REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIO EM CAMPO DE OURIQUE, LISBOA

A reabilitação de edifício Campo de Ourique, em Lisboa, incorporou não só o projeto de arquitetura, mas também um estudo importante estruturalmente e de infraestruturas por parte da equipa de engenheiros envolvida nos estudos das diversas especialidades. A fachada de azulejo foi também uma preocupação para gerar um sentido de autenticidade com respeito pelos valores patrimoniais do mesmo, sempre uma enorme preocupação nos projetos de arquitetura da spacelovers.

Procedeu-se com a modernização das redes técnicas existentes do imóvel, ao nível de redes de águas, esgotos, rede elétrica, tendo sido também substituída toda a rede de gás.

Especial atenção foi dada às questões estruturais, que em estreita coordenação com a equipa de engenharia de estruturas, conseguiu-se reverter as deformações existentes, sem prejudicar a autenticidade da estrutura original, em madeira e "gaiola".

O logradouro comum a todos os apartamentos com acesso pelo r/chão, foi também objeto de intervenção. Admite espaços de estar, zonas cobertas com sombreamento e áreas verdes permeáveis que criam uma ambiência de tranquilidade e convidam à sua fruição.

A fachada de azulejo requereu uma especificação cuidada e uma análise feita por conservadores restauradores de azulejos que impulsionaram a recuperação dos mesmos - tendo sido um dos pontos que o Cliente solicitou desde o início do projeto para a reabilitação de edifício Campo de Ourique.

A nível de materiais de acabamentos interiores, a reabilitação de edifício Campo de Ourique, em Lisboa, as escolhas recaíram sobre materiais tradicionais, como mosaicos hidráulicos, madeira maciça de pinho envernizada, pedra de lioz creme da Pêro Pinheiro, contrastam com paredes pintadas com cores pastel e tetos brancos.

As aparelhagens elétricas da Efapel com o design de Siza Vieira com os modelos Quadro 45, pontuam as paredes com espelhos circulares.

As iluminações embutidas e sancas de luz, ajudam a criar espaços cénicos capazes de atrair os investidores.

As cozinhas abertas para a sala, totalmente equipada com eletrodomésticos Bosch, permitem uma amplitude de espaço e vivência contemporânea que dá primazia ao espaço social.

A reabilitação de edifício Campo de Ourique, imóvel situado num dos bairros mais procurados para aquisição de imóveis, viu neste edifício, composto por 8 frações de uso habitacional, o destino à comercialização (venda) após a intervenção.

Na reabilitação de edifício Campo de Ourique, em Lisboa, optou-se por tipologias T2 com varandas para a fachada principal e também têm outras varandas generosas a tardoz.

A manutenção de elementos característicos como as portas interiores altas com bandeiras com painéis em vidro, as cubas de cozinha em pedra de lioz, foram alguns dos elementos recuperados e preservados, como forma de manter a autenticidade do imóvel existente as características que o caracterizam, com passado que ficará presente na intervenção dos nossos dias.

Veja ainda outros exemplos em Projetos e Obras.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PARA O SEU APARTAMENTO.