REMODELAÇÃO DE APARTAMENTO ALFAMA

A remodelação de apartamento em Alfama, é relativo à obra de alteração interior que o Cliente pretendeu efetuar, incluindo na intervenção a ampliação da área de sala, absorvendo assim a área do quarto 4 (o menor quarto da habitação), considerando para tal a demolição da parede interior de separação entre os compartimentos. Igualmente ampliou visualmente a cozinha e demolir o troço de parede interior existente no espaço, e assim criar uma península no layout da cozinha, assim como possibilitar a luz e a ventilação mais efetiva no espaço de cozinha.

ELEMENTOS DE INTERESSE PATRIMONIAL A PRESERVAR

No interior da fração, como elementos de interesse a e preservar na sua totalidade, destacamos as carpintarias, a porta de entrada no apartamento, a guarnição dos vãos de portas e janelas, e também os tetos de estuque com elementos decorativos florais, a chaminé com moldura em pedra na cozinha.

A remodelação de apartamento Alfama visou a recuperação dos elementos e linguagem originais permitiu potenciar as qualidades construtivas pré-existentes deste imóvel em Alfama.

Nesta remodelação de apartamento Alfama são mantidos o pavimento de madeira original, as guarnições dos vãos e os tetos e frisos decorativos das paredes e tetos.

A necessidade de ter uma sala maior e de trazer amplitude visual e a luz natural para a cozinha foram as motivações do Dono de obra para a realização desta intervenção. No que respeita, às intervenções da cozinha, fruto da criação de uma península, prevê-se a atualização dos armários e das bancadas com o reposicionamento do forno na unidade alta no canto, a substituição da placa de gás por uma placa de indução, a atualização do modelo de cuba/lava-loiças, optando por mais atual.

Remodelação de Apartamento Alfama
Remodelação de Apartamento Alfama
Remodelação de Apartamento Alfama
Remodelação de Apartamento Alfama
Remodelação de Apartamento Alfama
Remodelação de Apartamento Alfama
Remodelação de Apartamento Alfama
Remodelação de Apartamento Alfama

ESTUDO DE VULNERABILIDADE SÍSMICA E ESTRUTURA

O edifício de construção pós-pombalina, apresenta paredes perimetrais estruturais em alvenaria, paredes estruturais interiores de frontal e parede de compartimentação em tabique e pisos com vigamento estrutural em madeira e pavimento em soalho com tábuas de madeira corrida.

Após a análise da equipa projetista de Estabilidade, concluiu-se, conforme projeto de estabilidade e estudo de vulnerabilidade sísmica, que as paredes interiores que se pretendem demolir são paredes de tabique com função de compartimentação.

Pela análise do existente, foi verificada a necessidade de executar viga de madeira no alinhamento do restante vigamento do piso superior, caso não se verifique a sua existência aquando da intervenção / demolição em obra – expresso nos desenhos de estabilidade.

Como conclusão dos resultados obtidos, na avaliação estrutural, a fração como o edifício onde esta se insere, não carecem de reforços globais à estrutura existente face à ação sísmica e desta forma se procederam os trabalhos de construção civil.

DEMOLIÇÕES E ESPAÇOS UNIFICADOS

As referências às paredes demolidas permanecem na remodelação de apartamento Alfama com uma intenção de amplitude espacial, sugerindo-se com uma adequabilidade temporal e de resposta à contemporaneidade que privilegia o espaço amplo em detrimento da compartimentação.

Remodelação de Apartamento em Alfama, em edifício junto à Sé de Lisboa.
Remodelação de Apartamento em Alfama. Vista de um dos quartos do apartamento remodelado.
Remodelação de Apartamento em Alfama. Sala já com parede demolida e chão com primeira demão de verniz.
Remodelação de Apartamento em Alfama. Sala já com parede de tabique no processo de demolição.
Remodelação de Apartamento em Alfama. Sala já com parede demolida, mas ainda com escoras de reforço temporário.
Remodelação de Apartamento em Alfama. Demolição de parede de tabique, com escoras para boa execução da obra.
Remodelação de Apartamento em Alfama. Florão de tetos decorado e recuperado com a remodelação.
Remodelação de Apartamento em Alfama. Florão de centro de teto em gesso. Decoração recuperada com a remodelação.
Remodelação de Apartamento em Alfama. Tetos decorados e recuperados com a remodelação.
Remodelação de Apartamento em Alfama. Florão de canto de teto decorado e recuperado com a remodelação.
Remodelação de Apartamento em Alfama. Parede de tabique em processo de demolição.

ESPECIALIDADES

Pela natureza da intervenção, foi opção dos projetistas e do Cliente, fazer a submissão de pedido de licenciamento com o projeto de arquitetura em conjunto com as especialidades. Assim, a remodelação do apartamento Alfama, permitiu coordenar-se e fundamentar-se entre as disciplinas que compõem um projeto, dando também uma leitura integrada do que era a intervenção proposta para a equipa de apreciação, fomentando assim maior clareza dos pressupostos da proposta e permitir uma análise conjunta e integrada e mais célere.

NOVOS ELEMENTOS A INTRODUZIR NA REMODELAÇÃO DE APARTAMENTO

Os novos elementos a integrar no interior dos espaços, como sejam os roupeiros nos quartos e a nova estante na sala, serão em madeira pintada de branco, por forma a integrarem-se nos espaços. A remodelação de apartamento Alfama, prevê-se que a estante seja embebida nas guarnições e frisos existentes na sala.

E é da relação de diálogo permanente das pré-existências com os novos elementos, agora planeados e projetados, que resulta a criação de momentos temporais distintos que se agregam num ambiente funcional e desafiante.

A remodelação de apartamento em Alfama previu a preservação de todos os elementos de carpintaria integrada, como sejam as portadas, os frisos e molduras dos vãos, as guarnições e portas para garantir uma homogeneidade e salvaguarda de linguagem e carácter arquitetónico.

Tem uma casa para remodelar? Veja os nossos Projetos e Obras.
Contacte-nos para iniciarmos o seu projeto.

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PARA O SEU APARTAMENTO.