES EXTERIORES
A remodelação de moradia Sesimbra prevê as localizações de equipamentos de unidades exteriores em zona exterior para facilidade de acesso à manutenção, devidamente ocultos por portas grelhadas metálicas, pintadas na cor branca, que garantem a ventilação dos equipamentos.
ARMÁRIOS, QUADROS TÉCNICOS E CAIXAS DE CORREIO
A remodelação de moradia Sesimbra estende-se também à frente de rua, prevendo os armários técnicos de contadores e portinholas com desenho de forma simples e integrada / embutida nas partes opacas dos muros de alvenaria da fachada.
PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PARA A REMODELAÇÃO DA SUA MORADIA EM SESIMBRA.