Os 3 elementos definidores de cozinhas vintage

Cozinha vintage

As cozinhas vintage têm um estilo muito definido que nos reporta para elementos intemporais. A decoração interior raw e industrial está associada a esta linguagem própria. Muitas remodelações de cozinhas procuram esse estilo.

A simplicidade e o ambiente clean contemporâneo afigura-se para muitos, como demasiado purista e monótono.

A linguagem decorativa do estilo vintage aproxima a funcionalidade e a praticidade de uma cozinha.

São por vezes elementos densos, impositivos por cores vivas, ou pelo aspecto manual e inacabado ou mesmo por questões formais que nos reportam para designs de época.

 

Cozinha Vintage

1- Patterns - Padrões geométricos

A utilização de backsplash de cozinha com motivos geométricos é amplamente um conceito identificador das cozinhas vintage e industriais.

A paleta de cores não se esgota na cozinha branca e cozinha preta, as cozinhas vintage, explorarm as cores vivas e arrojadas, muitas vezes em azulejos vidrados, biselados ou não, ou mesmo através dos padrões geométricos, disponíveis por exemplo para além de azulejos, em mosaicos hidraúlicos, que várias marcas fizeram renascer no mercado de revestimentos e pavimentos.

A procura por estes materiais é muito elevada, sobretudo em remodelações interiores.

O charme industrial e o glamour da fusão do contemporâneo com elementos vintage são motes fundamentais na decoração de cozinhas vintage.

Cozinha Vintage com ilha

2- Ilhas móveis

Em cozinhas vintage, extremamente práticas e funcionais, a arrumação sempre foi um ponto importante de acesso. É frequente encontrar móveis com rodas que nestes espaços, pois permitem a versatilidade na finalidade, como seja para armazenamento de utensílios, servem para preparação de alimentos ou mesmo como balcão de refeição rápida.

Ao incorporar uma ilha móvel com rodas em cozinhas vintage ganha-se, de uma maneira simples, um layout dinâmico e adaptável às necessidades do dia-a-dia.

Bancadas com rodas em estrutura metálica com tampos em madeira ou mesmo com tampos em inox, são excelentes contributos para a disposição da sua cozinha vintage. Também por vezes pode ajudar ter um carrinho de cozinha, veja este exemplo no IKEA, contudo este serve mais como a Coffee Station ou mesmo o ponto do chá. Existem outras opções disponíveis como o “butcher-block”, pode explorar aqui.

As ilhas móveis são estruturas mais robustas e definidoras do espaço, onde se enquadram naturalmente nas cozinhas vintage. Podem ser compostas por prateleiras, onde se apresentam como o espaço expositivo para os utensílios de cozinha privilegiados, ou mesmo para pequenos electrodomésticos de uso frequente. Ou podem ter portas opacas, ou em vidro, protegendo assim os equipamentos.

Estas unidades móveis, podem também servir para refeições. Numa cozinha pequena podem ser uma solução eficaz, onde a colocação de uma mesa pode ser demasiado difícil devido à área útil disponível. Assim, a ilha móvel, assumindo a função de 2 em 1, auxilia na preparação dos alimentos e transforma-se em mesa de refeição. Até pode ser bastante útil em cozinhas maiores, onde ocasionalmente pode ser necessária uma mesa extra, e está sempre ali disponível, no dia-a-dia apoia nas tarefas de confeção como bancada adicional.

 

cozinha vintage branca

3- Electrodomésticos

As cozinhas completas são certamente equipadas com electrodomésticos. Se atualmente se busca o equipamento de encastre para ocultar o design confuso das máquinas de lavar e até do próprio frigorífico, nas cozinhas vintage, os equipamentos de livre instalação são mais adequados.

Lembre-se que a funcionalidade é o conceito chave das cozinhas vintage.

Concordamos que em termos de simplicidade os eletrodomésticos embutidos proporcionam essas características, mas os de livre instalação acabam por ser mais práticos.

O design em si, pode obviamente aproximar-se das linhas mais antigas, como, por exemplo, a série da smeg Anni’50 retrosstyle, onde com a tecnologia contemporânea recriaram as formas dos equipamentos de época.

Fotos: unsplash.com e pexels.com

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO PREENCHENDO O FORMULÁRIO EM BAIXO.