MORADIA ALCABIDECHE, CASCAIS - PROJETO
O projeto de construção de moradia em Alcabideche, em Cascais, tendo o requerente optado pelo procedimento de licenciamento de obras de construção (antes de DL10/2024), e compreende a edificação de uma habitação de tipologia T4 que se desenvolve em 3 pisos, sendo o piso em cave, destinado exclusivamente o estacionamento (com 2 lugares de estacionamento automóvel no interior) e os dois pisos acima da cota de soleira destinados à habitação.
ALCABIDECHE, CASCAIS: O REFÚGIO PERFEITO PARA UMA MORADIA
Este projeto é mais do que uma construção; é a realização de um sonho em Alcabideche. Cada detalhe, desde a integração urbana até a escolha dos materiais, foi cuidadosamente planeado para criar um refúgio que não é apenas uma casa, mas um verdadeiro lar que privilegia a beleza de Cascais. Este é o começo de uma jornada emocionante rumo à construção de Moradia Alcabideche.
LOCALIZAÇÃO E TOPOGRAFIA DO TERRENO ALCABIDECHE
O levantamento topográfico destaca a presença de um desaterro, cuja implementação busca respeitar as cotas naturais do terreno, harmonizando-se com lotes e construções futuras. O muro de delimitação com a via pública está alinhado ao estipulado no alvará de loteamento, incluindo um bloco maciço para armários técnicos e infraestruturas e o recetáculo postal e intercomunicador/campainha.
ASPETOS ARQUITETÓNICOS - VOLUMETRIA
A moradia apresenta uma disposição equilibrada dos volumes, com destaque para a frente voltada para o arruamento. A sombra variante ao longo do dia cria dinâmica na massa construída. A presença de um pátio exterior proporciona privacidade à cozinha, contribuindo para um espaço de lazer mais reservado.
Na zona frontal, a edificação assume homogeneidade visual com volumes brancos, destacando-se a entrada em madeira. Na parte posterior, volumes de caixa/moldura delimitam as varandas do quarto suite. O piso térreo incorpora um volume de "caixa" que estende o espaço social para um desfrutar exterior coberto.
SISTEMA CONSTRUTIVO E INTEGRAÇÃO URBANA
O projeto da moradia Alcabideche adota um sistema construtivo em estrutura de betão armado, com paredes de alvenaria de pano duplo e isolamento térmico. O acabamento exterior das fachadas é de reboco pintado, fazendo a camada final do sistema ETICS.
A integração arquitetónica privilegia linhas simples, equilíbrio entre cheios e vazios, com destaque para a relação entre massa construída e vãos. A proposta de construção nova de moradia Alcabideche procura uma linguagem arquitetónica que se harmonize com o ambiente.
ESTACIONAMENTO E ACESSOS DA MORADIA ALCABIDECHE
O projeto do nosso atelier de arquitetura contempla um piso em cave destinado exclusivamente ao estacionamento, com dois lugares privativos (2,5x5m cada), atendendo ao regulamento municipal. A área de superfície de pavimento total é de 159,88 m2.
O acesso automóvel, de portão deslizante, foi planeado pelo interior do lote, exigindo um afastamento cuidadoso do acesso pedonal para garantir harmonia visual. O objetivo é manter a leitura de muro de arruamento conforme o alvará de loteamento.
ELEMENTOS E EQUIPAMENTOS
O estendal é sempre um elemento secundário, mas obrigatório integrar nos projetos de arquitetura. Aqui no projeto de morada de Alcabideche, está previsto em projeto a localização de estendal exterior, destacado da fachada, junto à zona de cozinha / tratamento de roupas, não sendo visível da via pública.
Os equipamentos de ar condicionado serão localizados na cobertura (do lado tardoz da moradia), em local totalmente oculto da via pública, prevendo ainda o escoamento dos esgotos de condensados dos equipamentos de ar condicionado, com ligação à rede de escoamento de águas residuais, a contemplar em projeto de especialidades.
Está previsto no presente projeto de arquitetura a introdução de painéis solares na cobertura, sendo que a sua quantidade e dimensionamento será objeto de projeto da especialidade (térmica), sendo considerado o seu posicionamento mais para tardoz, e em plano o mais horizontal possível, dentro das limitações dos equipamentos, com o depósito oculto, para evitar o seu impacto da via pública.
MATERIAIS EXTERIORES E DOS INTERIORES DE MORADIA ALCABIDECHE
Materiais Exteriores
Fachadas em reboco branco.
Muros de delimitação em reboco branco.
Porta de entrada em madeira maciça envernizada.
Caixilharias em alumínio lacado a cinza.
Estores exteriores em lâminas de alumínio lacadas a cinza escuro.
Guarda-corpos em ferro tratado, pintados de branco.
Materiais Genéricos do Interior
Revestimentos de instalações sanitárias, cozinha e zona de tratamento de roupas em mosaicos cerâmicos e/ou pedra natural.
Pavimentos de circulação e zonas sociais em betonilha afagada, quartos em pavimentos de madeira.
Paredes internas em gesso cartonado ou estuque, com acabamento de pintura.
VAMOS TRABALHAR NO SEU PROJETO DE MORADIA? ESTAMOS À SUA ESPERA.