ÍNDICE
ToggleREMODELAÇÃO DE MORADIA RESTELO, LISBOA
A remodelação da moradia Restelo, em Lisboa é um projeto que integra o licenciamento/comunicação prévia de obras de alterações. O projeto de remodelação da moradia tem como ponto de partida o respeito pelo construído e as suas características construtivas. O projeto de arquitetura respondeu ao programa estabelecido, atendendo à amplitude espacial e criação de espaços de abertos e com capacidade de fazer com que a luz natural inundasse os diferentes compartimentos.
CONSTRUÇÃO ORIGINAL
Trata-se de uma casa originalmente pertencente ao Plano Geral de Urbanização de Lisboa - Encosta da Ajuda (desenvolvido no âmbito do Ministério das Obras Públicas em 1938-40).
A construção original integra o Programa das Casas Económicas do Bairro do Restelo, em 1947, da autoria do arquiteto Faria da Costa, com a tipologia de classe D, tipo III.
É uma moradia geminada, com 3 fachadas, desenvolvida em 2 pisos e um sótão, com garagem na parte tardoz do lote.
A INTERVENÇÃO - REMODELAÇÃO DE MORADIA RESTELO
A intervenção na moradia, tem como briefing a eliminação de múltiplos compartimentos nos dois pisos, de forma a possibilitar uma reorganização espacial contemporânea, que possibilite aos novos utilizadores uma vivência e experiência da casa com todas as comodidades atuais.
A alteração exterior passa pela implementação de sistema ETICS / "capoto" dotando a habitação de um isolamento térmico por fora, para uma performance energética mais eficiente, possibilitando a subida da certificação energética.
A múltipla compartimentação dá agora lugar, na remodelação da moradia Restelo a:
R/C - quarto / escritório, casa de banho social acessível, sala de estar, sala de jantar, cozinha e lavandaria;
1º andar - 1 quarto suite com casa de banho suite, 2 quartos com closets e com uma casa de banho partilhada dos quartos;
Sótão - espaço amplo para arrumos.
MATERIAIS
Os materiais selecionados, passam por uma linha contemporânea e de diferenciação.
Todo o R/Chão assume o pavimento em contínuo de madeira de carvalho aplicado em espinha / herringbone, enaltecendo uma espacialidade rica e de charme.
A cozinha contempla armários lacados com portas e painéis com almofada, mas lisa, implementando uma ideia de requinte.
No escritório do R/c integram-se duas secretárias junto das janelas e uma estante integrada com carácter.
A casa de banho social, foi concebida de forma a possibilitar a adaptabilidade a deficientes, contendo uma base de duche nivelada e revestimentos de pedra de mármore.
As escadas de acesso ao piso 1, são em estrutura metálica, com revestimento dos degraus em madeira de carvalho. A guarda adquire um desenho também ele em herringbone especialmente desenhado para se integrar com a linguagem da casa.
No piso dos quartos, utilizou-se o mesmo pavimento de carvalho em espinha de forma a dar continuidade à lógica material da habitação.
As casas de banho, dos quartos e suite, assumem distintos ambientes, uma mais jovial com mosaico em herringbone e a outra mais delicada com pedra de mármore. Esta obra teve em conta a identidade específica do agregado familiar.
TEM UMA MORADIA PARA REABILITAR OU REMODELAR? PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO.
PREENCHA O FORMULÁRIO EM BAIXO.