ÍNDICE
ToggleREABILITAÇÃO DE EDIFÍCIO BAIRRO ALTO LISBOA
A reabilitação de edifício Bairro Alto Lisboa é um projeto de arquitetura que integrou um pedido de informação prévia para obras de ampliação e de alteração, de fração autónoma nos pisos 3 piso no sótão, inserido em edifício de 4 pisos, com 3 frações (loja no r/chão, 1 e 2 andares para habitação, sendo o último duplex), sito na Travessa da Boa Hora, Bairro Alto, Lisboa.
REALIDADE CONSTRUÍDA EDIFÍCIO BAIRRO ALTO
Quando a intervenção é sobre construção pré-existente, nem sempre a realidade construída corresponde na íntegra às peças desenhadas do existente nos registos camarários – e este edifício Bairro Alto é um destes projetos. Verifica-se a adaptação irregular de um terraço e a eliminação de trapeira a tardoz. Verifica-se ainda a existência de janelas para o corpo vazado das escadas comuns/claraboia. No interior do apartamento ao nível do piso de entrada, verificam-se ainda vãos fechados (aberturas de portas), e no layout do apartamento a disposição da cozinha e casa de banho foram também ao longo dos tempos alteradas. Situações que durante este processo terão de ser alvo de legalização.
PRINCÍPIOS DA INTERVENÇÃO REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIO BAIRRO ALTO
- a subida da altura da fachada e da altura da edificação, prevendo os limites estabelecidos pelas médias das alturas das edificações e das fachadas;
- a preservação dos elementos decorativos da platibanda da fachada de rua;
- a criação de piso em configuração de mansarda com 3 trapeiras em chapa zincada na fachada de rua, em correspondência com o alinhamento com os vãos de fachada dos pisos inferiores;
- o espaço do piso em sótão, passará a dispor de sala, um quarto, uma instalação sanitária e um terraço;
Ao nível do piso 1 da fração, a intervenção prevê ainda:
- melhorar o acesso ao piso do sótão, com a reconfiguração/relocalização da escada interior da habitação;
- criar um quarto de casal.
Construtivamente, será feita uma análise do existente do edifício para garantir as condições de segurança sísmica, por relatório de estudo de vulnerabilidade sísmica em cumprimento das legislações vigentes. Resultará assim uma indicação clara do estado da estrutura, e será previsto, em sede de projetos de especialidades, o projeto de estabilidade que poderá contemplar, se necessário, o projeto de reforço estrutural, para dar resposta aos requisitos e às exigências de resistência global do edifício e vulnerabilidade sísmica, para completar a reabilitação do edifício Bairro Alto. Será ainda implementada a melhoria energética e a modernização das infraestruturas intervencionadas.
Ficou prevista a preservação de elementos construtivos das fachadas, como as cantarias existentes, os elementos decorativos, característicos no contexto construído.
Estruturalmente, com a transformação dos espaços interiores, prevê-se a necessidade de uma nova estrutura no piso de sótão, para acomodar a nova escada interior e a nova disposição de espaços que será objeto de caracterização no projeto de estabilidade a submeter em licenciamento.
PLANO DE URBANIZAÇÃO DO NÚCLEO HISTÓRICO DO BAIRRO ALTO E BICA
O imóvel insere-se no conjunto classificado o Bairro Alto e segundo o plano de urbanização em vigor a reabilitação do edifício Bairro Alto integra a área histórica habitacional I. Na presente intervenção, prevê-se a ampliação do piso existente em sótão, considerando-se que não prejudica a identidade do edifício e ficam salvaguardados os valores patrimoniais do imóvel e do conjunto. Por outro lado, a intervenção prevê a preservação e conservação de elementos arquitetónicos / patrimoniais / decorativos vegetalistas, sendo elementos decorativos de valor, nomeadamente os que integram o coroamento da platibanda do edifício, assim como os cunhais, frisos, cantarias, guarda-corpo existentes – que caracterizam o imóvel e o conjunto em que se inserem.
TEM UM EDIFÍCIO DEVOLUTO OU A NECESSITAR DE REABILITAÇÃO?
FALE COM A SPACELOVERS.