MORADIA ESTORIL, CASCAIS

A moradia Estoril é a materialização de um desafio apresentado à equipa da spacelovers por um Cliente Particular.
A ideia de um volume simples em forte relação com o espaço de lazer da piscina foi o mote principal.
Num programa base descomplicado, conta com 3 quartos, cozinha, zona de estar, piscina e garagem, a moradia Estoril, Cascais, foi a projetada de forma despojada e com uma grande articulação e fluidez entre os espaços.

ARRANJOS EXTERIORES

O prolongamento dos conceitos para os arranjos exteriores foi natural. A forma de implantação do edifício e a estrutura de circulação passa muito pela vivência intrínseca com o exterior. Os jogos de volumes e vazios promove a criação de pátios onde convivem os 2 pisos e são expressões exteriores que se revestem de extrema importância para o projeto, por um lado porque são poços de luz, por outro por que polvilham a geometria de relação interior/exterior.

A pedra de ardósia adotada como material de textura imprime este sentido mais terra, onde o contraste com a construção branca assumem um corte vibrante. A vegetação, cuidadosamente selecionada pelo arquiteto paisagista, imprime tons terra e outonais a esta envolvente.

 

CONCEITO DOS MATERIAIS

A moradia Estoril, em termos de materiais, é também muito simples. A caixa superior, branca, em reboco pintado, apresenta uma grande transparência em dual-aspect, através dos grandes envidraçados laterais. Na frente exposta, onde existe um varandim, a casa "veste-se" com painéis de ripados de madeira, o que lhe confere privacidade, sempre que desejada.

O volume térreo e semi-enterrado é todo revestido a pedra de ardósia negra, aplicada ao cutelo, o que corresponde a um volume de embasamento negro e que cria uma matéria na moradia Estoril, com presença silenciosa. Material que transborda o limite do volume e reveste o pavimento de entrada automóvel. A cobertura é ténue e muito clean, em chapa quinada zincada.

 

ARQUITETURA DE INTERIORES

O interior foi desenhado de forma linear dando primazia à circulação interior e espelhando o cuidado e refinamento do detalhe de pormenor. Os materiais escolhidos para os interiores são muito sóbrios e estão utilizados em toda a casa de forma a criar a maior unicidade à moradia Estoril. O poder da linguagem espacial e de materiais escolhe ser o fio condutor do percurso do exercício deste projeto, corroborando conceito inicial de um projeto informal e intimista.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PARA O SEU PROJETO.