REMODELAÇÃO DE APARTAMENTO ESTORIL, CASCAIS

A remodelação de apartamento Estoril foi um projeto de transformação e reformulação total dos espaços, com detalhes contemporâneos e com uma mistura de brancos, casca de ovo e com a forte relação com a madeira exótica, mais escura de sucupira.

Esta intervenção assumiu ainda um exercício de projeto intrínseco com a melhoria de performance energética desta fração de habitação. A busca de que a remodelação de apartamento Estoril mudasse o grau de consumo energético passou pela estratégia de incluir piso radiante, incluir isolamentos térmicos para eliminar pontes térmicas, a escolha de janelas eficientes e com dispositivos de proteção solar eficazes.

 

O PROJETO DE REMODELAÇÃO

O projeto de arquitetura de interiores para a remodelação do apartamento Estoril foi estruturante para o planeamento da obra, sendo que o diálogo com os Clientes e o processo colaborativo que se estabeleceu foi um importante passo para atingir os objetivos e necessidades para a sua futura vivência no apartamento. A constante comunicação e partilha com o empreiteiro foi também uma forma de trabalho consistente, para que eventuais situações de obra estivessem em consonância com o conceito de projeto.

Remodelação de apartamento no Estoril. Foto da obra de remodelação..
Remodelação de apartamento no Estoril. Foto em obra.
Remodelação de apartamento no Estoril. Foto da obra de remodelação..

REMODELAÇÃO DE COZINHA

Uma mistura de brancos no backsplash e armários e cores contrastantes nas bancadas e pavimento, com apontamentos de cobre, quer nos eletrodomésticos, quer nos eletrodomésticos e puxadores de armários da cozinha para a península sentada e incluindo os pendentes foi uma ótima maneira de definir as diferentes áreas do espaço aberto e ainda ser interativo. A cozinha foi projetada para ser funcional e divertida, introduzindo um “galley layout” que consiste na disposição em duas linhas paralelas onde se localizam as bancadas e os armários.

A remodelação da cozinha compreendeu uma zona de lavandaria bastante condensada, segregada da cozinha, num espaço afastado onde se localiza também o esquentador. Passa a ser um espaço de serviço, onde o acesso é limitado.

COZINHA GALLEY

Em remodelações de imóveis muitas vezes somos questionados acerca dos vários layouts de cozinhas. Deixamos então as vantagens de uma cozinha galley (cozinha-corredor) passam por:

— um design de cozinha funcional que permite alcançar todas as áreas da cozinha com uma distância mínima;

— facilita o triângulo de trabalho básico, com o posicionamento de cuba/placa, o forno e frigorífico. Como o triângulo de trabalho é compacto de uma cozinha tipo galley, esta configuração de design facilita a preparação de alimentos, pois não precisa se movimentar muito.

— a posição dos eletrodomésticos e o espaço de armazenamento é facilitada, pois fica integrada nas linhas de bancada em zonas mais periféricas para libertar as bancadas;

— abundância de espaço de bancada, pois em linha fica bastante espaço disponível, não se perdendo área de bancada em cantos;

— pleno uso do espaço vertical usando armários de parede, estantes/prateleiras para criar mais espaço de armazenamento, não tornando o espaço demasiado cheio;

— fácil acesso às várias zonas da cozinha, facilita também a sua limpeza.

Como desvantagens da cozinha galley, salientamos:

— este layout normalmente não agrega zona de refeições, como é o caso desta cozinha, sendo o espaço de refeições assumido por uma mesa independente;

— se as bancadas não estiverem afastadas o suficiente poderá dificultar a circulação na cozinha. Nesta cozinha está garantido um afastamento superior a 1.30 m, permitindo perfeitamente duas pessoas atravessarem o mesmo ponto (pois a distância estabelecida é superior à referência de duas unidades de passagem);

— este layout é escolhido para cozinhas independentes de cozinhas em open space com salas, pois a construção e corredor não de adapta a espaços mais abertos, pois a própria configuração cria limites de espaço definidos;

— a criação de duas linhas duplica bancadas e backsplashes podendo mesmo ser mais dispendioso, pois são normalmente cozinhas de grandes dimensões que integram esta configuração.

Remodelação de apartamento no Estoril. 3D da cozinha com bancada de pavimento em Dekton Laurent
Remodelação de apartamento no Estoril. Paleta / conjugação de materiais para a cozinha
Remodelação de apartamento no Estoril. 3D da casa de banho suite com revestimentos de cobre

MATERIAIS DA COZINHA

Para os móveis de cozinha foi selecionada a lacagem branco mate, com apontamentos de folha de cobre aplicados nas “shadow gaps” para os sotados de abertura de portas e gavetas.

Como bancadas e pavimento optou-se por uma placa escura de dekton. O backsplash como continuação dos móveis surge em silestone branco.

VARANDA COMO PROLONGAMENTO DA SALA

A varanda que deita para a sala foi um espaço trabalhado como se fosse uma sala exterior, havendo o requisito de ser visualmente um prolongamento deste espaço social. Nos dias quentes provoca um convite inato ao apresentar uma vista panorâmica e, pela atração da luz natural que traz para o interior do apartamento. A remodelação de apartamento Estoril teve ainda como objetivo a requalificação deste espaço exterior que traz uma mais-valia à habitação.

MARCENARIA INTEGRADA E EMBUTIDA

Na remodelação de apartamento Estoril — projeto e obra, o detalhe foi debatido à exaustão. A convicção forte dos Clientes de que a carpintaria integrada é uma necessidade fundamental para dar a resposta de unidade ao projeto, e ser sempre por o fio condutor e, ainda, providenciar as necessidades de arrumação diversa, sejam roupas, despensa, entre outros.

As carpintarias e a marcenaria de pormenor entregam uma sofisticação que se ambiciona para este tipo de remodelações de apartamento, onde se que adiciona o detalhe necessário para a qualidade espacial que se procura e ambiciona. Assim, as carpintarias ganham uma preponderância extrema que revelam um sentido de integração e pertença próprios ao apartamento.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PARA O SEU APARTAMENTO.