PROJETO MORADIA AROEIRA

O projeto moradia Aroeira integra um lote de 1600 m2. O projeto de arquitetura foi um excelente exercício de separação perfeita entre o espaço público, de uso social e de convívio, do espaço privado, fechado no seu contexto vivencial.

Simultaneamente a integração num lugar tão intensamente natural e verde, povoado pelos milhares de pinheiros característicos da Herdade da Aroeira, cria-se uma envolvência única que combina com a vontade de estabelecer uma regra de implantação nesta moradia da Aroeira, com forte relação espacial com a suspensão de um corpo balançado.

As casas da Herdade da Aroeira caracterizam-se por criar momentos de arquitetura diferenciada, onde neste programa a Cliente espelhou desejar um espaço funcional que enaltecesse o espaço exterior como prolongamento da habitação.

Naturalmente que os mundos (privado e social) convivem neste projeto de moradia Aroeira, mas a busca de uma segregação da compartimentação e, sobretudo da circulação intuitiva dos núcleos, ficou delineada pelos níveis.

A ideia de projeto para a moradia Aroeira em implantação térrea entrou na discussão projetual, pois dessa forma garantia-se maior silêncio na massa construída, contudo a implantação desfavorecia o sentido de privacidade dos quartos. A comunhão dos blocos de materialidade distinta corroboram a linguagem funcional, mas também transportam o sentido de conjunto fragmentado dando à moradia Aroeira uma quebra na edificação tornando-a mais leve.

Moradia-Aroeira Moradia-moderna-Aroeira Moradia-Aroeira-arquitetura.moderna Moradia-Aroeira-arquitectura-moderna Moradia-Aroeira-arquitetura Moradia-Aroeira-Linhas-Direitas Moradia-Aroeira-arquitectura Moradia-Aroeira-Golf

DESENHO DA MORADIA NA AROEIRA PRIVILEGIA O ESPAÇO EXTERIOR

A moradia Aroeira abre-se para o núcleo de convívio central e o corpo privado (2 suítes e 2 quartos e uma instalação sanitária) surge suspenso, branco, balançado sobre um volume de embasamento (cozinha, salas, escritório/quarto e casa de banho) em betão aparente, com aspeto "raw", que suporta a leveza do bloco do piso superior.

A vontade de estabelecer uma continuidade visual com a envolvente está presente nas áreas envidraçadas das fachadas, que deitam para o espaço exterior com a piscina.

A circulação neste projeto de casa da aroeira é um compromisso ao nada., isto é, os espaços de circulação fundem-se com áreas habitáveis e garantem ser um espaço de qualidade que convidam à experiência e permanência.

Do hall de entrada o espaço social é uno, um todo aberto sem esconderijos. A moradia Aroeira beneficia da simplicidade e linearidade dos corpos e a circulação em espaço público é imediata. A escada interior, que nos leva ao piso de cima dos quartos, interrompe-se de imediato provocando curiosidade. Daqui acedemos ainda a um piso inferior enterrado, com espaço dedicado a arrumos.

MATERIALIDADES EXTERIORES

A moradia Aroeira goza de 2 materiais distintos no envelope exterior das fachadas, que distingue também as funções dos espaços interiores da habitação.

Se por um lado, o betão aparente com isolamento pelo interior, por outro, as fachadas rebocadas, em sistema ETIC's com o isolamento pelo exterior, e bloco térmico dos panos de paredes exteriores.

A discussão de novos revestimentos e outras alternativas dissiparam-se no desenvolvimento e pormenorização do mesmo, para responder à natureza do lugar e conceito de integração.

PISCINA — MORADIA AROEIRA

A piscina surge como um elemento integrador dos vários volumes construídos. Pertence à implantação da casa como definição de espaço exterior e confere à moradia Aroeira uma singularidade provida de edificação por cima do pano de água. É ainda a paragem obrigatória na fruição do exterior e agrega o convívio exterior na casa.

VAMOS INICIAR O SEU PROJETO DE LICENCIAMENTO OU COMUNICAÇÃO PRÉVIA.